novembro 08, 2015

Xiiii... esqueceram de pôr o fermento !

Sabe aquele bolo americano chamado Brownie , aquele um que dizem que , na verdade, o bolo saiu daquele jeito porque o confeiteiro esqueceu de colocar fermento na massa ?

O bolo foi criado nos Estados Unidos mas, ele não é importado , então por que aqui é tão caro?
Nós aqui em casa gostamos muito desse bolo mas, cada vez que compramos, sempre nos lamentamos do preço. Um pedaço de 100 gramas. custa em torno de 6 / 10 reais, dependendo dos ingredientes extras colocados na receita o preço sobe ... mas, para que serve 100 gramas de bolo ?
Não dá nem para começar !

Esse final de semana decidimos fazê-lo em casa,  pois eu sabia que não era um bolo realmente caro para se fabricar. Peguei uma receita  , pesquisei em uma página de culinária dos Estados Unidos mesmo, portanto original e, fiz tudo como a orientação da massa básica do bolo. 
Decidimos fazer duas receitas mas, por conta, acrescentei nozes à uma delas e, cerejas à outra.

Ficou muito bom e, achei que estava muito parecido com o que eu costumo comprar pronto, sendo assim, atingi meu objetivo.
Se voce também gosta de brownie e também acha o bolo super faturado, vai aqui a receita que usei e, te garanto não foi caro , muitas das coisas a gente tem em casa e usa no dia à dia !


Para a massa:
* 1/2 xícara ( das de chá ) de manteiga - ou margarina
* 1/2 xícara ( das de chá ) de farinha de trigo
* 1/3 de xícara ( das de chá ) de chocolate em pó ( não açucarado, então usei o do Padre - Nestlé )
* 1 xícara ( das de chá ) de açúcar 
* 2 ovos
* 1 colher ( das de chá ) de essência de baunilha
* 1/4 de colher ( das de chá ) de sal
* 1/4 de colher ( das de chá ) de fermento em pó

Derreta a manteiga e, em uma tigela misture ( à mão mesmo ) com os ovos, a farinha, o açúcar, a baunilha, o sal e o chocolate. Não tem segredo , bolo é tudo igual, tem que misturar bem depois de cada adição , por último acrescente o fermento em pó. Leve para assar em forma untada , forno pré aquecido, por 30 / 35 minutos à temperatura de 175° C.

Para cobertura :

* 3 colheres ( das de sopa ) de manteiga - ou margarina , temperatura ambiente
* 3 colheres ( das de sopa ) de chocolate em pó ( não açucarado, então usei o do Padre- Nestlé )
* 1 colher (das de sopa ) de mel
* 1 xícara ( das de chá ) de açúcar de confeiteiro 

Aqui é simples, apenas misturar todos os ingredientes , mexendo até ficar cremoso, não vai ao fogo ... depois que o bolo assar e, ainda quente, despeje essa mistura como cobertura, assim que ele esfriar é só comer !


Essa é a receita base, como eu mencionei, optei por acrescentar nozes  e cerejas, nesse caso, coloquei esses ingredientes picados, diretamente na massa, antes de ir ao forno.
Pelo valor de 300 gramas do bolo pronto, eu fiz duas receitas , o que me rendeu pelo menos 2 quilos de bolo delícia ( e sem mistério ) de brownie !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails