novembro 09, 2015

I Jogos Mundiais Indígenas

Muitos dos lugares desse planeta, ainda que em minoria, são habitados por índios.
Sim, índios de verdade !

O Brasil tem muitas tribos. Ainda que hoje em dia, são raras as que não tem nenhum contato com os homens de outras etnias, mas eu sei que existe, nas profundezas da floresta Amazônica. 
Em compensação, a maioria, vive como a gente, tem seus empregos, seus estudos e, sua internet, seus contatos no exterior, etc. Mesmo que voce nunca tenha visto um índio de verdade, eles estão lá fora, lutando pela vida do jeito que ela é hoje, assim como nós.

E, assim como nós, eles também tem seus jogos olímpicos.
Em 2016, no Rio de Janeiro , os próximos jogos Olímpicos reunirá em um mesmo local, atletas do mundo todo. Não foi diferente com a comunidade indígena,  o Brasil foi sede dos Primeiros * Jogos Mundiais Indígenas . UAU !



Com várias modalidades esportivas, e atletas de várias tribos do mundo todo, os jogos foram um acontecimento. Muito interessante e digo, impressionante ver aqueles homens e mulheres com suas pinturas e costumes. Sensacional !
Uma pena que a mídia não fez uma cobertura maior sobre o evento, de qualquer forma, alguma coisa foi mostrada nos canais de TV de esporte.


Ao menos 30 diferentes etnias do Brasil estavam participando dos jogos, e também, etnias da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Etiópia, Finlândia, Filipinas,  Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia e Uruguai. Povos indígenas do mundo todo !

* Há versão em Espanhol e Inglês no site oficial dos jogos - I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas


Dizem que participaram dos jogos, 1800 atletas, sendo 1.100 índios Brasileiros e 700 de outras etnias dos demais países. 
Uma curiosidade, todas as canoas usadas pelos atletas dos esportes aquáticos foram fabricadas com tronco de árvore da madeira de cedro-arana, com selo verde certificado pelo IBAMA. Ou seja, dentro das normas de sustentabilidade, critério e procedimento. 
Outra curiosidade , além dos jogos que, foram muitas as modalidades , durante o evento, houve um concurso de Miss Indígena. Muita coisa aconteceu por lá !!
E, para encerrar essa publicação, a coisa mais diferente que eu já vi, o futebol indígena, chamado Xikunahati , onde os jogadores levam a bola não com os pés mas, com a cabeça!
Puxa vida, haja preparo físico e vontade de fazer gol ! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails