outubro 28, 2015

Halloween - origem

Oi minha gente, o Halloween esta chegando !
E, eu sou dessas pessoas que, fanática pela festividade, não deixo de aproveitar a festa.
Mesmo que eu não vá à festa nenhuma, eu aproveito ... faço minha festa em casa, comemoro de alguma forma e claro, sempre tem doces e travessuras ! ;)

Muita gente não sabe como surgiu essa festa que, originalmente, era comemorada pelos povos de língua Inglesa mas, cuja tradição se espalhou pelo mundo e , hoje ela é uma festa vivenciada em vários países, inclusive no Brasil.

*Desde a Antiguidade,  várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da festa de todos os santos e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All Hallow's Eve", que significa a véspera de todos os santos.
Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o " Halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.
Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.*
Os Irlandeses que migraram para  a Estados Unidos da America, foram os responsáveis por levar a tradição do Halloween para aquele País e, lá foi onde tudo tomou forma como conhecemos hoje. Por aqui, as escolas de língua Inglesa trataram de disseminar a tradição. Não é nosso mas, convenhamos, brasileiro adora festa e com fantasia então... daí para cair no gosto da criançada e dos marmanjos , fica fácil !

Depois, tudo virou uma grande brincadeira,e é ai que a diversão começa !
Então, se voce nunca foi a uma festa onde as comidas e bebidas  podem te assustar mas,  tudo vira uma grande festa de fantasias e alegria, voce não sabe o que esta perdendo!
Eu simplesmente amo e, digo mais: corre porque a festa dos monstros vai começar!






* Rainer Sousa ( mestre em história )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails