setembro 21, 2015

Mandioca Maravilha

E, voltamos ao normal aqui no bloguinho da Tin. 
Nas últimas 11 publicações, voce pôde ver alguns textos que, eu estava mesmo querendo escrever há algum tempo. Na verdade, nada de tão revelador para voce Brasileiro mas, com certeza, um tanto explicativo para meus amigos estrangeiros que, por aqui passam e, de certa forma, não tem muito conhecimento sobre nós.
É claro que, curiosidade todo mundo tem e, entre muita coisa que eu já li por ai, textos esses que os estrangeiros escrevem sobre nós em seus blogues ou em redes sociais, algumas coisas  realmente me incomodam, não os fatos verdadeiros mas os exageros sobre os fatos verdadeiros, nem tudo é tão grande e tão ruim assim ... exceto , é claro, os fatos referidos em falta de educação de chegar atrasado e deixar as pessoas esperando e, a capacidade de muitos de nós em fazer sujeira e não respeitar os lugares comuns .
Coisas em  que o brasileiro tem que evoluir ainda para se tornar um cidadão do mundo ...

Mas, como diz a canção : Eu moro num país tropical, abençoado por Deus !
Aquele desejo do fundo do coração que, aqui , um dia, se torne tão perfeito quanto os mais lindos sonhos. 

Enquanto isso, eu continuo naquele projeto pessoal de perder alguns quilos adquiridos por puro descuido. Tenho me esforçado muito para me alimentar bem, não fugir muito do que gosto e costumo comer e ainda voltar ao meu peso ideal sem passar fome.
De mau humor eu até fico...rs , acho que por falta de um docinho ou chocolate ao dia mas, fome não !

O jeito certo de fazer isso, ou seja tenho me alimentado com coisas de baixa caloria em pequenas porções  em intervalos de cada 3 ou 4 horas. Como eu não consumo carne, a coisa complica um pouco porque, quando dá 2 horas minha barriga já começa a pedir comida ...

A saída foi a mandioca !!
Mas a mandioca é muito interessante. Vou explicar por quê.
No meu tempo de atleta ( sim, já fui atleta) para potencializar o treino, usava me  alimentar no mesmo ritmo de intervalo de 3 horas e, um dos alimentos consumidos era batata cozida. A batata cozida , por exemplo,  tem aproximadamente 52 calorias por porção de 100 gramas. Ela tem carboidratos que se transformam em energia no organismo , por isso o consumo.

via
Já a mandioca tem aproximadamente 125 calorias pela mesma quantidade mas, a vantagem sobre a batata é, que a mandioca é rica em fibras o que faz com que esse carboidrato se transforme em energia mais lentamente e isso, deixa seu organismo saciado por mais tempo. Ela tem também muitas vitaminas, cálcio, proteínas,  não tem glúten , pode ser consumida por diabéticos e  custa pouco.  Olha ai, para quem  como eu , gosta de mandioca ótimas razões para o consumo mas, vale lembrar, só pode cozida ou assada para esse propósito. 
E, um dado histórico , a mandioca é um tubérculo Brasileiro que se espalhou por outras nações pelas mãos dos portugueses que aqui vieram na época da colonização.
YES, nós temos bananas e também mandiocas !

via
Em  3 semanas, perdi apenas 1 quilo dos 4 que adquiri mas, eu ainda como pizza nos finais de semana e não deixo de comer meu chocolate. Lógico que os resultados seriam melhores se eu estivesse me exercitando mas, ainda não encontrei ânimo para desenvolver um programa de exercícios . De qualquer forma, enquanto não deixo essa vida sedentária de lado, o importante é eliminar o que esta sobrando e, tenho feito substituições interessantes no meu cardápio, a mandioca foi uma delas. ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails