setembro 15, 2015

11- sindrome do canguru

Não estou me referindo aos cangurus Australianos , estou me referindo a nós, Brasileiros.

Eles, os estrangeiros, não sabem mas, essa mania que nós temos de viver na casa de nossos pais até bem tarde  tem nome: Síndrome do Canguru. 
É assim que os psicanalistas e psicólogos nos 'catalogam' : geração canguru .
Mas, sempre fomos desse jeito , praticamente nós só saimos de casa quando vamos casar. 
E isso,  muitos dos estrangeiros comentam ser estranho. 

Os estrangeiros, de modo geral, saem de casa ainda no começo da vida adulta para morar só, aqui nós só fazemos isso quando iremos estudar em alguma Universidade longe de casa. E, ainda assim é comum morar com colegas de estudo.
E, sair definitivamente da casa dos pais, só mesmo quando vamos casar , e isso por aqui tem acontecido cada vez mais tarde, eu mesma me uni depois dos 40 anos e, não saí da casa dos meus pais, na verdade, o apego era tanto que eu queria continuar aqui, então  compramos a casa ! Vejo minha mãe e minhas irmãs todos os dias , elas moram em outra casa mas, assim como muitos, nós moramos há apenas 10 minutos uma das outras.  Trabalho com uma de minhas irmãs  e almoço na casa de minha mãe então, apesar de não morar mais com elas, estamos todos os dias juntas por algumas horas.

Nós Brasileiros gostamos de ter companhia ( eu gosto de ficar sozinha mas, muita gente não consegue, não gosta e não fica, de jeito nenhum , sozinha ) e, temos mais do que um motivo econômico para residir na casa de nossos pais até mais tarde que o normal.
Somos extremamente apegados a família.
E, quando eu digo família, quero dizer mais do que um marido, esposa e os filhos ... quero dizer que incluímos nossos pais, nossos irmãos e, até mesmo os agregados como sogro, sogra, cunhados, etc.
Ainda falando do texto do Americano que eu mencionei na publicação anterior, ele também reclamava disso. Para ele não era fácil entender porque a mulher dele , Brasileira, mesmo casada, ia muito na casa dos pais dela e, eles ( os pais) estavam sempre na casa do casal, ou seja, eles se viam praticamente todos os dias e, além de ele não entender essa necessidade, ele achava incomodo.

Em outras partes do mundo , isso não é comum. Uma vez que o indivíduo sai da casa dos pais, dificilmente ele volta e, não ficam visitando os pais e os irmãos à toda hora.  Aqui nos até saímos mas, estamos sempre voltando, seja para visitar ou ficar.
E, nossos pais nos cobram isso, não pense voce estrangeiro, que somos um fardo na vida dos nossos pais... se não ligamos para falar com eles, se não visitamos , nós somos cobrados e, muitas vezes, tem quem nos chame de ingratos !
Então, voce estrangeiro que se casar com um de nós, fique certo que essa família estará sempre presente, salvo se voces morarem muito longe mas, de qualquer forma , sempre haverá ligações telefônicas ou Skype, ou rede social para nos comunicarmos , quase diariamente.
Já vi também uma amiga que mora na Alemanha falando que o namorado dela não entendia por que ela tinha que falar todos os dias com alguém da família dela pelo facebook
Fazer o que se Brasileiro é  envolvido ?

Gostando ou não, achando normal ou não,  isso somos nós, laços emocionais e familiares eternos.

via





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails