setembro 13, 2015

10 - comida e mais comida

Não sei bem como desenvolver esse texto, então vou começar assim... 

Certa vez, li em algum lugar um texto escrito por  um Americano que é  casado ( ou que foi casado ) com uma Brasileira,  um texto enorme onde ele relatava 'as manias' que nós Brasileiros temos . Como voces podem notar, falar das nossas manias é coisa comum aos estrangeiros, seja por escrito ou falado, quase todos eles tem o que relatar. Alguns , é claro, descontentes por alguma razão, falam de nossas manias de forma depreciativa , o que sinceramente, não me incomoda quase nada ... voces estrangeiros também são cheios das manias aos nossos olhos. Então, estamos empatados !

Mas, voltando ao texto do Americano, bem se notava que ele era , praticamente, avesso à nossa cultura , não sei nem o motivo de ele ter casado com uma de nós. Ele, o tempo todo, fazia comentários sobre como viviamos aqui e, deixa claro que não era como ele gostaria que fosse. Sim, ele tem razão em algumas coisas, é claro !
Eu mesma já mostrei aqui que, nós Brasileiros temos certos pontos bem ruins em nossa personalidade, principalmente no que diz respeito ao 'bem comum' , nós não respeitamos como deveriamos o que é nosso mas  é do próximo também, como nossos passeios públicos ( ruas, praças, etc ) e, diversas outras coisas que , por lógica, deveriamos respeitar e preservar. E, nós somos um tanto expansivos demais, o que não é comum em outros lugares e, de certa forma, assusta o estrangeiro, porque não esta acostumado com tanta abertura logo de início e com toques como abraços e beijos no rosto, dados por pessoa que ele acabou de conhecer.
Mas, por outro lado, somos um povo alegre e que gosta de recepcionar o visitante, queremos que a pessoa que aqui venha se sinta bem e, seja acolhido. Tudo porque, faz parte de nossa natureza essa abertura e, essa amizade mas, como eu já falei algumas vezes , isso não deve ser confundido com nenhuma sugestão  ou outra intenção qualquer.

Lógico que nem tudo é perfeito, mas em nenhum lugar do mundo é, nem todas as pessoas são simpáticas, nem todas são educadas ou corretas em caráter, seja  aqui ou,  em outro País. Em qualquer lugar do mundo voce vai encontrar gente boa e gente ruim.

Mas, uma das reclamações do Americano no texto dele, era que Brasileiro se ofende quando oferece comida e o visitante não aceita. E, que nós chegamos a ser inconvenientes pois, só pensamos em fazer o visitante comer.
Tenho que fazer umas explicações aqui, para o estrangeiro entender:
Nós somos , de certa forma, um povo humilde, e nós demonstramos nossa vontade em receber oferecendo um 'café' , vamos dizer assim, o que pode ser um almoço, um lanche da tarde, um café com bolo, um jantar ... seja lá o que for, vai depender do horário que o visitante chegar. 
O importante nesse caso é entender que, para nós, dividir nossa comida com alguém é um momento de integração entre amigos e família , um ato de honrar o visitante. Muitos são pobres e tem muito pouco à oferecer mas, ainda assim o fazem. 

Nós não ficamos ofendidos quando o visitante não aceita, mas de qualquer forma, iremos insistir na oferta.  Se voce estiver visitando o Brasil, e alguém lhe oferecer comida quando voce for a casa de um desconhecido ( ou mesmo conhecido ), não se ofenda voce ! Essa é a maneira de mostrar que voce é bem vindo e, o máximo que pode acontecer é um café com bolo delícioso , e voce não tem nada à perder ... ou tem ?
via






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails