agosto 31, 2015

Pão de queijo e crise 'interna'

Estou tentando, desesperadamente, falar de outro assunto aqui no blogue mas, confesso, esta difícil !
Estou passando por uma fase ruim, daquelas que só quem tem entende, 'a necessidade oral'.

Dizem que, pessoas que tem essa compulsão alimentar, que os psicólogos chamam de transtorno alimentar compulsivo, descontam na comida suas frustrações e ansiedade( segundo li em algum lugar. Na verdade, eu não procurei um psicólogo para me orientar, e nem vou porque sei do meu problema e, sei exatamente como fazer para parar o processo) . 
Bom... é esse o caso. Eu, definitivamente, ando frustrada porque não conseguimos dar continuidade  na obra de reforma aqui de casa, graças ao nosso governo sem vergonha, de mau caráter e  desgovernado. A crise atingiu  todos nós e, é melhor parar a reforma do que se endividar até querer cometer suicídio, concorda?

Mas, a compensação para a chateação e ansiedade  de não conseguir o planejado é, sem dúvida nenhuma, algo que dá prazer e, comida dá prazer!
Ou seja, eu já contabilizei + 4 Kl. de massa corpórea e, isso esta me deixando preocupada. Tanto que, já elaborei um plano de ação para dar fim nessa 'descompensação' oral, dieta e exercícios, mas com calma, senão não dá certo.

Mas ... antes de chegar a essa conclusão, ainda  na semana passada, fiz um teste de uma receita que eu vi circulando na internet e, gostaria de compartilhar com voces o resultado. Preciso postar logo isso e, parar de testar receitas por um tempo.
E,  ainda publicar textos transitórios para chegar a um assunto que eu estou , e muito, querendo falar sobre. Porém, não dá para colocar o assunto em questão perto de outros como comida, não funciona !
Então, aqui vai a receita de Bolo de Pão de Queijo.

É um pão de queijo tamanho grande e, em forma de bolo mas, de antemão, já digo que dá para fazer em formas individuais , como as de cupcake, por exemplo.
É simples , fácil e vamos dizer assim, dá para se divertir com ele.

Bolo de Pão de Queijo

* 3 ovos
* 1 xícara das de chá de leite
* 1 xícara das de chá de óleo
* 3 xícaras das de chá de polvilho doce ( eu usei polvilho azedo )
* sal à gosto
* 200 gramas de muçarela picada

O seguimento é simples, bater os ingredientes em liquidificador , exceto a muçarela que será acrescentada picada a mistura já batida. E, depois que juntar a muçarela, dê uma rápida 'pulsada' no liquidificador, assim os pedaços ficam bem menores e, mais incorporados. 
Despejar o conteúdo em forma untada ( eu passei  óleo e usei o próprio polvilho para polvilhar a forma) . Levar ao forno pré aquecido por 25 minutos.
* a receita não menciona temperatura. Eu assei como assaria uma massa de pão de queijo, ou seja à 220°C. O meu bolo para ficar assado levou mais de uma hora, por isso que acho que tem óleo demais na receita !
E, não se preocupe com o tamanho que ele vai adquirindo, infelizmente, depois que sai do forno ele encolhe ..rs , essa foto foi tirada dentro do forno ainda.


Até aqui, são as instruções da receita original mas, eu fiz uma modificação e, faria outras, por isso vou comentar porque uma coisa que eu notei é, que entre a expectativa e a realidade tem uma grande diferença. Assim como a foto da Torta que eu vi no Pinterest , esse bolo também , mesmo seguindo a receita, não ficou parecido com a foto divulgada, o que me leva a crer que, nem todo 'segredinho' é contado.
Assim, olha essa crosta dourada e com aparência crocante em cima do bolo da foto original, isso eu sei que voce consegue polvilhando queijo parmesão no topo, mas não há menção disso na receita ... e o que foi feito então, polvilhou muçarela picada ? 


Eu troquei o polvilho doce por azedo, não sei como ficaria o sabor com o doce mas, acho mesmo que lembraria mais um bolo e, eu queria exatamente o contrário, queria que me lembrasse mais um pão gigante de queijo, porque eu adoro pão de queijo !
Depois, em outra oportunidade, eu mudaria o tipo de queijo, já que eu quero um pão de queijo gigante, colocaria queijo parmesão ralado ...rs
E, ainda na receita , eu colocaria um pouco menos de óleo, achei que o resultado final ficou bem oleoso mas... teria que testar para ver se dá certo e, testes estão proibidos por algum tempo !
Tinha uma época que eu costumava fazer pão de queijo em casa, com uma receita tradicional de Minas Gerais, deliciosa mas, que dava muito trabalho para fazer, era cansativo trabalhar com a massa e, as proporções eram para muitos pães de queijo então, costumava convidar os amigos para comparecer e ajudar a comer, acabava virando reunião entre amigos. Mas, já não tenho mais paciência e ( nem dinheiro, porque o queijo esta caríssimo ! ), nem força física para mexer aquela massa de pão de queijo e, essa versão de liquidificador é bem prática. 
Então, a última modificação que eu irei testar no futuro é, escaldar o polvilho, como era feito na receita mineira, ou seja, esse leite que vai na massa eu irei acrescentar fervendo.
É isso gente, por algum tempo irei me manter em comidas menos gordas e, espero obter progresso, Aliás espero que o País volte ao normal, aqui nós  precisamos terminar nossa casa !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails