agosto 19, 2015

ainda falando de doce...

Eu sei gente, na publicação anterior eu falei 'mal' do açúcar ...

mas, não é a mesma coisa quando o assunto é pudim !
E, depois todo mundo já sabe que tem que consumir pouco e sempre higienizar a boca e dentes para manter tudo em ordem e ainda se deliciar sem culpa !

E, todo mundo também já sabe da história do meu limoeiro , falei dele e de meu lindo limão siciliano que, de tão querido foi até batizado: Sicilio !


Essa é uma piada interna da família, o limão recebeu um nome porque, desde que ele foi gerado até o dia de sua colheita, foram exatos nove meses !
Praticamente eu olhava para ele todos os dias, e perdi a conta de quantas vezes eu 'acariciei' meu menino.
Como eu falei, o limoeiro não estava muito bem, estava precisando mudar de vaso e, já fiz isso. Agora ele já esta mais crescido e ficou cheio de novas folhas, esta muito feliz no vaso novo !

Com a mudança de vaso, resolvi tirar o fruto. O amigo José Alexandre do blogue Candeia Verde, certa vez me disse que limões ficam no pé sem estragar, por isso, voce pode ter limões o ano todo, mesmo fora de safra, já que os que nasceram e não foram colhidos ficam bem enquanto estiverem conectados ao limoeiro.
O meu ficou por nove meses lá, mas seu 'nascimento' era eminente e, o que eu faria com ele depois, considerando que eu ' amei ' esse limão por tanto tempo, era uma coisa muito difícil de decidir.

Depois de muito pensar, resolvi fazer um pudim de limão siciliano e, o Sicilio foi a estrela principal.


Essa receita não é minha mas, eu adaptei ao meu pudim de leite tradicional. 
Então, usei minha receita que faz o maior sucesso , porque meu pudim de leite condensado não tem furinhos e é extremamente cremoso e, acrescentei o suco de um limão siciliano grande ( e lindo !) , nesse caso o Sicilio ... rs


Colocando o limão, a textura do pudim muda, ele fica leve e 'aerado' , com o azedinho do limão. 

Receita do meu pudim de limão siciliano

* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de leite de vaca ( medida na lata de leite consensado)
* 1 lata de creme de leite
* 3 ovos ( peneirados para tirar o odor do ovo )
* 1 limão siciliano grande
* reservar  a casca do limão
* açúcar e água para fazer a calda de caramelo, uso 1 xícara das de chá de açúcar e 1/2 xícara das de chá de água mas, isso fica a critério de cada um, com mais ou com menos calda 


Então o modo de fazer:

Em primeiro lugar, voce deve descascar uma parte do limão, tomando o cuidado de tirar a casca fina, sem a parte branca, a outra parte do limão deve ser raspado  para separar as raspas que serão incorporada a massa do pudim.
Essa casca cortada deve ser fervida com o leite de vaca para aromatizar o mesmo. deixe esfriar completamente , coe e então utilize na receita.


Depois, aconselho a preparar a calda de caramelo, e cada um tem um jeito de fazer, mas eu costumo fazer em uma frigideira e, depois despejo na forma que irei usar para assar o pudim, assim não corro o risco de errar a mão e a forma ficar com gosto de açúcar queimado descaracterizando o sabor esperado. Deixe reservado e, enquanto voce prepara o pudim, a calda esfria.


No liquidificador, é só bater todos os ingredientes, igual a receita do tradicional pudim de leite condensado. Depois de batido, misture as raspas da casca do limão que voce separou anteriormente, misture suavemente para incorporar, despeje a mistura na forma e leve ao forno pré aquecido para assar em banho maria  a 180°C por 1 hora e 30 minutos. 
* Eu não cubro com papel alumínio , porque gosto do meu pudim mais moreno. Faça do jeito que voce preferir.


Como todo mundo sabe, tradicionalmente, o pudim vai ser assado em banho maria , o que para meus amigos estrangeiros de língua Inglesa pode não fazer muito sentido então, aqui vai uma explicação: banho maria significa que, a forma de pudim vai ao forno dentro de outra forma maior que deve estar com água fervendo , tomando cuidado para  essa água não derramar dentro da forma do pudim enquanto estiver assando !

** I'm not sure if, it is bain marie or water bath or double boiler ... LOL I'm not a masterchef !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails