agosto 14, 2015

açúcar livre

E, agora, depois do desabafo da publicação anterior, vamos ao que interessa, vamos falar de saúde  e açúcar livre , quer dizer, açúcar refinado , balas, doces , refrigerantes, etc.

" As novas diretrizes da Organização Mundial da saúde ( OMS ) para o consumo de açúcar livres, anunciadas em março, reduziram os limites considerados aceitáveis para a ingestão por crianças e adultos." ( revista da CROSP - conselho regional de Odontologia de São Paulo )

Elas devem ficar abaixo de 10% do valor calórico da dieta consumida dia, essa orientação tem como meta prevenir a obesidade e reduzir a prevalência de cáries.
Nossa odontologia é muito boa e, hoje em dia, a maioria dos dentista, visa a preservação dos dentes, fazendo tratamento e, evitando à todo custo a extração de qualquer dente do paciente mas, nós temos que fazer nossa parte. Evitar o consumo excessivo de doces, principalmente as crianças e, ter uma escovação e higienização da boca com frequência , fazendo uso de fio dental e enxaguatório bucal.

Segundo dados do departamento de nutrição e saúde pública da Universidade de São Paulo ( USP ), a ingestão de açúcar no Brasil é de, média 15,7% do valor calórico dia, apesar de ser maior do que o recomendado, Brasil ainda consome menos açúcar do que Reino Unido e Espanha com  um consumo de 17% .

O consumo excessivo de açúcar esta associado a  causa de várias doenças, entre elas as cáries e, a obesididade que, cresce rapidamente em todo o mundo.


" Doenças dentárias são as enfermidade não transmissíveis de maior prevalência no mundo ... causando dor, ansiedade, limitações funcionais ( em particular, baixa frequência e mau desempenho escolar entre crianças ) e desvantagens sociais devido à perda de dentes ( dados OMS ). " (revista CROSP)

Os açúcares, refinados ou os naturais , podem causar cáries ou seja pelo consumo em excesso, ou seja pela frequência do açúcar na boca. Quer dizer, ficar o dia todo chupando balas, mesmo que no total o açúcar consumido fique abaixo do recomendado por dia, vai fazer tão mal quanto o consumo em excesso. O ideal é que as crianças  consumam de uma vez , ou no máximo em três vezes ao dia e, depois do consumo, escovar os dentes e higienizar a boca.
A melhor defesa é a prevenção !


Essa publicação não é um 'publieditorial' , não estou ganhando nada de ninguém , nem dos produtos indicados no vídeo, ele só esta ai para mostrar a correta higienização da boca e a correta escovação. Acredite, muita gente não sabe escovar os dentes da forma correta e, isso faz toda diferença não só para a limpeza bem como para a preservação dos dentes e das gengivas. O importante é usar fio dental, escova de dentes e enxaguatório bucal todos os dias e fazer sempre a higienização após ingestão de alimentos.




2 comentários:

  1. Eu sou problemática com açúcar, qse uma viciada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Betty ... meu reino por um chocolate !
      Por isso, eu sou viciada em escovar os dentes...rs , eu como mas, assim que termino vou lá escovar os dentes, mesmo que eu estiver fora de casa, na minha bolsa eu carrego escova, pasta de dentes e enxaguatório bucal por isso.

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails