julho 10, 2015

150 anos de Alice

Alice no País das Maravilhas fez aniversário !

 
No dia 04 de Julho de 1865 foi publicada pela primeira vez , o livro Alice's Adventures in Wonderland , que ficou mais conhecido pela sua abreviação: Alice in Wonderland.
Para nós, Alice no país das Maravilhas.


O livro foi escrito por Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo de Lewis Carroll e,  dificilmente existe alguém nesse mundo que não conheça o mundo de Alice!
Loucuras tantas, escritas segundo dizem, com base e influência em pessoas , situações e lugares encontrados  na universidade de Oxford e na Christ Church no Reino Unido.
O livro é complexo ao ponto de haver duas interpretações viáveis para ele, uma para crianças e outra para adultos, sem que para isso se mude uma letra !
Alice Pleasance Linddell existiu e, foi a peça chave para os contos de Lewis. Essa garota da foto é Alice e, não se parece em nada com aquela uma garota loira de vestidinho azul e avental que mais comumente vemos como referência . 


De qualquer forma, um conto genial que esta cheio de características dos sonhos, alusões satíricas, simbolismos, linguística, matemática, referências históricas , filosofia, paródias e também enigmas.



Dizem as más línguas que Lewis Carroll era um tanto estranho,  cheio de manias , era usuário de algum tipo de entorpecente e, tinha  tendências pedófilas ...
"Gosto de crianças (exceto meninos)"  - era uma frase que ele costumava declarar. E, para piorar as coisas, ele tinha um 'trabalho fotográfico' , que consistia em fotografar meninas nuas e, deixava cartas para elas. Posteriormente, essas cartas foram publicadas em um livro intitulado "Cartas às suas amiguinhas" , uma análise do conteúdo das cartas mostrava muita intimidade dele com as meninas em questão.

Mas , voltando ao conto de Alice, com certeza o homem tinha um 'pé na lua' .
Eu, de certa forma, sofro influência de Alice no País das Maravilhas ... nem vou descrever todas as formas  mas, se voce procurar pelo blogue, vai achar muita coisa.
Mas, estamos aqui para comemorar Alice no País das Maravilhas e, vou deixar algumas referências, trabalhos manuais que fiz , chá e guloseimas e, até mesmo minha lagarta .
Feliz Aniversário Alice , feliz Aniversário Mundo das Maravilhas !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails