junho 21, 2015

Limão Siciliano no vaso

Voces já conhecem meu limoeiro , já falei e mostrei ele para voces algumas vezes.
Infelizmente, ele ainda esta no mesmo vaso pequeno em que chegou aqui. Estou protelando a troca de vaso por dois motivos, um deles é o fato de a casa estar em reforma ... e,  reforma não acaba nunca!  A ideia era manter ele no vaso pequeno para poder mudar de lugar quando precisasse, o tempo passou, o coitadinho já cresceu um pouco, já floresceu e, produziu limões.


Mas, até hoje eu não colhi nenhum deles, simplesmente porque nenhum foi para frente, de uma florada com 33 botões, os limões todos, caíram dos galhos ainda bebês.
TODOS, exceto  um !!
Sim, este é o outro motivo pelo qual eu ainda não mudei ele de vaso, esta com um limão grande agora  e, acho que não é essa a época certa para transferir o pé de limão para um novo vaso, considerando que esse limão esta em crescimento desde outubro do ano passado !


Ele era essa coisinha ai da foto e, olha como esta hoje !
Alguns dias atrás estava com cara de laranja, não tinha a cor característica dos limões Sicilianos e nem aquele 'bumbum'  bojudo deles. O namorado brincava comigo falando que eu tinha sido enganada pelo florista ... ( será? ) ...rs

Não !!
Não mesmo, eu falei , tenha paciência, ele esta num pequeno vaso, de plástico, e estamos fora de época para ele. Na verdade, o melhor para ele é, vaso de cerâmica, solo úmido mas não encharcado e banhos de sol todo dia. Eu tenho feito o máximo para colaborar com suas necessidades e, agora que a reforma da parte de fora da casa esta praticamente no final, logo que eu colher esse limão, vou replantar meu limoeiro e, na próxima florada vai haver muito limão para colher, tenho certeza!

Olha como ele esta bonito!
Esses dias começou a adquirir a cor característica ... è vero Siciliano !






4 comentários:

  1. Olá, cara amiga!
    Os limoeiros são árvores de folha perene e, se o seu está ficando sem folhas, é sinal de que algo anormal se passa. Aconselho a amiga a fazer a sua mudança para um vaso maior o mais depressa possível, pois a árvore tem que expandir as suas raízes. Não há problema em fazer agora a mudança, desde que o faça com cuidado e transferindo o limoeiro junto com toda a terra que tem no vaso pequeno.
    Se não acontecer nada de mal ao seu limoeiro vai ver que brevemente em vez de um vai ter vários limões.
    Obrigado pela questão que me colocou, eu também gosto muito de falar contigo.
    Beijinhos.

    P.S. O seu limão é mesmo muito bonito, Faço votos para que ele cresça saudável para
    que tenha sempre limões assim como esse.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua orientação meu amigo, vou replantar meu limoeiro ainda esta semana!! beijinho

    ResponderExcluir
  3. Tenho um pé de limão mas não sei se é siciliano. Como saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo... eu não saberia te explicar as diferenças mas, acredito que todo tipo de limoeiro tem características próprias . O que eu vejo do Siciliano é que tem folhas grandes, de verde vivo mas não escuro e, as flores são mais alongadas e ligeiramente maiores, com a base das pétalas rosadas... as flores do tipo Taiti , por exemplo, não tem essa base rosada e, as folhas são menores e mais escuras, sei porque tenho dos dois.

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails