junho 11, 2015

E a história se repete =/

Bom ... parece que, definitivamente, arrumei uma nova ocupação, agora sou enfermeira de borboletas que necessitam de cuidados.
Desta vez, a borboleta chegou pelas mãos de minha irmã, foi me entregue em uma pequena caixa de papelão.

Essa daí, nós conhecemos desde sua fase lagarta e, logo que fez seu casulo nós já sabíamos que iria dar trabalho e, voces irão entender porquê !
Ela estava junto com mais seis irmãs, banqueteando no manacá de cheiro que esta no jardim que fica dentro de um dos canis da casa. 
A foto foi tirada com celular e, não consegui dar foco assim de perto. Mas, esta ai a lagarta preta e amarela, gorda ... não sei nem como vira uma borboleta magrela depois.


Em um dia desses, as lagartas saíram da árvore e, a gente já sabia que elas estavam para fazer casulo. Então, a dona ai tem tendências suicidas, com tanto lugar para grudar e se transformar, ela se instalou na porta de entrada do canil, na boca do cano de saída da água da calha do telhado.
Ou seja, se chove forte, ela é arrancada de lá e, morre antes mesmo de se transformar, porque pelo que pude ver, quando o casulo descola , ele apodrece.
Então minha irmã ficou atenta porque, mesmo que não chovesse, ela corria risco de sair do casulo borboleta e virar brinquedo de cachorro.

Passou o tempo, ela observando, chegou a ver uma das outras lagartas transformada, secando as asas e alçando vôo, tudo tão lindo !
E, no dia que essa louca sai do casulo, consegue cair no chão, de costas e, lá se foram as asas!


Olha o estrago ! Muito pior do que as do Mr. Morcego.
E, minha irmã até tentou cuidar mas, ela me falou que não estava tendo sucesso porque a maluca se joga dentro da colher de néctar. E, disse que estava trazendo ela para mim ... 
O negócio é cuidar então!


E, a coisa é bem engraçada. Ela é maluca mesmo. Tão diferente do Mr. Morcego.
Descobri que borboletas tem personalidade !

Mr. Morcego tinha cara de 'fofo' , era calmo, ele subia na minha mão devagar, sugava o néctar na colher com elegância ... essa daí que eu batizei de  Bolinha , parece uma doida, é agitada, ela se joga de barriga pra cima, fingi de morta...e, parece um boneco de mola quando esta sugando o néctar da colher, ela fica balançando a cabeça e a tromba ( sua boca) fica mexendo de um lado para o outro, a impressão que dá é que ela brinca com a comida...ahaha. Isso quando não se joga dentro da colher !


Quando eu disse que ela se fingia de morta, eu não estava brincando. Pesquisando na internet descobri que essa borboleta é uma Methona Themisto , conhecida como borboleta do manacá e, assim como outros animais, ela pratica uma auto defesa conhecida como 'tanatose' que, vem a ser exatamente isso, se fingir de morta para não ser pega pelo seu predador.
Só que Bolinha leva isso muito à sério , se voce olhar pra ela e ela perceber se joga...ahahah.
Brincadeira ... Ela se joga sim, mas só quando se assusta. Normalmente quando eu chego ela percebe, logo levanta o corpinho esticando as pernas, o que me leva a crer que elas são bem perceptivas.


E, aqui esta um close de Bolinha, que eu não tenho ideia de quanto tempo vai viver e, se é um macho ou uma fêmea, a única coisa que sei é que no passado foi uma lagarta roliça preta com listras amarelas e que agora,  é uma borboleta  elegante e veste uma casaco preto de bolinhas brancas, por isso seu nome Bolinha.
E, lá vamos nós outra vez ...






2 comentários:

  1. Oi, Cintia!
    Estou admirada da sua habilidade com as borboletas. Além de cuidar ainda observa seu comportamento. Muito nobre o seu interesse e é verdade que posso escrever sobre a sua habilidade...
    Será que ela dorme ao invés de fingir de morta? Se ela é serelepe, deve ficar muito cansada. Deve ser difícil carregar esse tamanho de asa tendo pernas tão finas.
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma...rs, eu estava brincando sobre escrever sobre minha pessoa, mas olha, nem eu sabia que tinha habilidade assim, apesar de dar preocupação, é gratificante ! Sim, fico preocupada porque não faço ideia de quanto é necessário de sol por dia, e principalmente de quantas vezes tenho que oferecer néctar para ela. Mas, por hora, tem dado tudo certo.
      Acho que deve dormir, sei lá mas, penso que todo mundo dorme, nem que for um pouco. Mas, como ela não tem pálpebras, não dá para saber quando ... a única coisa que eu sei é que no escuro ela fica imóvel. As pernas são fortes, ela dá impulso com elas para se jogar de barriga e fingir de morta ...rs, quando ela faz isso em minha mão dá para sentir a força e, as asas são bem leves, no caso dela inclusive, são transparentes na parte cor de laranja, voce vê o outro lado, é bem interessante !
      Beijos e ótimo final de semana! :D

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails