maio 28, 2015

Bolo de brigadeiro

Para adoçar o final de semana, vale a pena MESMO, gastar um tempo para fazer um gostoso bolo de chocolate com brigadeiro.
Famoso docinho de festa, o brigadeiro deixou , há muito, aquele rótulo de doce simples. Hoje ele é 'gourmet ' !
E, apesar do Jamie Oliver ter falado mal de nossos docinhos, dizendo que eram um bando de porcarias, quem resiste a eles?

Eu adoro brigadeiro, de todas as cores, em todas as consistências e, os sabores menos óbvios e invenções. Nunca recuso provar um brigadeiro diferente.

brigadeiro de caipirinha - via

Eu, particularmente, gosto mais de brigadeiro em ponto de colher e, nos últimos tempos, tenho feito uma mistura do brigadeiro tradicional com uma receita de brigadeiro gourmet. E,o resultado tem agradado à todos que provam, por isso, comecei a utilizar a receita para rechear e cobrir o bolo de chocolate ... delícia !


A receita é simples, e o preparo é fácil . Como quase todo doce brasileiro ' de tacho' , o segredo é a paciência!
O brigadeiro deve ser mexido constantemente durante seu preparo e, o aquecimento deve ser lento, por isso, leva um tempo maior para chegar no ponto mas, esse é o detalhe que faz a diferença : fogo baixo !

* 1 lata de leite condensado
* 1 caixinha de creme de leite
* 4 colheres ( das de sopa ) de achocolatado
* 1 colher ( das de sopa ) de margarina
* 1 barra  de chocolate ao leite 170Gr. ( separei uma parte da barra para raspar e usar na cobertura )


Misturar o leite condensado, creme de leite, margarina e achocolatado e levar ao fogo baixo mexendo sempre até começar a desprender do fundo da panela, exatamente como o brigadeiro tradicional . Mas, como eu quero um creme denso e não brigadeiro para enrolar, quando o doce começar a separar e mostrar o fundo da panela, continuo mexendo por apenas mais 5 minutos e tiro do fogo.
Deixo descansar por 10 minutos e, então acrescento os pedaços de chocolate e, mexo mais alguns minutos para derreter e incorporar a massa.


Depois disso , nem precisa fazer mais nada mas, se voce quiser aumentar o nível da 'gordice', pega qualquer bolo de chocolate e, recheie e cubra com esse brigadeiro. Voce não vai se arrepender jamais!

Eu gosto de bolo molhadinho, por isso sempre separo uma pequena porção da mistura do brigadeiro quando ele ainda esta em ponto de cauda grossa e, misturo com um pouco de conhaque ou licor e, uso para molhar a massa do bolo.
Bom final de semana =)








6 comentários:

  1. Ai que seu post me deixou com água na boca!
    Esse brigadeiro de caipirinha e está lindo e o brigadeiro então...
    Te vi lá na Luma e vim fazer uma visitinha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Viu Ana Paula, como sou prendada?
    Mas, esse brigadeiro de caipirinha não é meu não, seu fazer mas, essa foto eu peguei ilustrativa, estava mesmo pensando em colocar a receita desse de caipirinha, embora meu blogue não seja um de culinária mas, na atual fase de minha vida, estou bem 'dona de casa' =P

    Obrigada pela visita ! Beijo e ótimo final de semana :)

    ResponderExcluir
  3. Nham!! Eu gosto de brigadeiro de qualquer jeito. Só não gosto quando ele fica quase em ponto de bala (fica muito tempo no fogo). O bolo deve ficar uma tentação... É comer e sair para correr!! (rs*)
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, arrisco dizer que qualquer coisa que voce servir com essa massa de brigadeiro fica o máximo !
      É delícioso !!
      Ah, eu nem penso nisso de sair correndo depois...kkkk , senão estraga o prazer !
      Ótima semana, beijos!

      Excluir
  4. Looks delicious! Thank you for joining us at Foodie Friday!

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails