abril 23, 2015

Dia de 'reciclagem' gourmet

No mundo, uma a cada 9 pessoas passa fome , um bilhão de pessoas não tem o que comer e, a cada três segundos alguém morre de fome. 

Eu sei que esse começo é drástico mas, é a realidade, não dá para enfeitar e deixar 'bonitinho'  quando o assunto é desperdício.
Então encontrar comida estragando na geladeira, achar produtos passados da validade na despensa ou encher o prato de comida que não vou comer para depois jogar no lixo, não ... isso não acontece em minha casa ! Quem me conhece sabe, jogar comida fora, para mim é mais pecado do que a gula !

Toda semana eu dou uma geral , e às sextas feiras vou à feira comprar vegetais e frutas frescas por um bom preço. 
Se tem algo que ainda não foi consumido e, precisa ser antes que estrague, eu logo procuro alguma receita para utilizar o produto. 
Semana passada comprei  manjericão pois queria utilizar com um queijo fresco temperado que comprei na feira e, tomates secos que eu tinha na geladeira.
Só para montar uns palitinhos e degustar enquanto preparavamos nossa refeição. 

Comprei o manjericão na feira, sobrou um maço inteiro, na feira livre com R$ 1,50 voce compra manjericão para abastecer pizzaria !
Enfim, para não perder a hortaliça , usei a criatividade ... torta salgada de liquidificador.


Aproveitei umas sobrinhas de azeitonas verdes, tomate seco , champignon e temperos para criar um refogado e incorporar a massa.
Torta de liquidificador todo mundo conhece, coisa simples de fazer, ótima para aproveitar as sobras e fácil de assar . 
Essa 'criação' , um tanto diferente, ficou interessante mas, tenho que dizer que a pessoa tem que gostar MESMO de manjericão se quiser tentar. Como disse o namorado : ficou gostosa mas, é bem exótica !
Taí, ele definiu bem, é exótica.


Olha a receita:

* 1 maço de manjericão
 ... e, outros temperos à gosto , se quiser. Eu sempre uso aquelas misturas de temperos que compro na feira.
* 2 xícaras (das de chá ) de leite
* 1 xícara (das de chá ) de óleo
* 3 ovos
* 3 xícaras (das de chá) de farinha de trigo
* 1 colher  (das de sopa) de fermento em pó
Bater tudo no liquidificador .
Eu, como usei um recheio de sobras de 'tira gosto' que refoguei com temperos,  incorporei tudo a massa e, despejei em forma untada para assar em forno pré aquecido, 200°C por 35/40 minutos.
Fácil, é igual a bolo, espetou o palito , saiu seco, tá pronto!

E, para a sobremesa ...
Como diz o trocadilho : comprar  à preço de banana -  na feira ela esta cara mas, no mercado tenho encontrado o quilo da banana por R$ 0,99 !
Então ... esta aberta a temporada de torta de banana e doce de banana ( bananada )

Coisa mais fácil do mundo, embora muita gente não se aventure porque acha que dá trabalho.
Eu faço em poucos minutos e, fica sempre deliciosa !



O segredo é levar ao fogo baixo e mexer sempre.
Melhor usar uma panela grande para evitar os respingos, e estará pronto à partir do momento que voce conseguir ver o fundo da panela enquanto mexe a mistura. 
O ponto depende do tempo de cozimento, se quiser mais mole, menos tempo no fogo ou mais duro, mais tempo no fogo . Eu prefiro tipo compota então, é rápido !


Receita:

* para cada 10 bananas nanicas maduras
* 2 xícaras ( das de chá ) de açúcar
* 1 colher ( das de sopa) de achocolatado em pó ( nescau)



Então é isso,  eu acredito em reciclagem gourmet , os alimentos mais inusitados podem se transformar em delícias ao paladar, é só usar a criatividade! 
E, cá entre nós, se voce for a um restaurante atrás da nova mania de 'comida gourmet' vai pagar bem mais do que vale, então porque voce mesmo não 'gourmetiza' ai na sua casa?
Bom apetite !





Um comentário:

  1. Olá, querida amiga.

    Eu também, no que respeita a comida, não gosto de deixar estragar nem desperdiçar nada. Aprendi a ser assim desde pequeno, quando as dificuldades eram muitas e tinha de gostar de toda a comida. Não se podia ser "biqueiro". (Na minha terra chama-se biqueiro a quem só gosta de coisas boas ou caras).
    Apesar dos nossos blogs serem muito diferentes vejo que temos muitas coisas em comum, pois já vi em outros posts que faz reciclagem e aproveitamento de bens essenciais, como água da chuva, por exemplo.

    Eu sou exatamente assim também: poupado e consciente de que temos que aproveitar o que a Natureza nos proporciona, porque ninguém sabe o que o amanhã nos reserva.

    Não a quero maçar mais com as minhas "teorias". Desejo-lhe um ótimo final de semana prolongado (penso que o 1º de Maio também é feriado no Brasil).

    Beijinhos.
    José Alexandre

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails