janeiro 15, 2015

Santo Antonio, por brasileiros

Santo Antonio , conhecido no Brasil como santo casamenteiro, nasceu em Lisboa em 1195. Seu nome era Fernando Martins , o Português foi professor Universitário em Pádua , onde morreu em 1231.  
Pádua , localizada na Itália é o local onde se encontram os restos mortais de Santo Antonio.
Foi realizado um trabalho multidisciplinar , contando com uma equipe de Brasileiros para reconstruir uma imagem aproximada da face  de  Fernando Martins.
Com a permissão dos frades da Basílica de Pádua, um grupo de arqueólogos italianos em cooperação com o Museu da Universidade de Estudos de Pádua, e o Centro de Estudos Antonianos, digitalizou o crânio e foi enviado via internet para especialistas brasileiros. Porém, os brasileiros não sabiam a identidade do mesmo, para que a reconstrução pudesse ser o mais imparcial possível.

Utilizando tecnologia 3D, um designer especializado em reconstrução facial, juntamente com equipe de cirurgiões dentistas e laboratórios protético e forense, realizaram estudo antropológico e odonto legal do crânio digitalizado, fazendo análise de parâmetros úteis ao processo de reconstrução. Analisados os dados e estimativas de ancestralidade, idade e sexo, além de tamanho, formato de nariz e tamanho da boca do crânio, foi possível recriar esse rosto.


Santo Antonio, à partir dessa reconstrução,  é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas imagens que o representam. Um homem de feições mais rústicas , porém ao meu ver com feições bem lusitanas e, talvez mais condizentes com a realidade da época em que viveu e também com sua condição de frade que fez voto de pobreza.

O resultado do estudo foi apresentado à equipe italiana , que somente então revelou aos brasileiros a identidade do crânio. Os resultados foram bem recebidos pelos cientistas e religiosos italianos, o que me parece, é uma grande vitória da ciência !
Achei interessante, mesmo porque eu trabalho com prótese odontológica e, quase fiz estudos para exercer minha profissão junto à odontologia legal.
Se quiser ver a reportagem  da TV em rede nacional, aqui esta o link .
* Imagens à partir da Revista do CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails