novembro 09, 2014

E, fez-se a queda ...

Em 09 de Novembro de 1989 , vinha ao chão o muro de Berlim.
Hoje faz 25 anos que o muro que separava a Alemanha foi derrubado.
Esse muro era a divisão da Alemanha em duas, Alemanha Ocidental e Oriental . Inaugurado em 1961, dizem que o muro foi construído na madrugada de 13 de Agosto,  ele  era simbolismo da divisão das duas  Alemanhas, uma Republica Federal que era capitalista e, uma Republica Democrática que era comunista.


Em toda sua extensão, com altura de 3.60m, havia 66km e meio de grades, redes elétricas, torres de observação, alarmes e cães de guarda treinados para atacar , além dos soldados que estavam autorizados a matar qualquer pessoa que tentasse pular o muro de uma Alemanha para outra !
Mais de uma centena de  pessoas morreram tentando ...

O muro passava no meio da cidade de Berlim, separado assim não só o Alemanha mas,  Berlim Ocidental de Berlim Oriental.
Vinte e oito anos se passaram, desde a sua construção quando, revolucionários  em massa subiram e atravessaram o muro e, em 9 de novembro de 1989, juntos os Alemães, o derrubaram.


Nessa época, eu transitava por aquilo que gosto de chamar de, minha curiosidade pelo mundo lá fora.
Pouco sabia e, quase não percebia, a gravidade do que estava acontecendo, eu só queria me divertir. Era uma adolescente , e tinha a mania de me comunicar, por cartas, com qualquer pessoa de fora do Brasil que estivesse disposto a escrever de volta.
O ano era 1990 e, nessa época conheci Herman , um alemão da ex-Berlim Oriental com o qual tive o prazer de fazer amizade, trocar cartas por longos anos, embora exporadicamente pois, ele era um homem com suas obrigações e, provavelmente, muita coisa para fazer enquanto que eu, só tinha que ir estudar e me divertir indo dançar com os amigos.
Herman e eu trocamos cartas por mais de 5 anos, e depois disso perdi contato. Sei que na época ele já falava português, o que hoje me deixa curiosa ao extremo porque, eu nunca perguntei : como?
Em 1992, soube que ele tinha uma casa no nordeste do Brasil, em que ele estava ao menos uma vez ao ano. Gostaria de encontrá-lo novamente, depois de tantos anos fico curiosa em saber como ele esta. Hoje ele já deve ser um senhor, levando em consideração minha própria idade e, acredito que talvez more definitivamente em sua casa no Brasil , que ele batizou de Casa Calango, em Canoa Quebrada, Ceará.
Talvez por eu nunca ter perguntado sobre o muro de Berlim e, suas implicações na vida dele, Herman falou muito pouco sobre o assunto mas, encontrei alguns postais dele onde menciona alguma coisa. Então, irei colocar as fotos aqui.  Para comemorar a queda do muro e, uma amizade que surgiu naquela época ... que voce tenha vida longa e feliz amigo Herman, onde voce estiver !

Veja, é possível que voce leia acima , datado de 19 de novembro de 1990, um ano e 10 dias após a queda do Muro de Berlim, meu amigo me escreve em um cartão postal que reproduz uma das obras pintados no que restou do muro onde, artistas criaram uma galeria a céu aberto.
E, abaixo, outro postal com cena da cidade de Berlim Oriental e, ao fundo a  catedral de Berlim, a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, símbolo da Berlim Oriental, construída em 1895, preserva o que não foi destruído pelos bombardeios da guerra.
Nesse postal em particular, como voce pode ver, ele se lamenta que, passado algum tempo, Alemanha continua divida , mesmo após a queda da barreira física e, ainda tudo se agita pelo racismo , principalmente aos negros e asiáticos.
E, enquanto isso, aqui no Brasil ( estamos falando de 1992 ! ) a CORRUPÇÃO era o problema ... e, a história se repete, sem nenhum pudor !
** Acorda Brasil , a exemplo da Alemanha, estava na hora de nós derrubarmos alguma coisa por aqui ! **





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails