outubro 05, 2014

reciclagem gourmet

Nunca achei certo haver desperdício de nada e, jogar fora comida é algo que realmente me incomoda.
Detesto ver pessoas colocando comida no prato muito além do que o suficiente para se saciar e, simplesmente jogar no lixo a sobra.
Ao contrário de muito gente  que conheço, não acho vergonha nenhuma guardar as sobras da panela para inventar outros pratos. Tem muita coisa que se pode fazer com sobras da refeição e, mesmo não sendo um hábito, tenho certeza que muitos  fazem  isso ao menos nas festas de final de ano.

Tenho uma amiga que usa as sobras do pernil para fazer um sanduíche de carne louca que é o maior sucesso entre os carnívoros de plantão. E, a materia prima da iguaria é o que sobrar do assado feito para o dia de festa. 
Eu costumo aproveitar sobras de bolo para fazer os 'cakepops' , um pirulito feito de bolo esfarelado , amassado em porções e espetado em palito e banhado em chocolate... gostoso!

via

Resolvi transformar umas sobras da geladeira em patê , fiz duas pastinhas aproveitando um filé de frango grelhado que sobrou do almoço do namorado, juntei um pouquinho de maionese,  temperos, salsinha, creme de leite que havia sobrado do pudim da semana passada e, passei no mixer. Pronto, uma pasta de frango no capricho !


Nota: não há quantidade de ingredientes para a receita, apenas juntei as sobras que eu tinha e que achei que combinavam com o filé de frango. 
E, como eu também sou filha de Deus, fiz um patê para mim também, já que não como carne. Juntei alguns pedaços de queijo que não davam para muita coisa mas, juntos renderam uma bela receita.

Peguei duas fatias de queijo muçarela e 'desconstruí'  colocando em, uma frigideira com um fundinho de água para ferver. Engraçado o que acontece, mas como o queijo tem gordura, ele quando fervido não se mistura na água mas, amolece sem grudar na panela. Separei o queijo derretido da água, coloquei a massa de muçarela no mixer com um pedacinho de queijo de cabra, orégano, umas duas colheres de requeijão que estava no fim e, leite para dar a consistência ao patê.


Coisas simples de fazer considerando que, voce só precisa combinar os ingredientes e aproveitar as sobras, não acha? 
E, para encerrar essa publicação gourmet , vou deixar uma dica para aquelas pessoas que gostam de queijo com capa de mofo.
Mas, eu sei que, quem consome queijos assim são aquelas pessoas que, no minimo apreciam queijos de qualquer tipo ... minha irmã , por exemplo, não sendo fã de queijos, não gosta nem de muçarela, só come na pizza.
Os queijos com casca de mofo não são meus preferidos, por isso mesmo não conheço muitos, quando compro costumo ter o brie ou o camembert , queijos da mesma família, feitos de leite de vaca , de massa mole e cobertos por capa de mofo branco.
Esse final de semana conheci um novo queijo com casca de mofo. Vou deixar a dica aqui para os apreciadores que, normalmente se mantém nos queijos feitos de leite de vaca.
O Chabichou é um queijo feito exclusivamente de leite de cabra mas, eu ainda não conhecia. Na verdade já tinha visto o tipo chabichou nas prateleiras junto com o  tipo feta, que é meu queijo preferido no mundo dos queijos mas, não havia provado ainda.
O preço não é muito diferente do feta porém, a minha surpresa foi grande quando abri a embalagem, nunca imaginei que era do tipo casca de mofo. A massa é extremamente cremosa, tem um sabor azedinho do feta mas, a cobertura de mofo é para os fortes !
Sabor muito acentuado na casca , é para aqueles que realmente gostam de um queijo mofado. Se voce é um desses , recomendo !



2 comentários:

  1. Tin, não conheço esse queijo e achei graça do nome! :D
    Sobras para mim é o que fica no prato. Quando vou para a cozinha, sempre dobro a receita e congelo o que sobra. Assim sempre tenho alguma coisa no freezer para a hora da pressa - Não gosto de comprar alimentos congelados industrializados.
    O Brasileiro joga muita coisa no lixo que poderia ser reaproveitada. Em casa, a segunda-feira é o dia da sobra - é o dia de organizar a geladeira da bagunça do final de semana. O ruim de reciclar receitas, é que quando fica bom e você quer comer de novo, não lembra mais os ingredientes :D
    Feliz dia das crianças!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. ahaha... também achei engraçado quando vi a primeira vez.
    Concordo Luma, brasileiro é estragão e não sabe cuidar das coisas que tem, nem mesmo da comida.
    Acho que vou fazer assim como voce, vou eleger um dia para organizar e reciclar as coisas da geladeira, boa ideia!
    Feliz dia das crianças, que a Mãe te cuide assim como de sua família!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails