junho 13, 2014

Ouro para o bem do Brasil

Cinquenta anos passados e, eu nem era nascida. Foi mais uma para a lista crescente  da indignação.
E, esta é a publicação que eu havia mencionado na publicação anterior, mais um momento da história de nosso País, daqueles que, como em um passe de mágica, somem com nosso dinheiro!

Ouro para o bem do Brasil !

Esse é o nome de mais um golpe que nosso povo tomou, há cinquenta anos atrás quando, em mais um dos muitos tempos difíceis onde a inflação nos engolia e o Poder do país estava uma zona, Assis Chateaubriand , que comandava o grupo de mídia Diários e Emissoras associadas, lançou uma campanha para que os Brasileiros ajudassem o país a sair da crise.
A proposta, era para que a população doasse jóias em Ouro, contribuindo para que os cofres publicos fossem abastecidos e, tirassem o país da crise.
Aconteceu em 1964 após a crise política que levou os militares ao poder. Com chamadas no rádio, televisão e reportagens pelos jornais , a população se mobilizou para aquele que seria mais um “ato de cidadania”.
As pessoas doavam suas jóias e, até dinheiro ... os casais que doassem suas alianças de casamento receberiam de volta simbólicas alianças de metal e um diploma com os dizeres: 
“Doei ouro para o bem do Brasil” .



Olha o tamanho dessa sacanagem!

Essa 'campanha' foi inspirada na Revolução Constitucionalista de 1932, onde o povo paulista contribuiu com “Ouro para o bem de São Paulo”. Porém, na época de São Paulo o que aconteceu foi a criação de uma moeda própria que valia no estado durante o boicote comercial ocorrido no governo de Getúlio  Vargas e, depois do fim da revolução,  o ouro que arrecadaram financiou a construção de um prédio no centro da cidade , que existe ainda nos dias atuais, na Rua Álvares Penteado, 23.

Já no caso do Ouro para o bem do Brasil, as coisas foram diferentes.
Os meios de comunicação comandados por Chatô incentivavam as pessoas a fazer doações dizendo para o povo que, eram os 'legionários da democracia' . 
Em 13 de junho de 1964, apresentaram um balanço parcial da campanha informando que mais de 400 quilos de ouro e cerca de meio bilhão de cruzeiros haviam sido doados pelo povo e por autoridades civis e militares e, que posteriormente o valor seria entregue ao presidente da república , marechal Castello Branco.
 Famílias doaram seus pertences, desde as mais modestas até as mais ricas, foram depositados cheques, houvera doação de carros pela indústria automobilística ... foi recolhido uma grande soma.

Os canais de TV transmitiam os acontecimentos , mas por incrível que pareça, não existem arquivos de nada disso. 
Eu soube da existência dessa campanha através de um senhor de 80 anos, meu amigo.  Durante uma conversa sobre a situação de nossos dias atuais, mencionou o ocorrido , da qual eu não tinha conhecimento até aquele momento. Ele me contou  que havia doado as alianças de casamento para o Bem do Brasil !

Lógico que foi mais um golpe porque, mesmo que doassem tudo que tinham, não seria o suficiente para tirar o país do buraco, nem tão pouco pagar dividas do país  então a campanha não foi adiante, não houve registro do total arrecadado e, para variar, o dinheiro SUMIU!
Não há registros, não se sabe quem ficou com as doações.


Foi só mais um grande assalto que o povo Brasileiro sofreu ao longo dos anos. E, agora de forma diferente, porém com o mesmo objetivo, os cofres públicos estão sendo esvaziados e, nós não sabemos o paradeiro de todo o dinheiro público.
Pois, quem não sabe do gasto bilionário para a realização da Copa do Mundo 2014? 
Todos sabem , mas voce saberia dizer se o que se fez custou mesmo o que se gastou?
(pausa para pensar e refletir , caso voce ainda não tenha feito isso ao menos uma vez)

A Copa já começou, o brasileiro já se animou, os nossos atletas não tem culpa e, devem ser incentivados sim, mas o povo tem que saber separar as coisas.
Copa do Mundo é Copa do Mundo, eleições são eleições. 
As semelhanças nos acontecimentos entre passado e presente nos alertam para o perigo.
Não podemos continuar assim porque o barco esta visivelmente afundando! 

Se nossos atletas chegarem a final como o time campeão, será por mérito deles, não mérito do governo , nem da atual presidência ( ou presidência passada).
Como vi escrito por ai: espero que toda essa gente 'amarela' que estou vendo hoje seja um sinal de que o povo esta amadurecendo para as Eleições. 




Um comentário:

  1. Olá Cintia. Meu tema de monografia na Universidade Federal de Santa Catarina foi analisando essa campanha. Sendo o meu o primeiro trabalho historiografico acerca, analisei os jornais do período para fazer um panorama geral sobre a campanha em todo o Brasil (principalmente em São Paulo, por ter tido inicio lá). Na capital paulista, teve inicio no dia 13 de maio e durou até o dia 9 de julho. 2 bilhoes de cruzeiros e mais de 1200 quilos de ouro apenas no estado paulista. Caso se interessar posso lhe passar meu trabalho. Abracos

    Att
    Éderson Schmitt

    (to usando a conta de um amigo)

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails