maio 09, 2014

aparelhos personalizados (falsos)

Adolescência é uma fase onde o ser humano expressa sua inaptidão racional ao máximo.

Esse negócio de modinha e sorriso colorido é a cara dessa gente. Mas daí voce pergunta para um idiota desses, por que voce usa isso?
Resposta: porque é moda.
E a gente estuda tanto pra ser profissional da saúde bucal! 



Claro que o infeliz não tem nem ideia que, esta pondo em risco a saúde da própria boca e, esses dentes que ele enche de porcarias por causa de uma 'moda' , amanhã podem nem estar mais ali.

Os aparelhos personalizados são um conjunto de peças coladas aos dentes e são unidas por elásticos ou fios coloridos , que estão sendo vendidos  de forma 'pirata' e até instalados por pessoas não autorizadas , em adolescentes que seguem a 'modinha' criada pelos 'funkeiros' . 



Essa prática é ilegal e pode  causar problemas de mastigação, articulares , retração na gengiva, perda óssea e até mesmo a perda dos dentes. 


Aparelho falso, a raiz saiu da gengiva e houve a perda do dente .

Os  adolescentes da periferia de São Paulo, adeptos da moda do sorriso colorido, estão colocando em risco a saúde de seu dentes usando aparelhos como acessório. A coisa está tão preocupante que o CROSP , Conselho Regional de Odontologia de São Paulo , resolveu fazer uma campanha de orientação e, paralelo a isso, estão estudando formas de lei para proibir a venda desses materiais ortodônticos para pessoas que não sejam profissionais da saúde bucal.

Fato é que, ao colar as peças nos dentes, ou colocar os elásticos e fios sem o devido conhecimento, cria-se uma  pressão constante nos dentes que, os tira do lugar, do eixo e, abala sua sustentação nas gengivas, como foi o caso ilustrado na foto acima.

O uso indevido do aparelho trará sequelas e, o que era um sorriso colorido, rapidinho vai virar um sorriso banguela. 
Os 'MCs' da vida tem dinheiro para tratar os próprios dentes , ou o que sobrar deles caso aconteça o pior. Já voce ... 







2 comentários:

  1. Se bem percebi os adolescentes estão usando isso apenas como adorno, sem ser para corrigir alguma má formação dos dentes?...
    Aqui, em Portugal esses aparelhos coloridos também estiveram na moda, mas eram usados para fazer correções dentárias, acho eu...
    Parabéns por mais este artigo interessante sobre dentição que pode e deve servir de alerta para possíveis prejuízos para a saúde.
    Beijinho e uma boa semana!
    José Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu amigo, seria essa a ideia mas, o problema é que eles não estão indo ao dentista que tem o conhecimento para instalar o aparelho e fazer então o uso dos dispositivos coloridos para 'brincar' com a moda. São adolescentes , digamos assim, sem muita orientação e, alguns nem sabem dos riscos que correm. Vão aos vendedores ilegais e compram as coisas e colocam eles mesmos o aparelho nos dentes usando algum tipo de cola de contato!... absurdo

      beijinho e boa semana meu amigo!

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails