abril 14, 2014

o mal da melamina

Estava procurando algumas peças de louças novas para meu ' lar doce lar ' , motivada por essa onda de positivismo e alegria por agora ter uma casinha minha quando, caí na real:  louças são coisas caras!
Adquirir peças bonitas e funcionais não é fácil. Uma peça em porcelana pode custar várias notas do seu dinheirinho.  Por exemplo uma dessas mini cumbucas para petiscos e degustação  custam em torno de 7 / 8 reais ou mais!
Fala sério... não acomoda nem meia dúzia de azeitonas, como pode custar isso?
E, esse é o preço de uma única peça, imagine se voce quiser comprar no mínimo meia dúzia? 

via
Quando voce vê os preços, acaba desistindo da porcelana e, começa a pensar de maneira mais modesta ... quem sabe um acrílico ou coisa parecida.
Ando vendo muitas peças bonitas em um material  mais em conta. Além de cores bonitas e muitos desenhos e padrões,  preço melhor, e não se parecer com plástico porque tem um brilho bonito, ela esta em todos os lugares,  o que torna a peça uma alternativa interessante.
Seu nome: MELAMINA.


via

A melamina  invadiu nosso país, voce encontra em qualquer  loja.
Mas, nem tudo que reluz é ouro!
Pesquisando sobre o material, e foi por acaso (confesso! ) , vi que apesar de todo charme , isso incluí o preço atrativo e também o visual , o material não é nada bom pois ele é TÓXICO!
Acredito que a maioria de voces não tinha a menor ideia sobre esse fato.
Veja o que já se sabe sobre a melamina e que não vem escrito na embalagem do produto:

Melamina é uma substância alcalina, considerada um trímero da cianamida, com 66% de sua massa composta de nitrogênio.
É usada na fabricação de plásticos (com formol) e produtos antichama (pois libera nitrogênio quando aquecida, propriedade compartilhada por outro composto relacionado, a dicianodiamida ou cianoguanidina). 

Também é produzida como metabólito após a ingestão de ciromazina, um composto usado como pesticida.
Infelizmente, também é usada para adulterar testes por conteúdo de proteínas (quando dosadas por nitrogênio), em alguns produtos alimentícios. O produto é diluído e a melamina adicionada para "repor" o nitrogênio da proteína, porém sem valor alimentício.

 Dizem que a China irá conquistar o mundo , e eu não desacredito. Afinal, se voce olhar as etiquetas dos produtos que temos em casa, quase tudo é fabricado na China.

Sobre a ração animal, tenho um pensamento que muitas marcas devem utilizar esse recurso pois, nos últimos anos vem crescendo assustadoramente o número de animais com câncer e falência de orgãos. Em minha opinião, tudo por razão dos componentes das rações. Depois de saber disso, agora tenho  certeza sobre minhas suspeitas.
* Para quem não sabe, há mais de 20 anos sou criadora de cães da raça collie pelo canil Fairieland e, protetora independende de cães  de rua. 
Inclusive, em uma ocasião dessas, conversando com uma criadora americana, quando eu disse a ela que costumava usar a ração Eukanuba para meus cães filhotes , desde o desmame até pelo menos aos 8 meses, ela realmente me criticou. Eu confesso que não entendi nada, afinal a tal ração em questão é conhecida mundialmente e famosa por ser considerada uma das melhores rações para cães, e certamente uma das mais caras. Sempre foi uma das mais caras encontradas aqui no Brasil.
Mas, os criadores americanos (meus amigos) ,falando nada bem dela , eu já fiquei preocupada. Aí eles me  disseram que a ração dessa  marca que estava sendo consumida nos Estados Unidos da America era de fabricação Chinesa e estava contaminada. Na época não entendi a razão desse comentário mas, hoje sei que, foi encontrado no produto a melamina. 

Mas, voltando as louças e utensílios, essas peças  que podem ser tão charmosas e bonitinhas, não são mais tão interessantes  assim, concorda?

via
E, agora parando para pensar, vi que muitas das peças são pratos, copos, talheres e potinhos decorados para uso infantil.
Pesquisas feitas  apontam o produto como altamente tóxico porque liberam partículas de nitrogênio, principalmente quando aquecidas, por isso elas costumam vir com o aviso de que  não devem ir ao micro-ondas. O produto pode ser tóxico mesmo sem ser aquecido. O próprio manuseio e limpeza podem 'desgastar' as peças liberando as toxinas , essas se acumulam nos rins , trazendo o risco de câncer e falência, o que pode fazer com que uma pessoa tenha que se submeter a hemodiálise, e isso é para o resto da vida.

E, quanto aos fabricantes de louças e utensílios em malemina, sabemos que os Chineses lideram.
Não sei se irão conquistar o mundo mas, se continuar assim, certamente irão acabar com ele.
Se voce, assim como eu , não sabia sobre os malefícios dos produtos fabricados em melamina, fica a dica para que voce pesquise e tire suas próprias conclusões. Eu vou continuar na esperança de montar minha cozinha degustação em porcelana, aos poucos eu chego lá.
Muitas vezes, o barato saí caro!






13 comentários:

  1. Poxa, comprei 16 pratos melamina q estavam sendo vendidos por 0,50 centavos... geral comprando numa famosa rua do Rio de Janeiro, mas desconfiei que algo estaria errado nesse produto. Não comprei para uso diário, nem curto pratos plásticos no dia a dia, prefiro tudo de vidro, ainda mais q eu já sabia dessa contaminação por aquecimento, mas comprei pra usar quando tivesse algum almoço ou jantar com muitos convidados e não pra usar no dia a dia... será q usá-los em coisa de uma vez no ano faz algum mal?

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone!
    Então, não tenho certeza mas, sabe que acho que não... não deve ser prejudicial usando tão pouco.
    Assim esperamos! ..rs

    Bj pra vc e obrigada por passar por aqui. ;)

    ResponderExcluir
  3. Produtos para casa feitos de melamina não são prejudiciais a saúde, oque faz mal é ingerir a melamina, a não ser uma criança ou um animal de estimação que colocam quase tudo oque vêm na boca, dificilmente verá um adulto tentando ingerir este composto, a melamina esta presente em tecnicamente 100% dos lares no mundo, pois esta em praticamente todos os objetos plásticos e acrílicos, fora que os orgãos regulamentadores InMetro e Anvisa não autorizam a comercialização de NADA que possa oferecer se quer o menor risco a saúde, em relação á procedencia, a China é sim o país líder no segmento, porém isso não importa oque realmente importa é a qualidade, durabilidade, preço e segurança dos produtos. Repetindo a Melamina NÃO É PREJUDICIAL Á SAÚDE, desde que não seja ingerida, pois sua composição não é liberada no ar, não oxida e não "solta" em contato com as mãos.

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria esta muito equivocada, Melamina em objetos para o lar não fazem mal á saúde, não são prejudiciais, apenas tem impactos aos seres humanos se ingerida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Foi voce que escreveu o comentário de cima também?
      Então, sinceramente não saberia dizer, o que encontrei como fonte de pesquisa diz que é prejudicial e, dizem expressamente para que o produto não vá ao microondas porque liberaria toxinas.
      Mas, aproveitando sua participação , voce tem algum artigo que voce poderia indicar com embasamento para dizer o contrário?
      Obrigada !

      * Gostaria mesmo que não houvesse problema, as peças são bonitas !

      Excluir
    2. Bom dia a todos ! Creio que as pessoas devem se preocupar sim, sem problemas isso é normal e até natural, mas ao pesquisar, saber separar o que é ingerido ou UTILIZADO, são 2 coisas completamentes dferentes...a matéria prima é realmente prejudicial a saude se nao for respeitada as devidas formas de manuseio...
      http://www.sciencelab.com/xMSDS-Melamine-9924600
      Entretanto, ela pronta no final, se for obedecida a simples recomendação de não colocar no microondas para aquecer acima de 115graus, ela se torna um utensilio de uso normal como a maioria dos plásticos...(voces sabem que pra fazer plásticos e tupperwares que todos colocam na geladeira, o mesmo va petróleo na produção..sabe disso né ?)
      Portanto, acho que antes de acreditar em tudo que dizem na net, a melhor coisa é descobrir se o fornecedor que vende a mercadoria tem um histórico de confiança e um produto de qualidade...
      Acho que assim é melhor e mais justo...

      Excluir
    3. Concordo com você... mas, falando bem claramente, as informações e alertas deveriam ser publicados na embalagem, com letras grandes e com algum símbolo em cor vermelha , fácil de visualizar, porque os desenhos em relevo no fundo do plástico não chamam a atenção das pessoas.

      Excluir
  5. http://www.365saude.com.br/pt-family-health/pt-childrens-health/1009112977.html

    ResponderExcluir
  6. médicos falando mau da melamina

    ResponderExcluir
  7. Foi o que eu soube também Ana Paula , obrigada por participar! :)

    ResponderExcluir
  8. O Babaca do anônimo deve ser algum representante das porcarias.

    ResponderExcluir
  9. http://www.abcdebeleza.com.br/dicas-2/os-perigos-das-loucas-e-utensilios-de-melamina/

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails