março 19, 2014

TOP 5

Vamos falar de guloseima outra vez? =D

Queijolatra assumida , por mim comeria queijo todos os dias. Uma pena que o produto não pode ser considerado 'cesta básica' e, acaba sendo caro.

Mas, entre uma muçarela e outra, sempre tem espaço para um queijinho mais nobre.
E, minha experiencia com queijos, que não é muita, já me rendeu algum aprendizado, veja voce!

A começar por gramática...rs, é isso mesmo!
Voce deve ter notado que escrevi muçarela com Ç , o que pode parecer estranho mas,  é assim mesmo que se escreve.
Queijo de origem Italiana, lá escreve-se mozzarella  com  ZZ mas, como na língua Portuguesa Brasileira não existe palavras com essa repetição, ortograficamente falando , esta errado e, os ZZ então são trocados por Ç.
Todas as palavras Italianas com ZZ em portugues ficam com Ç.

Outra coisa que aprendi é, para servir queijo, seja de que tipo for, o ideal é ter o acompanhamento de:

- algum tipo de pão
- algum tipo de fruta
- algo crocante como algum tipo de nóz
- e o tipo certo de vinho para combinar com o queijo e os acompanhamentos escolhidos

Tem lógica né?
A questão ai não é aleatória , tudo tem que ser pensado para casar bem. E, é de bom tom identificar os queijos servidos, porque queijo não é tudo igual só porque é feito de leite.
Então, voce que, como eu não é expert mas, aprecia muito comer queijo, é só treinar o paladar ...
Em um momento desses de extremo prazer à mesa, resolvi eleger meus 5 queijos preferidos e, o mais engraçado foi perceber que eu fui de um extremo ao outro, do mais pobrinho ou mais metidos deles porém, todos são delíciosos para mim.

Contagem regressiva...

* 5 - Requeijão de copinho ( meu preferido é da marca Vigor , gosto da cremosidade dele do sabor de leite) e Cream Chesse ( meu preferido é da marca Polengui, salgadinho na medida certa, acho bem saboroso ) Coloco juntos porque são queijos cremosos, quase a mesma coisa né?...rs

* 4 -Queijo Mascarpone ( queijo de origem Italiana , doce. É usado para fabricar sobremesas, inclusive o famoso doce Italiano tiramisu )

* 3 -  Queijo Meia Cura ( gosto desse queijo tipicamente Brasileiro, nem mole ... nem duro, e no pão de queijo que amo fica divino! )
via

* 2 -  Queijo Gruyère ( Suiço, delícia de queijinho ... deixa eu contar pra voce, tive a oportunidade de visitar a Village de Gruyère  quando estive na Suiça e,  não vi 1 queijo à venda sequer por lá ... na verdade, não senti nem o cheiro! Não é estranho? ) 

* 1 - Queijo Feta ( de origem Grega, na verdade, queijo de leite de cabra, ou ovelha. Delíciosamente azedinho, é sem dúvida meu Top Queijo! )



Me deu água na boca só de fazer essa publicação. Delícia!
E, só para lembrar, todo e qualquer queijo sempre fica mais gostoso quando degustado na companhia de outras pessoas. Bom Apetite! 





4 comentários:

  1. Oi Cintia,
    Eu sou ovo-lacto-vegetariana e adoro queijos!!!
    Bjs e um ótimo meio de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, olha isso, tirando o ovo que não sou chegada os outros dois eu tô com voce!
      Beijos e bom final de semana para vc ( atrasei um pouquinho pra responder né?...rs, desculpa! )

      ;D

      Excluir
  2. Oi, Cintia!
    Adoro todos os queijos que tem o "mofinho" branco e também o Gorgonzola, apesar de ser fedido. Evito consumir por causa do alto teor de gordura. Em casa não pode faltar queijo parmesão e ricota. Às vezes faço requeijão em casa. No final de semana que passou fiz pão de queijo e usei o "Queijo do Serro" que é muito parecido com os queijos da Serra da Canastra.
    Olha o que está escrito na wikipédia:
    "Embora a origem da palavra seja italiana, tem grafia diferente em Portugal e Brasil. No Brasil, embora seja popularmente escrito como mussarela, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou "mozarela" (Houaiss, Aurélio). No Dicionário da Academia Brasileira de Letras,2 constam as formas mozarela, muçarela e muzarela"
    E agora, qual usar? (rs*) O meu corretor ortográfico somente não identifica "muzarela".
    Ah, adoro pera com vinho e queijo! Uma coisa que fica bacana para você montar uma mesa de queijos e vinhos é colocar uva rubi no congelador, até ela endurecer. Quando sai ela fica com aspecto maravilhoso e o gosto azedinho, tipo sorvetinho. Muito bom! (Minha invenção) Adoro fazer isso quando vou assistir um filme.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Luma, nunca provei pera ao vinho com queijo, só sem ele... nem sei como usar o queijo nessa mistura, seria o branco (minas padrão)?
      E, vou experimentar essa uvinha gelada ai, parece boa!

      Então, várias adaptações para 'muçarela' ...são tantas que até as erradas são permitidas porque são popularizadas e, isso sempre funciona...rs
      Ou seja, escolhe teu jeito mas, eu ainda fico com a 'Ç' porque segundo sei, todas as outras palavras Italianas escritas com ZZ em portugues fica com Ç , veja exemplos:

      carrozza = carroça
      razza = raça
      piazza = praça

      Acho mesmo que, a ortografia correta então seria o muçarela com Ç.
      Bom final de semana amiga, beijos!

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails