fevereiro 19, 2014

legging e sua história

Pois é, nunca escrevi sobre moda...

Voce conhece a 'legging'?
A calça é curinga de seu armário e te salva de não saber o que usar... então claro, voce conhece!

A primeira calça legging dos dias atuais, surgiu nos anos 80, inicialmente eram  roupas de ginástica que foram tomando espaço na moda de rua.
O termo legging se refere a um tipo de roupa colante que cobre as pernas.

Mas, anteriormente a nosso período, as leggings usadas eram peças separadas para cada perna.
Na história , temos exemplos de leggings datadas  à partir do século 13 na Europa e, eram peças usadas por homens. Sobre muitas formas de leggings, os homens as usavam desde o período da Renascença e, por muitos povos depois disso, incluindo nativos, como os Highlands Escoceses e os Índios nativos Americanos.


via

Podemos dizer que a próxima parada da legging foi o balé.  Homens continuam usando a peça desde sempre para suas performances.

via
A legging que me recordo, era usada para a prática de ginástica e exercícios. Nos anos 80 a peça foi imortalizada por Jane Fonda. Ela gravou vários videos -aula e, neles aparecia usando várias delas. As usava juntamente com polainas e collant , ou seja uma calça de material elástico com alças que se encaixavam nos pés ( essa  também conhecida como fuseau, do francês - calça justa e afunilada ), canelas cobertas com meias longas, volumosas e sem pé e, por cima das calças um maiô que, não era para nadar!


Fora do circuíto esportivo, a legging ganhou as ruas com força total quando Madonna, como uma virgem, apareceu usando as calças cobertas com camisetas super longas ou saias.
*Aliás, já naquela época , a diva dava uma dica muito importante no uso da peça: cobrir a região da pélvis e das nádegas pode ser a melhor coisa a se fazer para usar essa calça   ...
( para quem usa, é claro! )

via
Nos anos 90, a legging voltou a reinar nos templos de culto ao corpo mas, dessa vez, na altura das canelas.
Eu mesma já usei muita legging nessa época. No começo dos anos 90 eu treinava diariamente pois, participava de um equipe de ginástica aeróbica de competição amadora. A equipe era do circuito amador mas, treinavamos sério. Enquanto eu não era vegetariana, comi muito frango cozido, batatas cozidas e uvas passas para ganhar energia sem consumir gorduras. Portanto, cabia bem naquelas roupas mas, não me recordo de usar leggings fora de lá. Na verdade nunca gostei.
Mas se tratando de exercícios, as leggings estão lá até hoje, em variados estilos e tamanhos, até os homens usam.

via

Essa semana, visitando o blog Tendências Simples da amiga de blogosfera, a Phil , vi uma publicação sobre o assunto e, a foto usada me chamou a atenção. Nela 5 ilustrações e regrinhas básicas  para usar a calça legging. Vou reproduzir, veja:

via
Como já falei pra ela, por mim só precisava de uma única regra: * regra 1 - não usar legging.  =D
Mas, como disse ela, é uma questão de gosto. 

Então, se voce gosta, pelo amor de Deus, aprenda com os exemplos da foto ...usa mas, tenha bom senso. Pense nessas regras quando for usar legging nas ruas. Siga as regras e me poupe de ver coisas assim, por favor?

via
* Essa me deu susto e, a outra também!

via

E, para voce que ficou na dúvida ... existe jeans skinny, sabe?  Isso skinny ( magrelo) jeans sequinho , que voce usa igual a legging mas, que só tem uma regra: caber em voce.
É isso, bloguinho da Tin , falando de moda , deixando as dicas e contando a história .





Um comentário:

  1. Olá Cintia,
    Adorei de paixão o seu post, a sério curiosidades super interessantes :)
    Muito obrigada pela citação.
    Quanto ao facto de a Zara ser diferente no brasil é muito interessante como lojas iguais ocupam espaços diferentes nos diferentes paises :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails