fevereiro 26, 2014

Fada verde

Então, alguém me ofereceu um drink ... - 'absinto' ?

Toda vez que alguém fala nessa bebida, eu lembro da primeira ( e única ) vez em que provei absinto.
Foi justamente na Suiça, a terra que começou a produção da bebida em larga escala.
Ou seja, provei uma bebida na origem !

A bebida que, inicialmente era feita de ervas embebida em vinho , era usada na Grécia antiga como medicamento.  A erva absinto (artemisia absinthium)  era misturada a bebida e, as pessoas usavam para tudo, seja por seu efeito curativo ou simplesmente para 'encher a cara ' mesmo e esquecer as outras dores, era tão utilizada que, ficou conhecida como " o remédio para todas as doenças ".
Ao longo dos séculos, ela foi sendo utilizada como remédio e, um médico Francês fez  a adição de algumas outras ervas à receita original até que um Suiço chamado Daniel Henri Dubied , o Major Dubied comprou a 'receita' do remédio desse tal médico e começou a produzir em grande quantidade o que conhecemos como Absinto, a bebida da fada verde.


Dizem que é uma bebida alucinógena, por isso dizem que voce vê fadas e, nesse caso fada verde por ser o absinto uma bebida de uma cor verde intensa. 
Existem algumas variações de tonalidade nas bebidas, principalmente as fabricadas na Suiça, e isso se deve a clorofila das ervas que são usadas na fabricação.
Não sou conhecedora de bebidas, isso é apenas história.
Sei que o absinto é um destilado de alto teor alcoólico e, existe uma substância psicoativa encontrada nessas ervas que são usadas em sua fabricação, a Tujona.
Talvez a mistura das duas coisas ajudem voce a encontrar a tal fada.  =D

Vou falar pra voce, não vi fada verde nenhuma ... não fiquei doída nem nada mas, eu tomei apenas uma dose bem servida. Se gostei?... não.
Na verdade, detestei. Ao meu paladar, tinha mesmo gosto de remédio, mais parecido com ' novalgina' (dipirona).
O que  tive mesmo foi um grande mal estar , tontura e dor de estômago ... queda de pressão, quase desmaie!
E, pra nunca mais!  Credo, achei horrível.

De qualquer forma, a bebida é uma curiosidade no mundo todo, quem bebeu e gostou , quer mais. Quem não bebeu , quer beber.
Acho que sou uma das poucas pessoas que não gosta de absinto, ou pelo menos uma das poucas que admite isso. Porque tomar absinto , tem lá o seu 'glamour' ...
Existem até lojas especializadas no produto em alguns lugares do mundo, como essa por exemplo, em Praga, que até sorvete tem. No minimo um lugar para se conhecer, com certeza deve ser bem interessante.



Então fica aqui a minha sincera dica: é forte, é bonita, tem um 'quê' de proíbido e, tem gosto de dipirona... rs
Esse video à seguir é bem bonito e, mostra o ritual do servir absinto. A curiosidade do torrão de açúcar é bem interessante, ele não é exatamente para adoçar a bebida como se imagina. Na verdade, o açúcar quando se mistura a bebida, deixa a cor verde meio turva e, isso é o que se espera do absinto, ou seja , há a prova da autenticidade do mesmo. Se não turvar, é possível que voce esteja bebendo vodka com corante verde =P


Absinthe por n-adar



5 comentários:

  1. Eu não gosto de absinto :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce também acha que ele tem gosto de dipirona Phil?
      Meus amigos dizem que eu sou louca...rs , na verdade dizem que é uma delícia... 'urgh' ...rs

      Excluir
  2. Oi, Cintia!
    Essa bebida já esteve em casa e eu fiquei com medo de tomar por causa do alto teor alcoolico, mas não sabia sobre as fadas... rs. Acho que nunca vou tomar por causa da minha pressão. Quando ao gosto... Qual bebida alcoolica é gostosa?
    Eu só tomo vinho e tem de ser seco. Nada de docinhos!! (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma! :)

      é verdade, inclusive o absinto é chamado de fada verde mesmo... mas, como eu não vi fada nenhuma, não achei graça.
      Ultimamente tenho vontade de tomar margarita frozen, nunca tomei e ganhei uma garrafa de tequila de um amigo mexicano. Pensei em testar... sei lá.
      Também não costumo beber mas, sim eu gosto de alguns vinhos e de mojito. Só que sou fraquinha pra álcool ...
      beijos! ;)

      Excluir
  3. Olá, Cintia!
    Confesso que não dispenso um copo ou dois de vinho tinto à refeição, mas não sou muito apreciador de outras bebidas alcoólicas, embora tenha recentemente feito uma destilação de medronhos, um fruto silvestre que acho que não existe no Brasil e que dá uma excelente aguardente. Nunca provei nem conheço a bebida de que fala e só o nome parece um pouco assustador, mas espero que se faz ver fadas, ao menos que sejam fadas boas, sejam elas verdes ou vermelhas!

    Penso que a amiga não é muito apreciadora do Carnaval e, gostando ou não, desejo que passe este período com muito boa disposição.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails