janeiro 13, 2014

planejamento da obra

E nem comecei ainda mas , já tenho problemas ... quem diria!

A casinha é antiga, e na época em que foi construída, o comum eram os medidores de energia elétrica e água dentro do quintal. Só que naquela época e, até uns 25 anos atrás, tinhamos nossas casas muito mais fáceis e abertas do que hoje em dia, quer dizer, ladrão naquela época, a maioria de nós, só ouvia falar.
Hoje em dia, para nossa suposta segurança, as casas tem muros altos e temos portões fechados à chave !
Quando a casa é melhor, sinônimo de nosso status financeiro, temos cerca elétrica e câmeras de segurança.
Isso tudo modificou a maneira como, os trabalhadores das companhias elétrica e água, nos atendem. Na verdade, muitos deles não gostam de ter que chamar à sua porta e esperar que sejam atendidos para fazer a medição do consumo. O que facilita muito a vida de todos é ter os relógios marcadores virados para fora. Eles tiram as medidas do consumo sem que a gente veja a cara deles, o que eles devem preferir , acredito eu.

Então, para começar nossa reforma do imóvel, ficou decidido que a primeira coisa seria colocar esses medidores em outro local, atualizando a posição deles de maneira a facilitar o registro do consumo de água e luz , sem que alguém tenha que abrir portões . O primeiro que procurei saber como proceder foi do poste de luz ( vulgo relógio ) .



Parece tudo muito simples até aqui, não é mesmo?
Mas então , começaram os problemas quando fui pesquisar preços de uma nova caixa de luz. Assim, eu não fazia a menor ideia que, o que determina o modelo da caixa é, o número de tomadas da casa, os eletrodomésticos que são ligados nelas e, o número de chuveiros em uso.
Depois, não é apenas uma caixa de luz, voce precisa de outras coisas para colocar seu medidor em novo local, como um novo poste e caixa de inspeção (?) e aterro e...etc.
Já me perdi nas informações porque sei que, para resolver tudo isso, tenho que conversar com um eletricista. Mas como ainda não tenho um, tentei pegar informações mais precisas sobre o que tenho que comprar nesse 'kit' luz  na própria companhia elétrica que atende em São Paulo e, já fiquei chateada. Eles não me atenderam ao telefone, fiquei vários minutos na espera ... eles não tem nada mais preciso no site para informar e, para ajudar o tal chat online não funciona. Pelo menos não funcionou pra mim!
E, agora chego a conclusão que, se eu quiser saber mais sobre o assunto, terei que fazer uma visita a uma das agências de atendimento e  perder horas em filas!
E,  se voce vai passar por isso também, não deixe de pedir toda a informação sobre o que é necessário porque uma coisa eu já soube, caso sua instalação não atenda ao critério deles, além de não ser aprovado e voce não conseguir ligar sua energia elétrica logo, voce ainda paga por cada visita deles, excluindo-se a primeira que é grátis. 
Quanta gentileza!

Lar Doce Lar




2 comentários:

  1. Olá querida amiga.

    Apesar de vivermos tão longe e em hemisférios diferentes, a sua descrição adapta-se perfeitamente ao que se passa aqui em Portugal. Os funcionários da Companhia de eletricidade chegam a qualquer hora, sem avisar previamente, para fazer a leitura do contador pensando que as pessoas têm que estar sempre em casa à espera deles. E para resolver qualquer problema é uma burocracia que nem aí no Brasil!...

    Se tivesse possibilidades montava painéis solares para produção de energia e mandava a Companhia à fava, mas como não tenho, vamos aguentando.

    Não sei se no Brasil se passa o mesmo, mas aqui a fatura da eletricidade vem
    aumentada com um sem número de impostos e taxas que até faz arrepiar e se alguém se atrasa no pagamento é logo ameaçado de ficar às escuras!
    Tenha uma semana feliz.

    José Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo!
      É basicamente igual penso que companhias elétricas são as mesmas no mundo todo... temos as taxas cobradas mais impostos mais atualizações monetárias e... um montão de dinheiro pra pagar no final das contas! E sim, não permitem atraso por mais de alguns dias após vencimento, senão cortam o fornecimento mesmo, aliás que a ameça já vem na conta...ahaha, " sujeito a corte" .
      Ótima semana para todos por ai, beijinho.

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails