setembro 22, 2013

Tenha uma primavera abençoada







9 comentários:

  1. Feliz primavera pra você, Queridona!!
    Ah, eu precisava te perguntar sobre comportamento e temperamento do Jack Russel Terrier. Acha que quem teve um Golden Retriever vai se adaptar a um JR?
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. feliz primavera Luma! =D

    E, eu preciso te dizer que , se voce tem muros altos e portas e portões que não se abrem fácil, voce se adapta a um JR.

    Mais , tem um detalhe, o jack é muito mais ativo que o Golden, é energia dobrada...rs
    Acho que vou escrever algo sobre como escolher seu cão, o que voce acha?

    beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. devo explicar um pouquinho melhor isso de temperamento e comportamento amanhã.. prometo!

      Excluir
  3. Como prometi, aqui vou eu: o JR é um terrier , e isso significa que ele esta sempre disposto para exercer seu trabalho, o que o torna um cão cheio de energia. Ele tem agilidade e boa índole, na essência é um caçador de pequenos animais. Eles foram desenvolvidos para tirar pequenos roedores das tocas, e muito disso permanece no DNA dos cães e mesmo não sendo um cão usado no trabalho, ainda assim ele vai querer cavar alguns buracos.
    Como eles tem muita energia e agilidade, tem muitos desses baixinhos que pulam portões e muros, o que dá uma certa preocupação mas, não é como se todo RJ tivesse molas nas patinhas...
    É tranquilo e alegre, ativo sem ser hiperativo, o bom é que não tem quase nenhuma manutenção de higiene, fácil de cuidar e manter.
    No mais ele é como qualquer cão, sendo bem educado não acho que voce vai ter dificuldades em se adaptar.
    Só para voce ter uma ideia melhor do JR no ponto de vista do criador da raça, veja o padrão oficial nesse link.

    http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo3/jackrusselterrier.pdf

    não tem muito mais o que eu posso dizer, não crio a raça e não tenho contato estreito, mas os que eu conheço são cães bem legais.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia!
      O que me atraiu nele é que ele não se parece com um cachorrinho de menina - o que agrada os meninos em casa - a fácil manutenção e ele ser bonitinho :)
      Moro em uma cobertura com espaço no terraço com plantas. Será que ele vai querer pular o muro que circunda o terraço ou destruir as plantas?
      Não quero ter em casa um cão destruidor - o golden aprendia tudo rápido e por isso a comparação ao lhe perguntar. Eu poderia ter outro golden, mas não queremos mais um cão grande em casa.
      Se conhece uma outra raça que poderia se adaptar à nossa família, gostaria de ter a sua indicação.
      Vou lá no link que indicou!
      Beijus,

      Excluir
    2. Então Luma, vamos por parte:
      Voce é mãe e sabe como é criança, tem que ter paciencia e ensinar e, ter paciencia e desculpar quando erra e ter paciencia ...
      então , não se deve esquecer que, filhote é criança e, por isso mesmo ele vai errar, acertar, estragar, tomar bronca e aprender ( no devido tempo ) e voce só tem que ter paciencia e não desistir .
      Os terriers são cães espertos, aprendem fácil, a única coisa que eu gostumo falar para as pessoas é que, como cão, ele aprenderia mais rapido se tudo fosse ensinado por outro cão. Entende essa lógica?
      Mas, sim ele vai aprender com voce , todo cão aprende , mas não dá para garantir que ele, antes de assimilar tudo que não se pode fazer, não vai estragar uma plantinha ou outra.
      Em psicologia canina, costumamos deixar isso bem fácil para o tutor, assim: o cão só pega o que esta fácil.

      Então Luma, quanto a questão dos pulos, eu estou falando o que sei , baseado nos cães JR que conheço e, eles são cães que praticam agility , não sei se isso é uma característica da raça, mesmo quando não são incentivados a fazer. Então nessa questão seria melhor mesmo, antes de adquirir um filhote, procurar conversar com criadores da raça e questionar tudo o que voce quer saber e/ou tem dúvidas e curiosidade. Só alguém que convive diariamente com eles pode dizer sobre. Mas, o que eu sei é que ele não é de forma alguma, um cão tipo o golden.
      Se me perguntam sobre que cão eu indicaria para se ter, eu respondo na hora, um pastor.
      Mas, digo um cão pastor, seja de que raça de pastor for. Eu tenho collies e welsh corgis pembroke e vira-latas vários. Os collies tem um jeito e são quase perfeitos ( na minha opinião) mas, eles são grandes e super peludos, coisa que pode ser um problema para alguns. Os pembrokes são de outro jeito e também são quase perfeitos ( na minha opinião) mas assim como o collie, tem dupla pelagem , não comprida mas, que se solta uma vez por ano ... isso é outro problema. Todo pastor tem esse tipo de pelagem , e alguma manutenção de escovação mas, isso não é nada se comparado ao que eles são como cães, eu costumo dizer que são quase perfeitos porque são obedientes, concentrados no que fazem, resposáveis e amigáveis com a família ( principalmente) , inteligentes e muito equilibrados. Mas, todo cão pastor , costuma latir um pouco mais que os outros cães. Quer dizer, para se escolher um cão, voce tem que ver o que voce espera dele, o que voce pode manejar sobre ele ( sua natureza) e o que voce esta disposto a ensinar a ele , a adaptação depende desses fatores e, para não errar o melhor mesmo é conversar com um criador da raça e quem sabe, os proprietários , para troca de experiencia.

      No Cão Bala, um espaço de agility, se não me engano os proprietários criavam JR, tem até o famoso Joselito, um dos primeiros JR que ouvi falar. Procure conversar com essa gente, quem sabe voce encontra alguma dica para decidir a escolha.

      http://www.caobala.com.br/index2.html

      E o Joselito aqui - http://www.fotolog.com.br/agility_sport/59606614/

      Excluir
    3. Oi, Cintia!
      Obrigada pela ajuda!! Vou nos links que indicou e conversar com algum criador de JR. Eu sei como são os Collies. O Melhor amigo do Max era dessa raça. Infelizmente ele foi assassinado pela inveja que sentiram da sua beleza e alegria que dava aos donos. Triste isso, mas acontece. Eu até contei esse fato no blogue...
      Beijus,

      Excluir
  4. É engraçado... vocês brasileiros a festejarem a chegada da primavera e nós a entrarmos no outono!... Tempo de nostalgia, com a natureza a tingir-se de castanho e as árvores a despirem-se das suas folhas, ficando com os seus ramos nus fustigados pelos ventos, tal como espectros nas madrugadas frias...

    Desejo à minha amiga uma ótima primavera com muita saúde e alegria!
    Beijinhos.
    José Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Pois é caro amigo, e voces ai no outro hemisfério irão entrar no declínio das estações e logo enfrentar um inverno rigoroso. Imagine voce que aqui era inverno há duas semanas atrás e, estavamos tendo temperaturas diárias por volta dos 30/34 °C é calor demais!
    Bom, uma coisa nós temos certeza, com a chegada da primavera vem as flores! =D

    Boa mudança de estação para voce também e, que seja no mínimo confortável e aconchegante! beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails