setembro 10, 2013

Essa é para voce dentista

Uma das postagens de maior sucesso deste blogue é essa daqui:"mistérios sobre a dentadura que voce deveria saber" .

Sugiro que leia , inclusive os comentários da publicação ...

powered by google

Agora, me sinto novamente necessitando desabafar e, por essa razão vou escrever novamente sobre o assunto mas, dessa vez não vou falar de próteses como antes, o papo aqui  é  com voce,  Dr. dentista .

Em primeiro lugar, caro dentista, Dr. seria se o caro colega tivesse Doutorado, o que não é o caso da maioria de voces. Então vamos começar falando que, o indivíduo que se graduou deveria ' baixar a bola ' e ser mais humilde, ser chamado pelo nome é simpático e o paciente ( e claro, o protético) se sente confortável.
O que de maneira nenhuma desonra sua profissão ou o Sr. como profissional e, também não faz desmerecer todo o esforço de seus pais, que pagaram sua faculdade.

Falando do ponto de vista técnico, o que tem de dentista por ai que fez toda a grade clínica mas, não colocou sequer um olho na grade laboratorial é absurdo. 
Então a conclusão é que, quando o graduado exerce sua função, na primeira prótese que vende para o paciente, começa o terror do pobre protético.
Voces nos tiram o sono, porque não tem sequer o básico de entendimento de como construir uma prótese e torna nossa vida um inferno!

Dentre tantas próteses possíveis, as mais difíceis parecem ser  a prótese total e a parcial removível. 
Incrível como muitos se mostram incapazes de compreender os motivos do trabalho 'dar ' errado!
Seria muito importante o dentista começar o trabalho com carinho.
O que vem de modelo mal tirado e cheio de bolhas para o laboratório , nossa... é erro atrás de erro, erro na hora de moldar, erro na hora de vazar e, muitos deixam seus moldes por horas , cheios de algodão molhado, ou na cubeta com água, esperando o gesso. 
Depois vem reclamar para o  protético que a prótese não adapta.
Tá escrito na embalagem, só para o caso de voce não acreditar em mim que, o modelo deve ser vazado imediatamente após a tirada da impressão ...   certo Sr. dentista?

Daí eles perguntam: - O que aconteceu? A prótese não esta adaptando na boca do paciente! ( Como se a culpa não fosse deles)
Por certo que a lógica é fácil de entender, caso o resto não seja. Então veja, se um trabalho for entregue com modelo e retornar com ele, e o mesmo estiver adaptado corretamente no modelo e não adaptar na boca , significa que seu modelo não esta fiel a boca do seu paciente , portanto erro seu...  afinal quem moldou?

Tomada de mordida então, é o que mais erram. 
Eles simplesmente acham que o rolete de cêra não deve  servir pra nada.
Não usam nem pra 'morder ' direito , imagina se vão perder tempo marcando linhas medianas, sorriso, caninos e registrando também a dimensão ideal ... pra que né?
Depois reclamam se o dente escolhido para a montagem estiver fora do esperado. 
E quando riscam as linhas, se voltar para remontagem tem sempre um sem noção que fala: -Olha  a mediana esta fora ... ou, a mordida toca de um lado e de outro não. -  Tudo isso como se o protético tivesse feito a montagem errada.
Se toca eu não sei mas, voce poderia se tocar que tudo que é feito no laboratório nessa hora depende do seu trabalho. Se voce não tira a mordida corretamente e não marca as linhas corretamente, é claro que vai dar erro. E, prestar atenção a todos os detalhes na hora da prova não seria ruim não...sabe?

Acho lindo quando o dentista pergunta: - Voce montou no articulador?

Dããããã ...!
Voce dentista sabe que o articulador só serve pra uma única coisa? Se não for para fazer a montagem, para o que seria então?
E por ai vai...
São tantos absurdos e bobagens que ouvimos, nós os pobres protéticos. Mas melhor isso do que ser surdo né?

Mas sabe, que a verdade seja dita e, eu vou dizer. Nem tudo que dá errado é culpa do dentista, tem vezes que a culpa é do protético, sim !
Talvez simplesmente porque, esse em questão não é capacitado para o trabalho que exerce. 
MAS, isso também é culpa do dentista , porque entre trabalhar   e remunerar um profissional da maneira devida ( o que para muitos dentistas é um roubo!) ou trabalhar com um desqualificado porém com mão de obra baratinha ... 
...  bom,  o que importa é o lucro. 
Falei!

* E, eu acho o fim quando o sujeito oferece a famosa dentadura de ' silicone ' para o paciente... Ah, tome  vergonha!

Bom, desabafei ... e , se algum dentista que por aqui passar, se sentir ultrajado, peço desculpas. Tenho certeza que alguns de voces são bons profissionais.





2 comentários:

  1. Olá amiga! Parabéns pelo artigo e pela genica com que o escreveu.

    O que eu acho é que devia criar um blog sobre próteses dentárias. Iria ter, sem dúvida, grande sucesso, pois tudo o que esteja relacionado com a saúde e bem-estar das pessoas tem sempre grande audiência e se como a Cintia diz: “é um assunto que pouco se lê por aí”, então é um ótimo nicho de mercado para poder, eventualmente, ganhar algum dinheiro com publicidade.

    Bem, agora falando de próteses, eu acrescentei há poucos dias mais um dente na minha placa acrílica, ou melhor o protético acrescentou e não tenho razões de queixa, apesar de não gostar de usar a prótese (quem é que gosta?). Na verdade nunca me consegui adaptar muito bem a ela e apenas a uso por razões estéticas. E é uma prótese com dois dentes apenas, imagine se fosse com mais… Felizes aqueles que conservam todos os seus dentinhos!...

    Continuação de sucesso profissional e bom final de semana.

    Beijinho.
    José Alexandre Henriques

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo ! =)

    Eu estava nervosa ...rs
    Sabe que tem horas que fico a pensar por que será que o dentista é um personagem tão cheio de pompas?
    Eles tem um jeito um tanto superior de tratar o colega protético, e isso irrita bastante porque na prática laboratorial eles são, na maioria, bem incompetentes. É claro que não são todos assim, eu conheço dentista que faz questão de aprender, perguntam para os protéticos o que nós pensamos sobre determinados casos , são pessoas que aceitam nossa opinião e conselhos ... mas são tão poucos!
    Se a maioria fizesse isso, te garanto que , todos os pacientes iriam ficar super satisfeitos com suas próteses.
    Esse texto foi mais direcionado a reclamar deles do que esclarecer dúvidas... mas é isso, joguei para fora mesmo, afinal o blogue é pra isso, colocar meus pensamentos em linhas ;)

    Boa semana amigo , beijinhos

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails