setembro 25, 2013

uma casinha linda

Uma das coisas legais de se ter o ' lar doce lar ' é que, chega uma hora em que voce começa a colocar um pouco de sua personalidade em cada canto da casa.
Mesmo sendo algo simples e despretensioso, aos poucos o lugar vai adquirindo o seu jeito.

Durante esse processo que esta apenas no início, já  descobri que não sou uma pessoa monocromática mas, ainda assim gosto de brincar com o pantone


Percebi que quero branco e preto em quase tudo e que adoro listras ... por isso fiz uma pesquisa e estou elaborando um pequeno projeto. E, quero sim, personalidade em meu lugar.
Mas, como eu não quero errar, porque afinal, isso por certo vai custar algum dinheiro, tenho procurado aprender algumas coisinhas para decorar minha humilde residência por conta própria.
Aprendi coisas básicas e importantes e achei que seria interessante colocar as coisas aqui, quem sabe não era isso que voce estava procurando ... pode até te ajudar! 
Então vamos lá:

A primeira coisa que vi foram alternativas para ampliar ambientes, principalmente a sala porque, em minha casa ela não é muito grande e, tem o teto um pouco baixo.
É claro que, derrubar paredes e reconstruir esta fora de questão. Então o negócio é fazer uso da ilusão de ótica ou seja, pretendo enganar o sistema visual de quem olhar ali. Esperta eu,  hein !?  ;)

Estou pensando  em  manter a cor branca das paredes , como o piso é escuro , isso já faz a luz que entra refletir e dar a sensação de um cômodo mais amplo.
O teto também é branco e, uma coisa legal de fazer seria ' alongar ' em direção à ele, usando detalhes que 'sobem ' pela parede.
Temos a opção de usar adesivos com desenhos alongados, ou posicionados ao alto, surtem um bom efeito. A pessoa focaliza o olhar nele e segue olhando para cima.
É fácil e de certa forma barato e, isso já funciona bem !



Ou,   uma outra coisa  é usar o artifício das listras ... o que, particularmente, eu estou tentada a fazer.
E, nesse caso, só precisamos de um pouco de tinta e alguma habilidade.


O famoso truque do espelho também funciona bem e, as luzes no lugar certo garantem o sucesso do projeto.


Não é como se, espelhar uma parede seja algo barato. E depois, imagina se meus cães resolverem que aquele outro cão que esta olhando de volta é estranho. Isso não é funcional para mim. Acho mesmo que vou manter a  ideia de listras,  e um modesto espelho, só para fazer charme.


Tem uma coisa interessante que é, colocar um objeto de destaque no ambiente, mantendo assim o foco naquela questão e desviando a atenção do restante.
Imagina que se eu colocar um sofá com cor contrastante nessa sala, que alguém vai perceber o teto baixo?

Não, não vai!
Mais  um detalhe, sempre que um teto for baixo, se voce utilizar móveis com pés, isso também ajuda a 'alongar' o cenário.

Outra coisa que aprendi, e isso é muito importante, seja como for, deixe o lugar harmônico. A harmonia visual é muito importante e, isso voce consegue de duas formas simples.
Primeiro , fazer uso de simetria.



O que não significa que, necessariamente, voce precisa usar duplicata de tudo. Mas, tem que colocar as coisas certas nos lugares certos e.. voilà !


E, segundo, 'amarrar' todas as cores do ambiente.
Não importa quantas cores voce usar, se cores quentes , se cores frias. Não importa o estilo que voce optar, voce tem que combinar todas as cores presentes num mesmo ambiente para dar o toque de Midas .
E, quando eu digo amarrar, não significa usar todas as cores da mesma tonalidade em degrade mas sim, usar as cores entre elas.



E, fazer isso tudo acontecer não é coisa complicada, nem tampouco, trabalho para 'profissional' .  Com um pouco de atenção e pesquisa, voce pode tornar sua casa algo como se, um grande decorador houvesse estado lá !
Espero que essa pesquisa e dicas te ajudem a deixar sua casa bem bonita, para mim tem sido de grande utilidade.

* Todas as fotos são via Google











2 comentários:

  1. Oi, Cintia!
    Aprendi a não ter pressa na hora de decorar, para não cometer erros por causa da precipitação.
    Vai ter que usar tintas laváveis por causa dos cães. Também existe no mercado tecidos adesivos que você pode brincar - colam em paredes, azulejos, móveis e até objetos.
    Também tem que prestar atenção na largura das listras, para não exagerar em ambientes pequenos.
    Sou daquele tipo que não gosta de muito frufru e pequenos objetos espalhados por todo canto. Penso muito na manutenção da limpeza para ter coisas que demandariam muito tempo para organizar e limpar.
    Acho que você tem que começar pelo essencial e depois ir adicionando conforme a necessidade e principalmente conforto. Se recebe muitas visitas, um bom sofá. Se tem visita que se hospeda... conforme a quantidade de pessoas que frequenta a sua casa, também será a sua comodidade.
    Boa sorte!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma :)

    tô com pressa não...rs , até porque antes de começar a decorar, ainda tem coisa para se arrumar ( reforminha básica) mas, já tenho pesquisado essas coisas todas , tenho aliar conforto e gosto com praticidade e preços, além de deixar tudo no jeito para os cães , claro! Mas, isso é o que menos me preocupa, porque nessa altura da vida já sei muito bem o que funciona bem com eles. Também não quero muita coisa espalhada pela casa, essas coisinhas pequenas que voce fala, não tenho tempo para ficar tirando pó de tudo toda hora.
    Na verdade, não me preocupo com as visitas, em geral casa de gente como eu não recebe muita visita, salvo de outros tutores de cães , é lógico! Mas, esses são sem frescura , por isso tudo é fácil de se arranjar. ;)

    Agora, gostei da dica sobre o tamanho das listras, bem pensado isso. Aos poucos a casa vai 'ficando' minha , pode deixar =D

    Bom final de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails