março 28, 2013

Feliz Páscoa !

Todos os povos do mundo, em algum momento e de alguma forma, comemoram aquilo de definimos como Páscoa.
 Na verdade, a Páscoa , independente do nome que ela tenha, é uma festa de celebração de ritos e símbolos. É nela que se comemora o renascimento.
Cada religião vê o renascimento da forma mais apropriada a sua crença mas, no final das contas, tudo leva à vida, à boa vontade e a renovação , traz a esperança tornando o ser humano mais feliz e amoroso.
Depois do primeiro dia de cada ano, a Páscoa é a data que mais esperança traz aos povos.
Dessa fé que se cria, dessa vontade de dar continuídade aquilo que se criou é que surgiu a celebração da Páscoa.


Os primórdios do hemisfério vizinho costumavam celebrar a Páscoa nessa época quando o inverno acabava e a primavera surgia trazendo de volta a vida aos campos, o alimento da terra e a fertilidade dos animais, garantindo assim a sobrevivência para o restante do ano. Não havia uma determinada religião mas sim, aquilo que já podia se chamar de fé e esperança.
Esse deve ser o espírito dessa época , a renovação das coisas e a continuidade de nossas vidas.

Pensando no hemisfério vizinho, fico a imaginar se aqui no Brasil nossos primórdios nativos comemoravam a Páscoa .
Pode parecer bobagem, porque como povo indígina é lógico que sim, eles agradeciam a mãe terra pela dádiva do alimento. Mas, convenhamos que aqui temos clima e terra boa, não temos inverno branco para cobrir o chão e fazer dormir o nosso alimento, talvez nossos índios não tivessem que comemorar esse rito da passagem do inverno ... hmmm , talvez por isso o verdadeiro espírito da Páscoa tenha se perdido nessa terra e, aos poucos anos mais tarde, aqueles símbolos que o cristianismo nos trouxe foi sendo substituído pelos tão almejados ovos de chocolate !
Uma tristeza, porque a símbologia da Páscoa e tudo que ela representa é muito lindo.
Resta apenas desejar que todos tenham um ótimo período de renovação em suas vidas e que, o seu caminho seja fértil e abundante. Que assim seja , tenha uma Páscoa abençoada !



4 comentários:

  1. Tanto a Páscoa como o Natal são datas com uma simbologia muito linda, só é pena que a maioria das pessoas apenas pense em comer e beber não se lembrando do que essas datas representam verdadeiramente. Felizmente ainda há pessoas como a Cintia que vêm lembrar qual é o verdadeiro sentido da Páscoa!
    Desejo-lhe uma Santa Páscoa na companhia do seu namorado e de todas a sua família e amigos.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, não vou me ater apenas nessa data de Páscoa, então simplesmente irei desejar a mesma coisa de outra forma, tenha um período abençoado, voce e todos os seus , muita abundância e saúde!
      Beijinho.

      Excluir
  2. Existe registro de um ritual praticado no dia do equinócio pelos índios da região central do Brasil. Antes que o dia amanhecesse, o pajé elevava uma bola de látex em um lugar da aldeia em que a dividia em norte e sul. Quando o sol nascia, essa bola era entregue aos guerreiros do norte que a passava aos guerreiros do sul, imitando a dança do sol - que passava de um hemisfério para o outro no dia do equinócio. Para os índios não era chamada páscoa, assim como para outros povos que festejavam o equinócio de março, mas era uma data importante para a fertilização da terra.

    Você já participou do BookCrossing Blogueiro e por isso vim lhe fazer o convite para o 6º BookCrossing Blogueiro que acontecerá do dia 16 ao dia 23 de Abril.

    Ficarei feliz com a sua presença, participando ou ajudando a divulgar!

    "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Teixeira de Andrade)

    Feliz páscoa!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu ... por isso que gosto de voce, agora já sei o que antes me intrigava ...rs.
      Obrigada pela informação Luma, sabia que havia um ritual, pois é claro, toda nação índigena é pagã em sua essência, então agradeço e, digo que achei bem bonito o ritual , bem dígno.

      Feliz Páscoa e como disse ao outro amigo, não vou me ater a esta data, desejo muitas bençãos e prosperidade, fartura e saúde!
      Beijos

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails