fevereiro 25, 2013

... e longe vai o cão

Cinofilia  é tudo que se refere a criação, aprimoramento, exposição e competições de cães de raça pura.
No mundo cinófilo há 3 exposições de beleza que são consideradas importantes.
São  Crufts ,  Mundial e  Westminster.

Para voce que não tem nem ideia to que estou falando, hoje vou te mostrar alguma coisa sobre a Westminster porque ela aconteceu agora pouco no Madison Square Garden ( Estados Unidos da America) e, foi o maior evento canino do país.
Como todos os anos, foi televisionado e transmitido simultâneamente pela internet, a competição lotou o local e agitou muito a vida de cães e proprietários assim como criadores, expositores  e entusiastas. É tudo muito sério e importante porque há um grande investimento financeiro e pessoal na criação desses cães que beiram a perfeição entre as milhares de raças de cães existentes.
Muitas delas não são conhecidas no Brasil e, tenho certeza, muita gente nunca viu uma exposição antes ... alguns confundem isso com feira de animais. Nada disso, isso aqui é outro mundo !

via - facebook
A primeira edição da Exposição do Westminster Kennel Club, exposição que em inglês é chamada de show , foi realizada em 8 de Maio de 1877 , com mais de 1200 cães inscritos, desde o começo se mostrou um grande sucesso! 

via - Facebook
Uma parte da renda do evento foi doado a ASPCA, que é a organização Americana que protege os animais contra a crueldade, e essa doação foi feita  para a criação de um abrigo para cães abandonados e sem teto. O que é muito louvável , pois particularmente costumo dizer que o verdadeiro criador de cães tem paixão por qualquer cão, seja ele de raça ou sem raça e, sendo assim há a preocupação com o bem estar de todos, bem diferente de gente que vende cachorro e faz disso um 'emprego' para ganhar a vida.
Westminster se tornou uma das mais importantes exposições de beleza canina do mundo e, agora terminou sua 137th edição com a vitória de um cão bem engraçado que voces vão conhecer daqui a pouco, a mais curioso disso tudo é que apesar de a exposição ser importante para nós cinófilos , a matéria ganhou alguns jornais mundo afora, eu mesma vi um aqui no Brasil !

No grupo dos pastores, cães lindos estavam lá , na final foi representado pela raça Old English Sheepdog , que era um forte candidato ao título de Melhor do Show. Mas, quero destacar os collies , porque além de eu ter um motivo especial para esse destaque, eu também sou criadora da raça. Os collies vencedores machos e fêmeas e os seus reservas são descendentes de um cão que eu peguei no colo quando era ainda filhote.  Entre os  finalista , 3 deles são descendentes diretos desse cão de criação nacional, isso mesmo , o cão que deu origem a esses vencedores é nada mais nada menos que um collie Brasileiro !
Windhaven Strange In Paradise , também conhecido como ' Macho ' , nasceu aqui no bairro da Penha , Zona Leste de São Paulo, vizinho aqui de casa e que, é da mesma  linha de sangue dos meus cães Fairieland.
Parabéns ao criador Antonio Costa Dalle Piagge  e, aos proprietário dos cães!
Veja aqui a raça collie e os vencedores, descendentes de Macho.

Westminster Dog Show - Rough Collie

Para voce entender melhor, as raças são agrupadas conforme sua utilização, como os cães pastores por exemplo. Há uma infinidade de raças, as raças são divididas em grupos  e nas exposições há um padrão em que o animal tem que se enquadrar levando em consideração o para que a raça é utilizada e, há um juíz ( um estudioso )  que examina cada cão e separa o melhor de cada raça. Depois, o Juíz examina os vencedores de cada raça e escolhe  entre eles o que melhor representa o grupo ao qual pertence, sempre levando em conta as características que cada raça deve apresentar.
Quando se chega a conclusão dos vencedores dos grupos, os finalistas irão disputar o melhor da exposição. E, nessa hora que se decide o BIS ( Melhor da Exposição ), que em 2013 foi esse cão da raça Affenpinscher que, tem uma caracteristica marcante em seu padrão que é,  ter cara de macaco !
É isso mesmo, Affen em alemão ( país de origem da raça ) significa macaco e, esse cão tem que ter essa cara. Muitos cães tem caracteristicas que os assemelham a outros animais e isso consta no padrão da raça e, deve ser observado no exemplar. É sempre uma caracteristica marcante e, é muito importante.

Senhoras e Senhores,
aqui esta ele , o cachorro macaco -  Banana Joe !

É claro que isso é só uma caracteristica de semelhança, o cara não é uma mistura de cachorro e macaco.  =D


Veja o video do melhor da exposição - Best In Show


http://www.westminsterkennelclub.org/videos/vid:2625654/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails