dezembro 17, 2012

mistérios sobre a dentadura que voce deveria saber

Com 26 anos de profissão e, já um tantinho de saco cheio de gente teimosa, resolvi publicar esse pequeno texto ... quem sabe eu consiga desvendar alguns mistérios sobre a prótese dentária , e quem sabe algumas pessoas vejam e façam chegar àquelas pessoas que usam prótese e, que se enquadram nessa 'gente teimosa' do começo.

A coisa é simples e, vamos começar pelo fato que , uma vez prótese ...para sempre prótese!
Esquece isso de que implante vai fazer voce parar de usar prótese.
Qualquer coisa agregada ao seu corpo, que naturalmente não é seu é um tipo de prótese, portanto metal, resina, porcelana e outros materiais utilizados no seu implante são  próteses.
A diferença é: quando há um pino de metal parafusado no seu osso ( da boca) a sua dentadura não vai sair do lugar , enquanto o dentista não quiser.
Tem gente que usa dentadura e acredita , fielmente que, quando fizer o tão falado implante não vai mais ter dentadura, vai ter dentes novamente, um à um ...

Mesmo que, o caso seja de dente à dente, cada um deles ainda será prótese, um dente artificial colocado no lugar de um dente perdido. Não há o milagre da 'ressurreição' quando voce perde um dente permanente , e no caso de desdentado completo, a única coisa à fazer é dentadura mesmo !
Temos duas dentições, a decídua e a permanente, a primeira são os dentinhos da nossa infância  e a segunda , a que deve ficar em nossas bocas durante nossa vida adulta. Quando se perde um dente permanente o único jeito de compensar é a prótese.

E, falando particularmente de dentaduras, elas são assim :
- a inferior , de baixo , machuca , dói e fica solta mesmo ( parafusada , quando for implante)
- a superior, de cima , é melhor e mais fácil de usar porque se sustenta no palato (céu da boca) e, por isso, poucas pessoas reclamam que elas machucam e a maioria se adapta fácil ao seu uso , e costuma prender melhor e parar na boca.

Por que a dentadura de baixo não para na boca?
Porque a maioria das pessoas quase não tem gengíva inferior e, para atrapalhar tem um músculo grande que se mexe o tempo todo. Estou falando da língua, o maior músculo do corpo humano e muito poderoso em força, quando falamos ou comemos, a dentadura inferior comumente se move dentro da boca e, essa 'dança frenética' é a responsável pelas 'belíscadas' na gengívas e bochechas.
'Gente teimosa ' sempre diz: a dentadura da minha vizinha é ótima, ela mastiga de tudo e não machuca nunca!
Difícil é gente teimosa entender que  * cada boca é única * , é como impressão dígital , cada um tem a sua.
Por isso minha gente, não adianta comparar sua boca com a de seus irmãos ou seus pais, quanto mais com a da sua vizinha ... se com a dentadura ela faz tudo isso, sorte dela!



Outra coisa , importantíssima , não adianta comparar sua dentadura velha com uma nova. Muito comum quando, uma pessoa que usa a mesma dentadura por muitos anos, faz uma nova, qualquer coisinha que ela não compreende e acha que é um defeito, ela logo vai comparar as duas, fica olhando por dentro e vendo que uma é mais funda ou menos torta ou mais isso ou menos aquilo.
Fato é que a nossa boca, não só por dentro mas, também por fora, assim como todo o nosso corpo, muda constantemente.
Com o passar dos anos, perdemos massa magra ( músculos e ossos ) e  acumulamos massa gorda (basta olhar pra barriga da maioria da população), tudo em nossa anatômia muda. Nossa boca muda , e nossa gengíva murcha  passando de pequena para quase nenhuma !
O que torna a vida de quem usa prótese mais complicada com o passar dos anos.

Outra coisa que 'gente teimosa'  adora falar é que a dentadura ficou larga.
Explico isso milhares de vezes, mas não adianta. Gostaria que todo mundo entendesse isso, porque facilitaria muito a vida do profissional, incluindo a minha.

Dentadura não fica larga !
As próteses , mesmo as ditas flexissíveis não ficam maiores ou menores, o material do qual são feitas não sofrem deformação com o uso adequado, ou seja, se for usada na boca e não for colocada no fogo, nada muda  com relação ao tamanho. 
A maioria é confeccionada em resina sintética, o que torna a prótese algo como uma louça , um exemplo, para facilitar ... imagina que ela é como um copo, não muda de tamanho, nem de forma, salvo quando voce deixa cair e ele quebra... com a dentadura é algo parecido.
Então, se voce juntar os fatos, vai ver que, o que muda é sua boca , sua gengíva e, por isso a prótese que não muda de forma, com o passar dos anos, tem a tendencia a soltar mais facilmente, dando a sensação de ter ficado larga. A boca 'emagrece' e a prótese não se ajusta a ela encolhendo, percebe?
Isso acontece também quando a pessoa emagrece. A primeira coisa que perdemos é massa magra, e, a parte do nosso corpo que emagrece primeiro é o rosto sempre!
Músculos e ossos ficam mais magros e a dentadura que antes era justa, começa a cair. Faz sentido para voce agora que  já sabe que a dentadura não muda de forma ?
Fácil né?
Dentadura com forma definida e gengíva com forma variável, assim que é com pessoas desse planeta.




Recapítulando :
Próteses sempre serão próteses, dentadura de baixo machuca mesmo e é solta mesmo, nenhuma boca é igual, e dentadura não fica larga ( nem apertada ) o que fica diferente é a gengíva. E , se voce conhecer alguma pessoa que se enquadra nessa 'gente teimosa' , faz um favor, tenta explicar isso daí tudo , tá ?
Obrigada. :)




233 comentários:

  1. Olá Tin.
    Que publicação interessante! E eu que pensava em implantar dois dentes pensando que seria como ter dentes próprios! Sabe, é que uso uma prótese só com um dente e infelizmente a breve prazo terei de mandar lá colocar mais um dente, mas andava indeciso entre fazer dois implantes ou continuar com a placa. O problema também é o preço dos implantes. Aqui em Portugal cada implante custa cerca de 1.500 euros. Não sei a quanto é que isso corresponde em moeda brasileira, mas não é nada barato.
    Mas as próteses são mesmo um aborrecimento. Ainda não me consegui habituar à minha, mesmo sendo só de um dente e acho que se não fosse por razões estéticas não a usava. Agora imagino o que não deve custar a usar duas próteses! (de cima e de baixo). Por isso quem tem os seus dentinhos sãos deve-se sentir feliz...
    Resta-me agradecer-lhe pelos conhecimentos que transmite neste seu excelente post e aproveito também para lhe desejar um Natal Feliz!
    Beijinho.
    José Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "gente teimosa"? quanta gentilezas atribuídas aos clientes, nossa.....bem longe de mim um dentista desses.....

      Excluir
    2. Não se preocupe , não sou dentista ... pode deixar que fico longe de voce ;)
      E, me parece que, voce tem um potencial enorme para se encaixar 'nessa gente teimosa' ... voce poderia ler o texto todo, talvez consiga compreender.

      Excluir
    3. sou a vizinha que nasceu com a gengiva enorme

      Excluir
    4. Maria Madalena, que sorte a sua! :)

      Excluir
    5. Concordo com a Valentina Pascoalini voce é uma pessoa mal educada. e demonstra se sentir superior a quem por algum motivo precisa de protese...dentista vxc nao é mesmo no geral o senso de ética e respeito deles é maior com certeza....mas querida tenha mais humildade o que é indo em vc hpje pode ser horrivel amanha...pensa nisso,,,,e boa vida.....nao adianta vir com respostinhas prontas de vc terei distancia mesmo

      Excluir
    6. e um texto com uma pequena critica as pessoas teimosas que ,por acaso, usam dentadura e não uma critica ao usuário de próteses... paciência né dona Mônica , não posso agradar sua pessoa.

      Excluir
    7. Muito esclarecedor seu texto Cintia, gostei muito...as que não gostaram são as teimosas de plantão que não faltam e o pior é que jamais faltarão.

      Excluir
    8. Amei o texto sou estudante de odontologia e amei tudo que queria falar para algumas pessoas vou imprimir e deixar algumas cópias deste texto na clínica .

      Excluir
    9. O rapaz de Portugal deve usar uma prótese chamada PPR já que ele comentou que tem uma placa deve ser uma que tira para fazer higiene neste caso os dentes de suporte que apóia o dente pode sofrer sobre carga e acabar também tendo que ser substituído não sei se é este o caso mais o implante mesmo sendo prótese se o paciente tiver osso e uma boa

      Excluir
    10. Olá gente ! :)

      Anônimo @ - obrigada pelo incentivo , e sim ... voce percebeu... geralmente quem se 'chateia' com o texto é porque se identifica...rs

      Gisele Zaffani @ Obrigada ! Legal e, fique à vontade, pode imprimir, pode usar... mas, voce já viu que tem gente que vem aqui só pra me xingar né?...ahaha , fazer o quê? Não dá para agradar todo mundo ;)

      Excluir
    11. Gente teimosa? Prótese solta é serviço mal feito.

      Excluir
    12. Olá anônimo, além de gente teimosa tem gente com déficit de entendimento também, sabia?

      Excluir
    13. kkkkkkk....protese caindo, gente teimosa, onde já se viu tal texto medíocre...... protese caindo é protese mal feita sim.....

      Excluir
    14. O Anônimo... a resposta acima da sua mensagem lhe serve também. :) Volte sempre ...

      Excluir
    15. pqp quanta ignorancia desses povo da dentadura kkkkkk Cintia por favor querida explicar a gente burra é rebolar no lodo. Uso protese tenho problema de ficar solta e nem por isso acho que o trabalho foi feito erado, Cintia não perca seu tempo dando luz a cego, E haja paciência pra aturar esses banguelas porra!!!!

      Excluir
    16. rs.. sabe que nem me importo de explicar ( ou tentar ao menos) essa coisa toda mas, realmente é difícil quando , nem explicando, a pessoa consegue entender as coisas da anatomia e suas limitações.
      Obrigada pelo apoio ;)

      Excluir
  2. Olá meu caro!
    Então, no seu caso acho mesmo que valeria muito fazer os implantes, apenas dois dentes... sendo ainda próteses são tipos diferentes mas ainda assim, com prazo de validade e, por algumas vezes terá voce que trocar as coroas no caso de implante.
    O fator financeiro é o que impede, eu sei... caro mesmo hein??!!
    Por isso que muitos estrangeiros vem cá fazer tratamento dentário. No Brasil há odontologia de primeira com preço interessantes, para comparar, uma média de valores, se ai um implante custa 1500 euros aqui custa por volta de 600 euros cada.
    No caso de próteses removíveis , são muito mais em conta !

    Essa publicação eu resolvi fazer depois de atender um paciente bem .. mas bem teimoso :D
    desabafei ...ahah

    Feliz Natal meu amigo, à voce e toda sua família !
    beijinho

    ResponderExcluir
  3. Ah, Cintia!! A minha irmã fez um implante depois que sofreu acidente. Ela, assim como todos nós, pensávamos que a coisa fosse definitiva. Ela vai ter que trocar o implante daqui um tempo?
    Bom restinho de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!

      Não, ela não vai ter que trocar o implante , se tudo correr como o esperado. Mas veja, implante é somente aquele pino de titânio que fica parafusado no osso, agora a coroa ( ou dentadura) que recobre esse pino, daí é outra história ... porque isso é prótese e, toda prótese tem vida útil. Sendo assim, daqui alguns anos, por desgaste ou qualquer mudança ocorrida, será necessário a troca do dentinho mas, o pino implantado no osso é eterno ...rs.
      Beijoo

      Excluir
    2. Entendido, Cintia!! Vou passar as informações para a minha irmã.
      Mostrei a sua postagem para o meu dentista e ele aprovou 100%! :)
      Aproveitando quero deixar os meus votos de um feliz e abençoado natal!! Que ele seja alegre e cheio de afetividade!!
      Beijus,

      Excluir
    3. Que assim seja Luma!
      À todos nós ... beijos e muitas alegrias no seu Natal com seus entes queridos!

      * Obrigada pela aprovação de 100% ... :D

      Excluir
    4. ola gostei muito do esclarecimento ,mais estou para fazer o implante de toda a parte superior perdida ha decadas pois perdi com 20 anos e hoje tenho 58 anos ,estou indecisa poderia me ajudar? desde ja obrigada

      Excluir
    5. OI Sônia!

      Gostaria de lhe ajudar mas, não sei exatamente como. Se houver alguma dúvida, pergunte... e, se for possível que eu lhe dê a resposta, farei!
      Embora eu já lhe adianto que, dúvidas clinicas o melhor jeito de sanar é com o dentista especialista em implantes.
      E, falando de um modo geral , eu não sou uma pessoa incentivadora no que diz respeito ao implante superior ... PORÉM , eu não uso prótese então , minha opinião não conta.
      Me diga por quê esta indecisa e, talvez eu consiga te ajudar.

      Abraço !

      Excluir
    6. Cristina Rainhajulho 14, 2016

      Gostei muito do texto!
      Me esclareceu muitas dúvidas já que estou prestes a repor alguns dentes!
      Grata!!!

      Excluir
  4. O implante alem de ser mais caro financeiramente,
    ele é como a prótese (dentadura), tem que ser trocada de dois em dois anos, você querendo ou não, sempre acontece uma coisa quando ela esta na sua boca a dois anos.
    Digo sempre o emprego do futuro é ser protético dentário, pois em setembro me formo e meu consultório é a minha garagem, e olha que ainda nem me formei, tem gente 'pacas' esperando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte na sua nova profissão, tenha sucesso e faça muita gente sorrir! :)

      Excluir
    2. É muito interessante ler esses comentários pois existe partes que é esclarecida coisas que alguns dentista não esclarece ao iniciar o tratamento de implante. Foi retirados os restantes de meus dentes da parte inferior com promessa de colocar prótese fixa que permaneceria o resto de minha vida, visto que não é por aí.

      Excluir
    3. Aguardo
      .

      Excluir
    4. Olá!
      É, eles realmente não explicam tudo como deveriam, mas ...
      Olha, sabe o que vai ficar em sua boca para o resto de sua vida? Os pinos dos implantes que são fixados em seus ossos, esse serão os pilares de sustentação de sua futura prótese e, eles realmente nunca precisarão de troca ( contando com que tudo dê certo 100% no seu procedimento, eles não precisam de troca) O que voce terá que trocar , de tempos em tempos, é sua prótese, seja ela dentadura ou coroa de um dente só, enfim... qualquer prótese deverá ser trocada quando necessário, por desgaste, por fratura, ou qualquer outro problema ao qual a prótese esta sujeita.
      Esse é um problema que eu sempre reclamo, eles vendem implante fazendo com que a pessoa acredite que ela nunca mais vai usar dentadura e, eu sempre falo, implante são os pinos que irão sustentar uma dentadura ...ou seja, é dentadura ! A diferença é que, a dentadura sob implante irá ficar fixa em sua boca porque é parafusada nos pinos implantados em seu osso e, ela não se mexe, voce não retira ela , só o dentista pode, e assim a promessa feita será cumprida, de maneira torta mas, voce irá ter uma prótese fixa que permanecerá o resto de sua vida, mas de vez enquando, voce vai ter que fazer uma dentadura nova. Espero ter esclarecido mas, se houver duvida, pode perguntar.
      Obrigada por passar por aqui! ;)

      Excluir
  5. Prezada Cintia,

    Eu tenho duas próteses removíveis (uma em cima e outra em baixo), porém a inferior é impossível de usar.....dói até pra toar água; tendo em conta tudo o que vc já explicou, vc acha que vale a pena mandar fazer outra prótese inferior, tendo em vista que nem penso em implante (de jeito nenhum)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo ( anônimo ) , seja bem vindo!
      Temo que sim, voce deve fazer uma nova prótese inferior por dois motivos.

      Primeiro : é normal a prótese doer mas não tanto assim. Digo, até para tomar água , é extremo ... então pode ser que sua prótese atual tenha algum problema de confecção , isso às vezes acontece. Seja por uma tomada de mordida errada e, quando mandíbula e maxilar fazem movimentos de mastigação e/ou deglutição as próteses se tocam forçando determinada região das gengivas e machucando ou, por falta de algum relevo da gengiva que deveria estar presente no molde usado na confecção, quero dizer o molde tem que ser fiel a boca,se houver fratura do molde ou mesmo a falta de alguma parte que não foi copiada na moldagem, isso vai fazer diferença na parte da prótese que tem que se sustentar sobre as gengivas, podendo machucar. Então seria interessante uma nova tentativa para descartar essas possibilidades.

      Segundo: porque é necessário trocar de prótese , mesmo quando estiverem boas, periodicamente . Com o passar dos anos nossas articulações perdem lubrificação , havendo desgaste natural dos encaixes dos ossos e juntamente com a perda de massa óssea das gengivas,a altura (dimensão) e encaixe das mesmas na boca sofrem transformações que geram dores, a troca das próteses compensam essa perda, evitando assim as dores e mais desgaste precoce.

      Então respondendo sua pergunta, acho importante voce tentar uma nova prótese e, ainda dou uma dica , fale com o profissional sobre a possibilidade de se aplicar um produto atenuante em sua prótese inferior,caso a nova continue machucando. Existe no mercado um produto importado que, aplicado na prótese cria uma camada 'macia' ( é tipo uma borracha),dura alguns meses sob cuidados específicos e depois é possível reaplicar quando necessário.
      Boa sorte e aparece por aqui quando quiser .
      :)

      Excluir
  6. Olá, poderia me tirar uma dúvida? mandei preencher a protese a uma semana porque estava muito frouxa, ficou bem boa, não cai quando falo, mas quando mastigo um pão por exemplo ela oscila dos lados, isso é normal? ou devo mandar prencher um pouco mais atras?Desde já agradeço
    Ivana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana, seja bem vinda!

      Bom, o negócio é o seguinte, vou ser bem sincera com voce: no seu caso não tem muito o que dizer simplesmente porque não dá para julgar o caso sem ver ( ver de verdade) como esta o prótese. Sendo assim, não vou poder te ajudar muito.
      Acho , e isso é um conselho, se voce tem dúvidas sobre, deve procurar outro profissional para reavaliar o caso. Normalmente isso acontece sim,quando o final de sua gengiva (chamado de tuber) é pequeno e não dá retenção mas,como isso é uma questão anatômica não tem muito o que fazer para mudar ou acabar com essa mobilidade (salvo um procedimento de implante) ...claro que pode haver também algum falha na confecção do prenechimento (reembase) por isso voce deve reavaliar o caso com outro profissional ou até mesmo conversar com o que já lhe atendeu , tirando suas dúvidas.
      Mas, deixa eu esclarecer uma coisa, não dá para se falar em preencher um pouco mais atrás porque de maneira geral quando se faz esse preenchimento ele deve ser geral e não em partes ... não sei se voce vai entender o ponto mas , o material completa o que esta faltando sem ter que ser colocado em apenas um lugar.
      Quando se coloca em apenas uma região corre o risco de criar um 'degrau' na prótese e, por outro lado colocar o material , mesmo que de forma correta, nela toda pode deixar a prótese cada vez mais pesada e disfuncional. Por isso, te aconselho a procurar outro profissional e rever o caso e/ou falar com o profissional que já lhe atendeu e sanar suas dúvidas.
      Desculpe não poder lhe ajudar mais, apareça quando quiser para visitar o bloguinho :)

      abraço

      Excluir
    2. Bha Cintia, achei q a pergunta não tinha sido postada,daí não vi a resposta,falei com Dentista e ela mandou embasar de novo, mas agora ficou boa pra comer mas quando falo ou sorrio ela ameaça a cair, to muito triste e com vergonha de falar de novo com a dentista, pois antes não caia pra falar, ela até me disse q se gesticular muito a boca ou sorriso muito aberto ela teria mobilidade,não sei o q fazer,bj e obrigado.

      Excluir
    3. Puxa Ivana, que pena!
      Infelizmente isso acontece, como eu falei ali, quando voce preenche corre o risco de deixar a prótese mais pesada e, ela começa a cair da boca quando há o movimento muscular de mastigação ou fala.
      Realmente quando isso acontece, o mais indicado é fazer outra mesmo ... reavaliar o trabalho e talvez fazer modificações na tamanho ( modelo ) do dente utilizado.
      Eu costumo preferir um dente maior e menos resina para esses casos, resina pesa mais do que o dente, então havendo uma compensação ajuda.

      Achava que voce deveria falar com a dentista novamente e, talvez entrar em um acordo de desconto para o pagamento de uma nova prótese ... nem pra voce , nem pra ela e, quem sabe com um pouco de sorte, os dois casos resolvidos. Boa sorte com isso!
      Outro beijo e não há de que!

      Excluir
    4. Olá Cintia, muito obrigado por responder,falei com a Dentista de novo e ela se prontificou a embasar de novo, mas disse q iria mudar muito pouco, então li a tua resposta e achei melhor não fazer porque tenho medo q fique pesada demais como tu explicou,e daí vai ficar pior do que ta, vou ter q me adaptar a essa mesmo,é q não me sinto muito insegura,como saiu bem cara e fiz a menos de um ano, então vou ter q ficar um tempo com ela,ajudou muito conversar contigo,como tu disseste acima a gente fica perguntando pra vizinha, pra parente e fica confusa ,mas agora não to mais,bj e obrigado.

      Excluir
  7. ola, eu tenho muita vontade de fazer implante, mas tenho dificuldade de abrir a boca toda. é possivel eu implantar mesmo abrindo pouco a boca? sera que fossa muito? tenho vontade mas tenho muito medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu posso dizer apenas que, voce tem que procurar um especialista em implantologia ( dentista que esta apto a realizar a cirurgia de implante) para fazer uma avaliação.
      Na verdade, eu confecciono próteses , exercício da parte laboratorial .
      Essa parte que voce esta com dúvidas é clínica e portanto só o dentista pode responder. Mediante a exames específicos e uma atenciosa avaliação , esse profissional pode lhe dar uma resposta.

      Desculpe não poder ajudar, boa sorte!

      Excluir
  8. Boa noite, tirei várias dúvidas com a leitura acima, mas mesmo assim me atrevo a fazer uma pergunta ( ñ se irrite comigo) tive que fazer uma dentadura nova ( superior) e o que me deixa um pouco preocupado é o seguinte: os dentes dela ( parte interna) estão bem perto do ¨céu da boca¨ isto pode prejudicar minha mastigação ou ter uma outra conseguencia desagradavel?
    Agradeço se puder me responder! ...Gilberto
    e-mail - gilbertogehrke@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Gilberto, não se preocupe ( não me irritarei! ) ...rs

      Então, como eu disse na publicação, cada pessoa tem sua boca e nenhuma é igual a de outra pessoa, então sendo assim, cada caso é um caso e, por consequencia, o que parece estranho , às vezes é a única solução viável para um determinado caso ( o seu por exemplo) .
      Fica difícil dizer qualquer coisa sem olhar o trabalho instalado na boca, para analisar as condições.

      Mas, vamos partir do seguinte princípio: se mesmo com esses dentes tão próximos ( parte interna deles) do céu da boca, voce ainda consegue, mastigar de forma natural, engolir , falar normalmente e principalmente manter sua boca em estado de relaxamento sem ter que forçar os maxilares, com mordida fechada de forma confortável e natural, deve estar adequado.
      De qualquer forma, na dúvida, procure mais que um profissional e veja as opiniões. Mas, meu conselho é que procure alguém com boa indicação, que não seja o tipo de dentista que só pensa em te empurrar uma prótese nova apenas justificando a necessidade porque essa esta cheia de defeitos, infelizmente tem gente que só gosta de ' vender o peixe' ... se é que me entende.
      Espero ter ajudado. :)

      Excluir
  9. eu fiz uma protese overdenture inferior, e a superior é protese removivel tenho uma uma boa sustentação ossea coloquei ela com um mes de extração minha gengiva murchou mandei fazer reembasamento depois de um mes agora ela tornou a ficar frouxa parece que entra ar em baixo do ceu da boca e se mexe quando como e esta pesada oque devo fazer.. mandar fazer outra ? por favor me mandem a resposta obrigada .. !

    ResponderExcluir
  10. Olá, poderia me tirar uma dúvida? mandei rembasar a protese a um mes ficou otima nos primeiros dias mais eu acho que minha gengiva deu mais uma murchada, , ficou bem boa, não cai quando falo, mas quando mastigo um pão por exemplo ela oscila dos lados parece que entra ar no céu da boca e fica com um tipo de espuma oque é isso ou devo mandar prencher um pouco mais ou mandar fazer uma nova agora já faz cinco meses de extração fazer implantes eu não tenho condições a inferior é overdenture barra clip já ficou cara me de uma luz.Obg. aguardo reposta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI :)

      Então, vi que mandou duas vezes o recado, acho que voce deve estar mesmo preocupada com a situação...
      Então, no seu caso é totalmente normal o que esta acontecendo, devido a extração.
      Quando voce extrai dentes, o dentista avisa que haverá uma retração gengival, como voce disse - ela murcha, mas as pessoas pensam que, acontece logo e de uma vez. Na verdade, o processo todo pode levar até um ano e, durante esse tempo é normal a gengiva murchar. Então, voltando ao seu caso, voce reembasou uma vez mas, se o dentista achar conveniente, voce pode reembasar novamente. O que eu digo para as pessoas é: reembase no máximo por duas vezes, mais que isso a prótese fica pesada e daí não para mesmo na boca e, depois disso vai controlando com fixadores ( como corega ,por exemplo) ... passado um ano da extração, daí voce pode pensar em fazer uma nova prótese, não necessariamente implante, prótese muco-suportada, ou seja, dentadura comum mesmo.
      Portanto, se acalme, é normal o que esta acontecendo no seu caso, procure o dentista e avalie se é hora de um novo reembase e, se não for use o fixador temporariamente, só para te dar segurança.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Obrigado ajudou muito, já estava quase indo em outro dentista pra fazer outra vou ter paciência depois vejo se vai precisar fazer outra.rsrs!

      Excluir
  11. Ola, gostaria de saber se compensa retirar todos os dentes, grande parte já danificados, cariados, ou precisando de canal, e alguns com perda total para colocar uma dentadura para medio prazo e dentre de uns 5 anos fazer um implante total? falo assim pois desde pequeno sempre tive trauma de dentista, não sei se é o barulho do motorzinho ou se há uns 15 ou 20 anos atrás a anestesia era muito cara e eles não gostava de gastar atoa em detrimento da dor alheia, estou preucupado com meus dentes pois a cada dia que passa vejo no espelho que estão estragando e todas as vezes que penso em ir a um dentista logo desisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, vou ficar devendo à voce uma resposta, tenho certeza que esperava isso mas, como eu não sou dentista, não posso responder sobre parte clínica.
      Decidir se extrair todos os dentes é necessário, apenas o dentista , após avaliação do caso , pode dizer.
      Não sei ao certo porque voce diz em fazer um implante, muitas vezes o uso de uma prótese total comum é adequado e não é necessário que seja uma total sob implante mas, posso lhe dar um conselho profissional:
      se durante o processo de avaliação dos dentes , ficar confirmado que há dentes bons e em condições de serem tratados e preservados, meu conselho é de que voce não faça extração, e depois de tratados faça uma prótese parcial removível conhecida como ponte móvel.
      Melhor ter seus dentes ( ou aqueles que voce conseguir manter) e ter um tipo de prótese que voce mesmo pode retirar a qualquer momento para escovação e higienização.
      Minha opinião.

      Espero ter ajudado.
      Abraço

      Excluir
  12. Ola uso protese superior.na parte inferior tenho apenas 6dentes. Penso em protese ibferior removivel. E caro.estou desempregado tenho50 anos. Tenho 2 filhos ta dificil. A overdenture varia em quanto. Obrigado vc e muito clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A removível, de qualquer forma é mais em conta e, com cuidados e dentista regularmente, podem aumentar a sobrevida dos dentes que permaneceram na parte inferior. Muitas pessoas dizem que a ponte móvel estraga os dentes, claro né... se voce coloca uma prótese e não cuida dos dentes pilares de sustentação , eles vão estragar, injusto dizer que a prótese é culpada. A culpa é da pessoa que usa e não faz a manutenção e higienização adequadas.
      Agora com relação aos preços, cada profissional tem o seu, e fica difícil dar margens de variação, até porque eu sou protética , não sou dentista. Mas, uma prótese removível com bom material e dentes de qualidade, à preço justo não costuma ser tão caro. Quanto a um implante, que no seu caso, teria alguns pinos, o preço é muito maior. Talvez melhor seria começar pela removível e quando estiver melhor financeiramente , estudar a possibilidade e, a vontade de mudar o tipo de prótese.
      A maioria das pessoas se adapta bem com ponte móvel e não fazem a mudança, apenas trocam a prótese periodicamente , como é o correto.
      Abraço

      Excluir
  13. Estrai todos os dentes e cotinuei CA mesma prótese superior e inferior tenho 37 anos sempre tive um sorriso lindo com labiosgrossos só q de um tempo p CA notei q em cima qndo sorrio fico sem labios parecendo sem dente e ate d boca fechada parece q ela ta reta os labios isso se deu porque a gengiva contraiu?se eu fizer outra prótese meus labios ficarão diferentes?quero q fiquem grossos de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane , desculpe a demora... sabe como é, estava aproveitando o feriado :)

      Então, respondendo sua pergunta, SIM ... se voce fizer outra protese há como melhorar essa condição dos seus lábios.
      Como voce reparou, com o tempo a boca muda, assim como o resto de nosso corpo. As bochechas perdem a sustentação muscular e a boca vai 'caindo' assim como os lábios vão ficando flácidos. Isso se deve a idade, todos nós sofremos isso. E não necessariamente porque voce não tem dentes ou porque a gengiva murchou.
      Então, se voce fizer uma nova prótese e, o profissional acertar isso, a região da boca terá uma modificação ( para melhor) e seus lábios vão aparecer mais também.
      Outro ponto importante é, que quando isso acontece , digo que a pessoa repara que parece estar sem dentes e, os lábios parecendo linhas finas no rosto, esta mais do que na hora de trocar a prótese, sinal que ela já esta com 'dimensão da articulação temporo-mandibular defasada , ou seja, voce esta tendo que forçar as articulações para fazer o encontro damandibula e maxila o que, com o tempo irá trazer dores na boca, no rosto, nos ouvidos, na garganta ou, tudo junto !
      Mais do que lhe aconselhar a fazer protese nova para melhorar a estética, digo que deve fazer a troca porque se faz necessário para sua saúde!
      Espero ter ajudado :)

      Excluir
  14. Oi Cintia estou no aguardo de sua resp obrigada ah VC não e dentista mas como sabe tanto sobre proteses

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Cintia por ter respondido e por este blog q tem ajudado tanta gente .Sim ajudou muito vou ir amanha mesmo no dentista para fazer uma nova prótese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou e , não há de que :)

      Vá sim, faça a troca e voce vai resgatar auto-estima com a melhora da estética e, bem estar com o ajuste dimensional. Abraço!

      Excluir
  16. ótimo texto, rsrs....

    Cristina, eu tenho 31 anos e uso uma prótese inferior removível com 5 dentes. Minha arcada superior tem muitos pinos. Tenho vontade de arracar tudo e colocar uma dentadura fixa, mas tenho medo do meu rosto ficar muito fino. Isso pode acontecer?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa vida, sua pergunta é difícil de responder, não saberia dizer porque não conheço seu rosto mas, vou partir do princípio que, se voce tirar seus dentes, ou pinos, de qualquer forma voce vai recolocar uma prótese de outro tipo. Então, acho que não, seu rosto não ficaria muito fino. Fino ficaria se ficasse sem dentes.
      Agora, vou falar de maneira pessoal e dar palpite, pinos significam que seus dentes não estão inteiros porém, voce possuí as raízes e são suas ... minha opinião sincera é que isso ainda é muitas vezes melhor do que uma dentadura.
      Espero ter ajudado, obrigada pela visita! :)

      Excluir
  17. Parabens cintia. esse seu blog é dez. é bom saber que ha pessoas com carinho nas palavras e ao mesmo tempo sabedoria pra falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada!
      Bom, 10 eu não garanto mas, de vez em quando... entre uma coisa e outra, pode aparecer por aqui um assunto de interesse geral e utilidade pública. Obrigada por vir e por deixar esse recadinho , muito legal!
      =D

      Excluir
  18. Cintia, muito obrigada pela paciência!, minha sogra está com este problema, dentadura inferior não fixa e cada vez que ela fala afrouxa e ela fala estranho.Amanhã vou leva-la ao dentista que fez a prótese, e graças ao seu blog, ele não correrá o risco de ouvir coisas que não merece, pois eu já estava me preparando para reclamar mmmuuuiittooooooooo. Agora já sei que realmente é como o dentista me falou " é normal incomodar" ia ser esta
    " gente teimosa "
    Um grande abraço e parabéns pelo profissionalismo .
    Meu nome é Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, que bom que isto lhe foi útil ...

      rs... gente teimosa é assim mesmo.

      Falando sério, os erros , às vezes, acontecem , ou seja por acaso ou por falta de capacidade do profissional em questão. Mas, a dentatura inferior é problemática para 98% das pessoas, a anatomia dessa região não colabora.
      No caso de sua sogra, realmente é normal o que esta acontecendo, e com sorte , após algum ajuste feito pelo dentista , a prótese ficará mais confortável para o uso. Boa sorte lá!

      abraço

      Excluir
  19. Querida Cintia,usei aparelho para juntar meus dentes e quando tirei coloquei protese,mas agora meus dentes estão afastados novamente,e eu acho q a parte da prótese que fica no céu da boca ficou grosso,como nunca usei antes não sei se é assim,também sinto como se tivesse algo na minha garganta,ai as vezes tiro a prótese pra ver se é por causa dela aí noto que a sensação de algo na garganta diminue,tem condições do céu da boca da prótese ter ficado grosso?? isso pode me prejudicar,desde já agradeço se puder me responder.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Vamos por partes , quero responder sua pergunta mas antes, quero fazer umas considerações sobre tudo que voce escreveu.
    Voce usou aparelhos para juntar os dentes e, logo depois colocou protese pelo que entendi, então ai tem umas coisas para te dizer:
    Quando usamos aparelhos para correção dos dentes, a força usada sobre eles desestabiliza cada um dentes para que haja a movimentação dos mesmo em novas posições. Então, após terminado um tratamento ortodôntico ( uso de aparelho) existe um tempo em que um novo aparelho deve ser usado, esse novo aparelho é conhecido como contenção e, sua função é, através de novos fios sem manutenção, estabilizar os dentes em suas posições ideais. No caso de uma pessoa com todos os dentes, o dentista irá programar o uso desse novo aparelho pelo tempo que ele achar necessário, em geral alguns meses, onde o paciente vai a consulta para manutenção mas, os fios não serão ativados.
    No caso de uma pessoa que não possue todos os dentes e usou aparelho, logo após o término do tratamento, a contenção deve ser feita da mesma forma, ou seja, com um novo aparelho com fios fixos que irão segurar os dentes na nova posição e, com o acréscimo de dentes ou mesmo apenas acrílico na parte onde há dentes faltando. O tempo de uso dessa contenção também deve ser avaliado pelo dentista.
    No caso do aparelho de contenção não ser usado, o paciente corre o risco de ter todo o tratamento perdido porque os dentes podem e, saem do lugar facilmente.

    No seu caso, pelo que entendi, voce colocou uma prótese tradicional, ou seja, que não tinha os fios para conter os dentes na nova posição, por isso seus dentes estão afastando novamente ou, sua prótese possuí os fios mas, tem folgas nas proximidades dos seus dentes, o que dá espaço para a movimentação. Não sei qual dos dois casos é o seu mas, um deles com certeza.
    Outra coisa importante é, avaliar suas gengivas para ver se o afastamento de seus dentes, na verdade, seriam uma retração gengival e então o movimento dos dentes se dá mais para fora do que para os lados...
    Em qualquer dos casos, penso que voce deve reavaliar e talvez, retomar o tratamento ortodôntico. Claro que, dependendo do que aconteceu, também aconselho a procura de um novo profissional.

    Agora vamos a prótese e sua pergunta.
    O palato ou céu da boca, não necessita ser grosso, há casos em que é mais indicado uma espessura maior porque certos pacientes possuem mordida muito forte e quebram a região partindo-a ao meio. O que não é uma regra...
    Sim, sabemos que é desconfortável usar a prótese mais grossa , que é mais pesada e tal mas, avaliar se é necessário, só vendo a condição do paciente em questão. Em geral, NÃO é necessário.
    Pode-se ter uma prótese leve e funcional, com palato delicado.
    No seu caso, nem voce pode avaliar isso porque , como diz ser a primeira, não dá para afirmar que foi feita assim porque possui 'mordida forte'. Outra vez digo ,seria interessante voce procurar uma nova avaliação.
    Essa sensação de ir até a garganta, é complicado, primeiro porque, a prótese, lógico, não vai até a garganta ... voce não conseguiria nem colocar, quanto mais usar. Mas sim, ela pode estar um pouco comprida no final do céu da boca, talvez um ajuste desse comprimento já resolveria seu problema, esse ajuste voce deve fazer no dentista. E, por último o mais provável é que seja mesmo uma sensação e, isso é pessoal seu... ou seja, difícil resolver e, pode ser que mesmo fazendo uma nova ou diminuindo a atual voce ainda sinta isso.
    O fato de o palato ( céu da boca) de sua prótese ter ficado grosso não vai te prejudicar, mas pode te incomodar, o que aliás, já incomoda.
    Esses ajustes de espessura e comprimento voce pede ao dentista que te vendeu a prótese, são coisas simples de serem feitas.

    Espero ter ajudado. Abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua resposta,eu realmente não coloquei essa contensão, coloquei logo a prótese tradicional,não sabia de nada disso,a dentista não falou,quanto a sensação na garganta acho que é porque fico salivando muito por causa da prótese e engulo ai sinto como se tivesse algo na minha garganta aí fiquei preocupada. Muito obrigada por sua atenção,seguirei seu conselho,vou procurar outro profissional. Um abraço.

      Excluir
    2. Olha, que pena...eu já imaginava que voce não tinha usado a contenção, o que foi um erro do dentista. Sim, procure outro profissional, talvez retome o tratamento ortodontico para que voce consiga juntar os dentes novamente e, colocar a contenção com dentes e ai sim, após alguns meses usando ela, terminar seu tratamento e trocar pela prótese definitiva . E, aconselho voce , converse sobre isso que aconteceu para que seu novo dentista faça a prótese melhor dessa vez.
      É importante fazer a contenção dos dentes, eles estão desestabilizados pela movimentação e, ficam com fragilidade, em alguns casos corre-se o risco de até perder algum. Fique atenta! Abraço e boa sorte!

      Excluir
  21. Ola , tenho mordida cruzada e palato estreito se perder meus dentes posso usar dentadura? Estou cheias de dúvidas. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Olha, a mordida cruzada se refere justamente aos dentes fora do seu lugar ideal, ou seja, a maioria das pessoas tem a arcada superior cobrindo a inferior e, a minoria tem o inverso, ou seja a arcada inferior projetada recobre as pontas dos dentes superiores. Quando a mordida é cruzada os dentes não seguem esse alinhamento e, em alguns pontos invertem as posições então, a pessoa tem na boca uma parte recoberto pela superior e outra parte recoberto pelo inferior, aleatóriamente, como voce sabe.
    No caso se perder os dentes, a mordida cruzada deixa de existir.
    Mas, mordidas cruzadas podem ser corrigidas com aparelhos, caso tenha interesse, procure um ortodontista.
    Já a questão do palato estreito, até hoje, sempre que vejo um ele é acompanhado de muita profundidade o que, para o uso de dentadura ajuda pois é mais retentivo que os outros.
    Acredito que voce esta fazendo essas perguntas mais por curiosidade mas, a realidade é que perder os dentes não é a opção, se voce notou qualquer coisa estranha que fez voce imaginar que pode perder seus dentes, aconselho que procure o dentista.
    Abraço! :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, foi mais curiosidade mesmo e um pouco de medo, estou começando um tratamento ortodontico e pelo fato de ja ter 23 anos nao consegui a disjunçao maxilar e tenho alguns dentes com raíz curta mas meu dentista é muito bom e tenho FÉ em DEUS que tudo vai dar certo. Vou usar o fixo e o quadrihelice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)

      É , imaginei isso mas, sempre há tempo de melhorar os dentes, os aparelhos dão uma boa ajuda. Tenho certeza que voce irá se surpreender com o resultado, basta paciência e um bom profissional. E, algum dinheiro sobrando , é lógico ...rs.

      Boa sorte e apareça quando quiser.

      Excluir
    2. Tem como reaproveitar os dentes
      de porcelana de uma prótese?

      Excluir
    3. Oi @Candy BR , reaproveitar dentes de uma prótese já feita para confeccionar outra, tem sim mas, isso vai depender muito do estado em que se encontra o material. Muitas vezes não vale a pena ... e, em outras não é possível. Para determinar o reuso, só havendo uma avaliação do profissional. Abraço!

      Excluir
  24. Por favor, me ajude: usei uma prótese por alguns anos, e recentemente fiz uma nova. Fazem 3 dias, ela não está me machucando mas a dor no palato próximo a gengiva e de incomodar muito. Será que esta dor e normal?? Será que estar dor tende a passar, ou e melhor eu colocar a prótese velha???

    ResponderExcluir
  25. Oi Edna. Olha, o ideal é que voce procure o profissional que te fez essa prótese para que ele faça ajuste que for necessário. Em geral, dor significa excesso e, é normal haver excesso, o ajuste é algo comum em prótese nova. Se voce deve por a prótese velha?... olha, se esta realmente te machucando, voce deve colocar a velha para evitar que a nova faça ferida em sua boca, o que pode acontecer mas, de qualquer forma, voce deve procurar o profissional que fez a sua prótese, ele ajustando a dor deve passar mas, sem ajuste não vai.
    Na confecção de dentaduras, é normal haver uma saliência em formato de um risco em meia lua no final dela, na região do final do palato. Essa saliência é proposital e, tem uma função de vedar a entrada de ar. pode ser que seu incomodo seja nesse local e, a coisa é fácil de resolver.
    Mas, para qualquer ajuste voce deve procurar o cirurgião dentista que te vendeu a prótese, ele pode e deve ajustar para voce. Espero ter ajudado, abraço.

    ResponderExcluir
  26. oi Cintia,bom dia;;estava olhando o seu blog e achei interessantissimo,muito esclarecedor,ha 3 dias coloquei uma prótese parcial e estava com dificuldade,enquanto eu ia me informando com vc rsrs eu acabei descobrindo o problema da minha prótese,era q o dente superior nqo encostava no inferior e a prótese estava ficando suspensa,agora q descobri vou voltar no dentista e dizer pra ele;obrigada pq eu jaia chegar la sendo outra chata rsrsOBRIGADA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adia!
      Que legal isso , voce foi lendo o texto e, sacando as coisas, muito bom !
      O que voce tem ai, provavelmente , é um ponto prematuro. Coisa fácil de arrumar se for em um só ponto e não dos dois lados. Ponto prematuro é justamente quando um dente, ou um ponto que abrange alguns dentes vizinhos, encosta antes de um lado que do outro na parte oposta, fazendo assim com que uma parte da prótese não encoste em nada, ficando suspensa como voce falou. Se for isso mesmo, é uma coisa normal e, sem nenhuma complicação. Um pequeno ajuste de desgaste e pronto!

      E, veja bem, não é que a pessoa que esta reclamando de algum problema é chata ( ou teimosa, que é o que costumo dizer) , a coisa é assim quando voce explica e não entra na cabeça nem por mil vezes explicado...rs

      Espero que resolva seu problema facilmente. Mas, como voce disse, agora já dá para chegar no dentista e dizer exatamente o que voce observou e, pedir uma solução para o caso ou, pelo menos uma explicação, no caso de ele falar que não há nada de errado.
      Se não ficar convencida com a resposta, procure outro profissional nem que for para concluir e, se preciso for exija seus direitos!

      Beijo e obrigada por deixar seu comentário, fiquei feliz de ver que consegui elucidar alguém =D

      Excluir
  27. Boa Tarde Cintia, é possível fazer dentadura inferior com peenchimento de silicone entre a dentadura e a gengiva ? desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Então, não tenho conhecimento de tal técnica. Existe um produto no mercado que nós usamos para forrar a base da dentadura que se chama 'SOFT' , talvez o mais próximo do silicone que voce esta imaginando. Não é um material macio apesar do nome mas, ainda assim não é rigido igual a resina. Se for sobre isso que voce esta falando, sim é possível mas, o material soft é um pouco caro porque é importado e, sua aplicação tem duração, existem cuidados específicos para o material aplicado, tanto para que dure mais tempo como para sua conservação. Não por isso, Obrigada por visitar ! :)

      Excluir
  28. Bom Dia Cintia, Obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  29. messya pereiradezembro 09, 2014

    Olá cintia parabens vc é uma excelente profissional ,e o protetico é uma profissao linda e grandes arquitetos do riso, sou academica do primeiro periodo curso protese dentaria mas em tao pouco tempo ja amo tudo isso.bjus

    ResponderExcluir
  30. Obrigada Messya ! :)
    E, sucesso em sua carreira, paciência (porque voce vai precisar...rs) e muito dinheirinho como retorno (porque tem trabalha, merece! )
    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! Tenho a dentição fraca. Queria arrancar tudo e colocar próteses. Por não ter uma mordida correta, minha dentista disse que não posso usar nunca. Isso é verdade? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laraceles!
      Então, antes de responder, quero lembrar que, fazer qualquer avaliação seria necessário ver ( sua boca ) , radiografar e estudar o caso. Então, eu mesma não tenho conhecimento clínico para tal, e o dentista só poderia afirmar isso caso tenha feito o estudo que relacionei.
      Então, se sua dentista esta certa ou não, eu não tenho como dizer, mas é verdade sim que, não ter mordida correta , às vezes, pode atrapalhar. Mas, não é determinante ...
      Seu caso deve ser avaliado mas, sinceramente não sou a favor da extração , essa não seria a melhor escolha, mesmo tendo dentição fraca. De qualquer forma, acredito que voce deve procurar a opinião de outros profissionais para tirar suas dúvidas. Abraço !

      Excluir
  32. Olá Cintia!
    Muito interessante a sua dissertação. Tenho 80 anos, boa saúde e acabei de remover cirurgicamente o total de 8 dentes, ficando sem nenhum. O profissional que me atende prometeu que no mesmo dia da cirurgia sairia do consultório com uma prótese provisória (dentadura superior e inferior) que me permitiria ter vida normal durante cerca de 60 dias, quando então faria uma nova moldagem da boca para a confecção das dentaduras definitivas. As provisórias foram previamente feitas em acrílico e recheadas no consultório com um tipo de plástico semiduro, resultando em dois objetos muito volumosos, sem a menor suavidade nas superfícies e praticamente impossíveis de tolerar em conjunto. Agora uso só a parte superior e ainda com muita dificuldade. Gostaria de saber se alguns implantes no maxilar permitiriam a confecção de uma prótese inferior fixa, de massa reduzida para facilitar a minha fala e boa para efetuar uma mastigação correta em alimentos normais. Agradeço a sua orientação. Silas Urbano Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhor Silas , seja bem vindo!
      Tentarei ajudar, mas devo dizer que minha ajuda será bem modesta. Na verdade, seu caso em particular precisa ser estudado antes de alguém poder dizer que é possível um implante, simplesmente por causa de sua idade. É necessário que um profissional faça uma bateria de exames, para determinar se sua ossatura suporta tal cirurgia, já que implantar pinos é muito mais invasivo do que extrair dentes.
      Geralmente , as tais próteses provisórias imediatas, as que são feitas da forma que foram feitas as suas, não são nem exatas nem confortáveis. Mas, antes de pensar em implantes, sugiro que faça novas próteses, avise o profissional do problema e, diga para que ele refaça as próteses com a dimensão mais fechada para ser mais confortável. Isso já resolveria seu problema de desconforto.
      Bom, é isso.
      Abraço!

      Excluir
  33. Oi Cintia , Bom .. Meu dente da frente da parte de cima da boca ficou estalecido , Precisei Fazer um Canal qe nn foi terminado mas tbm nn procurei outro dentista pp termina-lo , depois de um Ano mas ou menos ele foi ficando mt escuro parecendo qe o dente tava estragado , Orrivel , fui a um dentista aq ele fez uma limpeza dentro dele mas falou qe ele estava mt fraquinho e se eu nn cuidasse ia perder meu Dente , Falou e dise :( Certo dia comi um pao meu dente caiu , Me desesperei mas depois de alguns meses tive qe usas uma protese ja faz 1 ano qe uso ja beijei muitoooo mas meio desconfiada, é um dente só mas tenho medo De Beijar e a pessoa sentir o Ceu da boca Postiço , Vc acha qe o Meu parceiro sente ?
    Responde por favooooor :( Obg !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! :)

      Menina, essa palavra 'estalecido' eu nem conhecia !
      Fui buscar o significado no dicionário ... mas, agora já sei o que é e, nesse caso foi usado como sinônimo de dor ....rs , fica ai pro pessoal aprender :)

      Então, uma pena que voce não terminou o tratamento do canal de seu dente. Poderia ter salvado o dente ... então voce já sabe, se acontecer novamente, trate até o final.
      E, respondendo sua pergunta sobre a questão de seu parceiro perceber o uso de sua prótese, particularmente eu acho que não percebe. Eu não tenho como lhe dar certeza disso mas, vamos colocar da seguinte forma: apenas nos baseando no ato de beijar, a outra pessoa não coloca a língua no palato do outro, quero dizer no céu da boca ,então não tem como perceber isso ... e, acho que só é perceptível se a prótese se mover, se ela estiver solta na boca.
      De qualquer forma, voce não deveria se preocupar com isso, seria uma coisa muito infantil o seu parceiro criar problemas caso ele perceba que voce usa prótese. E, se isso acontecer ele não merece ser seu namorado... procura outro que vai ser melhor! :D

      Não sei de sua condição financeira mas, sendo um dente só e, se voce tiver como, seria muito interessante fazer um implante para repor esse dente com um tipo de prótese mais 'bacana' para seu caso. Assim voce elimina esse problema do seu da boca e para de ter receio das coisas. Boa sorte !

      Excluir
  34. Esqeci de falar qe só tenho 17 anos , Talvez por isso meu medo de beijar !

    ResponderExcluir
  35. Oi meu meu nome e Rosângela eu tenho 43 anos eu fui ao dentista e vou presizar tirar todos os meus dente porque eu estou com periodontite mais eu estou com muito medo de não acostumar com ela oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosângela!

      Muita gente tem esse medo e, realmente é difícil dizer que não há o risco de a pessoa não acostumar.
      Na verdade, muita gente não consegue usar a prótese inferior, por exemplo , mas na maioria dos casos se deve ao fato de ela machucar a boca constantemente. E, muito raro alguém não acostumar com a superior, isso eu expliquei no texto, a inferior não tem onde prender por isso se mexe e machuca, já a superior costuma fixar bem no céu da boca o que torna seu uso mais fácil.
      De qualquer forma, a única coisa que eu posso te dizer é: a mente é a maior responsável !
      Quando uma pessoa tem em mente que tem que se acostumar porque, simplesmente não pode ficar sem dentes, tudo fica mais fácil e normalmente, em questão de 2 semanas é como se quase nada tivesse mudado. Mas, quando a pessoa já chega dizendo que SABE que não vai dar certo, que não vai acostumar, na maioria das vezes ela acaba usando apenas a dentadura de cima ou , às vezes, nenhuma delas.
      No seu caso, realmente tem que extrair os dentes e, só resta à voce pensar positivo e ir em frente. Coloque sua prótese, e se ela estiver confortável em sua boca, não machucando, vai ser bem mais fácil voce se habituar , vai com a mente focada em seu bem estar e sua aparencia, logo voce não fica sem a prótese de jeito nenhum !
      Tenha força de vontade ;)

      Excluir
    2. (Respondi em local errado anteriormente, desculpe). No meu caso é ao contrário, a inferior não me incomoda mas a superior dóóóí muito! Quando fiz as extrações coloquei a "prótese imediata". Quando a anestesia passou, doía um pouco mas pensei exatamente como você escreveu: "Quando uma pessoa tem em mente que tem que se acostumar porque, simplesmente não pode ficar sem dentes", aguentei firme até o dia de tirar os pontos. O problema foi que quando fui tirar os pontos a prótese não encaixou mais, a gengiva superior estava bastante inchada e com algumas feridinhas, e a dor fui insuportável. Agora estou sem ela, muito frustrada por sinal, pois queria conseguir colocá-la e nem saio mais de casa por conta disso. Embora seja uma prótese provisória, pois foi imediata, paguei por ela, né? Mas o problema não é esse e sim que não quero ficar sem dentes! Já tentei colocá-la mas ela não entra mesmo e dói demais. Estou fazendo bochechos com Periogard, para curar as feridinhas. Desespero total... :'(

      Excluir
    3. Poxa , que pena !
      Mas olha, na verdade, isso é momentâneo, logo que sua gengiva se recuperar, o que deve ser rápido porque gengiva se recupera rapidamente, voce vai poder usar a prótese. Infelizmente voce já estava com problema nas gengivas, porque a periodontite dá muita inflamação então, sua gengiva estava sofrendo antes mesmo das extrações.
      Agora, meu conselho é que, já que a prótese não esta encaixando, porque certamente a gengiva esta bem traumatizada, voce deve ter calma e não tentar colocar a prótese à força !
      Sei que não era o que voce queria mas, daqui uns 10/15 dias no máximo já deve ser possível usar a prótese.
      Outra coisa, se a gengiva voltar ao normal e, mesmo assim a prótese não encaixar, daí voce volta no dentista para ele ver o que deu errado. Uma coisa é certa, se ela foi feita para voce, tem que entrar na sua boca, nem que para isso ele tenha que fazer ajustes. Como voce disse, voce pagou por ela e, fique tranquila, imediata ou não, ela será uma prótese provisória porque daqui um ano, será muito bom voce trocar por uma novinha , bonita e definitiva ( definitiva por tempo limitado, para sua própria saúde, não é pro resto da vida .. , lembre-se que se voce trocar a cada , no máximo, 5 anos, voce mantém dimensão preservada e constante para reequilibrar a perda de massa óssea natural do nosso corpo. )
      Abraço e boa sorte, não desanime!

      Excluir
  36. Oi, Cintia. Passando pelo seu blog e já adorei!!! Estou me programando para uma colocação de prótese inferior. Tenho visto em alguns sites sobre o assunto e vi algumas do tipo overdenture com dois pinos. A pergunta que faço é se mesmo com quatro pinos de implantes a dentadura terá muito movimento de báscula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      As primeiras dentaduras sob implante eram feitas apenas com dois pinos e uma barra unindo os dois, mas na verdade, a fixação desse tipo de dentadura na boca, se baseava em uma pequena pecinha de plástico que 'abotoava' nessa barra . Essa peça encaixava na barra e, fazia um 'clique' ... pronto, estava feito o milagre !
      A overdenture não esta quase em uso, e foi substituída por outro tipo com parafusos.
      Quero dizer que, desde o começo, a prótese já tinha uma excelente fixação no implante , mesmo sendo uma prótese que a própria pessoa podia por e tirar. Hoje o sistema é outro, usasse o aparafusamento para fixação da prótese sob os pinos de implante e, a remoção dela da boca fica por conta exclusivamente do dentista que lhe atende.

      A lógica é que, estando confeccionado de maneira correta e não havendo nenhum problema inesperado na cirurgia dos implantes, a prótese não tenha nenhum movimento.
      A quantidade de pinos, daí já é outra questão que deve ser estudado individualmente. Sendo assim, não tenho como responder se quatro pinos são ideais para o seu caso mas, se o profissional lhe disse que sim, deve realmente ser.
      De qualquer forma, vou lhe dizer que, as pessoas costumam reclamar que a prótese acumula resíduos por baixo e que elas não conseguem higienizar de maneira adequada, justamente porque ela não se mexe e, eles não tem como retirar sem ir ao dentista. Eu nunca ouvi ninguém reclamar que tem mobilidade, sendo overdenture ou o novo sistema de parafusos.

      Obrigada por vir aqui e , por deixar seu recado :)

      Abraço

      Excluir
  37. oi..cintia, estava olhando seu blog, e se puder me orientar vou ficar muito grata
    Minha mãe, desde fevereiro ela começou trocar a dentadura dela...a protese de cima, colocou a nova e nao machuca, agora a debaixo, ela nao trocava a 25 anos, e em fevereiro foi tirada a modagem da boca dela, eu ficava solta na hora de comer, ia para um lado e outro, e machucava nas lateriais tambem, saliento que a dentadura antiga dela de 25 anos nao machucava, e ela foi trocar e nao dava certo, ai o dentista fez outra dentadura para ela na parte de baixo, tirar a moldura da mesma dentadura ke ela tinha de 25 anos(ou seja dentro ele disse que ficou igualzinho a dentadura velha, so nas partes mais externas ficaram um pouco mais cheia, porque a velha tava mais fina ja) e minha mãe infelizmente nao tem quase nada de gengiva, e essa dentadura que o dentista fez em base na velha dentadura, continua machucando e um pouco solta ainda, minha mae tem que colocar aquela colinha para quando for comer também, e fica machucando mais ainda do lado que ela tem menas gengiva, to muito preocupada, porque to com do da minha mãe ela ta sofrendo porque machuca e a gente vai la o dentista gasta ela, mais continua machucando e o pior que fez em base da dentadura velha so o externo dela ke ta um poquinho mais grosso, mais nao sei seria ali o problema ou se gasta mais ela na parte de dentro, mais sera que se gastar a parte de dentro pode machuca mais ainda, tenho medo de estragar a dentadura e ficar pior, o que faço?? me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !

      Olha, tenho pouco a dizer para te ajudar, porque infelizmente, o que tinha que ser feito já foi feito! O dentista fez todo o procedimento correto !
      Como voce mesma disse, sua mãe demorou 25 anos para trocar a prótese e, isso é uma das coisas que as pessoas não entendem quando a gente fala que tem que trocar sempre, MESMO se a prótese estiver boa. A mordida da prótese velha dela já devia estar bem gasta e, talvez até batendo uma sobre a outra, o que certa forma, facilita o uso porque é mais comodo, embora não seja correto !
      A única coisa que ele ainda poderia fazer, seria deixar a dimensão da prótese menor , mais fechada . Porém, para se resolver de maneira correta, seria necessário refazer a dentadura inferior e, não sei se voce conseguiria que ele fizesse gratuitamente outra dentadura ( o que aliás , realmente, não seria uma obrigação dele, quero deixar bem claro ) porque na verdade, não há nada de errado com a prótese que ele fez para sua mãe, a problema ai é mesmo de anatomia.
      Outro jeito seria desgastando os dentes , para deixar ela menor, o que seria um último recurso , caso voce não faça outra prótese...
      Em nenhum dos dois casos será possível garantir a estética correta porque , para isso seria necessário refazer as duas próteses e, como ele realmente não tem culpa da situação, voce teria que arcar com os custos. Muitas vezes, quando sei que o paciente esta com a prótese por tanto tempo na boca, eu aconselho que se faça menor ( mais baixa, fechada ) tanto em cima quanto em baixo, embora seja necessário a constante abertura de dimensão para compensar a perda óssea mas, em pacientes como sua mãe, às vezes se torna difícil , as articulações não comportam a abertura necessária devido aos tantos anos do uso da mesma prótese , daí o paciente tem dificuldade para usar a nova com abertura maior.
      No texto deixo bem claro que, a dentadura inferior NÃO para na boca mesmo e, assim vai ser, exceto se a pessoa fizer implantes.

      O que voce pode fazer é, conversar com o dentista e ver da possibilidade de, tentar a confecção de uma nova dentadura na parte inferior, com a base da antiga, como ele fez mas, com altura menor , até para ficar mais leve e, voce e ele entrarem em algum acordo financeiro, quem sabe ele lhe faz um desconto.
      Mas, não diga que falou com protético , porque ele mesmo vai criar caso se voce falar isso. Diga que uma amiga teve um problema parecido e, que ficou mais confortável para a pessoa que usa a prótese ter uma dentadura menor, mais baixinha, por isso voce gostaria de tentar com sua mãe já que ela não consegue se adaptar com a que foi feita. Quem sabe voce não entram em um acordo que poderia beneficiar voces.
      Mas, realmente , o dentista não tem culpa nesse caso, já que ele mesmo tomou a frente de refazer a prótese com base da antiga, que é um procedimento correto!

      espero ter ajudado e boa sorte para voces!
      Abraço

      Excluir
  38. bem desenrolada vc!!!! mas...pouco sensível!

    ResponderExcluir
  39. Sua opinião vai ser respeitada ... mas, minha sensibilidade ( ou a falta dela) não vai mudar a vida de ninguém, as informações que passo porém, podem faze-lo!
    Obrigada por sua visita .

    ResponderExcluir
  40. calma gente os dentistas a visão sobre isso apenas temos que aceitar e conviver com isso da melhor maneira mas quem tem todos os dentes saudáveis dar opinião nao da não somos teimosos nem hipócritas sabemos nossa condição sim mas quem perdeu todos os dentes quer o melhor possível p compensar só isso sua publicação foi infeliz descriminando pessoas que usa prótese como se fossemos de outro planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, acho que voce não entendeu essa parte muito bem ... EU, que escrevi sobre o assunto não estou DISCRIMINANDO , eu estou somente relatando a verdade sobre a maioria das pessoas que usam prótese e NÃO sabem mesmo a condição em que vivem. Para muitos, só porque a " vizinha tem gengiva grande" e tem a sorte de a dentatura parar na boca, pensa que o defeito é da prótese quando não acontece o mesmo com eles. Nesse texto eu relato a MINHA experiência como profissional que diariamente atende gente assim... gente que por mais que voce explique, não consegue entender ' os porquês' da dentadura ... Eu não estou dando palpite ou opinião, estou afirmando cada uma dessas coisas porque estudei , sou diplomada e sei o que estou falando mas, não estou DISCRIMINANDO ninguém . Sua opinião também será respeitada e ficará aqui no blogue ...
      Só tenho mais uma coisa à dizer : quando vi seu comentário ali em cima sobre a sua gengiva grande, pensei mesmo que voce havia entendido o texto.
      Às vezes, a gente usa de sarcasmo para atingir um objetivo , mas sinceramente, só se sente ofendido quem não tem senso de humor. No mais, tudo que esta escrito ai tem fundamento científico e, é para ajudar mesmo... prova disso são os muitos comentários com perguntas e as respostas. Eles entenderam :)

      Excluir
  41. Boa tarde extrai quatro dentes ta com quizi dias ja posso coloca uma protese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, voce pode colocar uma prótese, na verdade, voce poderia ter colocado até mesmo no dia em que fez as extrações dos dentes. O que acontece, e que todos tem que saber é, que quando se extrai dentes, a prótese pode ficar um pouco mais solta com o passar do tempo, já que a gengiva vai 'murchar' . Mas, isso também não é um problema, com pouca folga um ajuste resolve ( um reembasamento da prótese) e, depois de um ano, se a prótese estiver muito solta, o melhor é fazer um prótese nova.
      Por isso, o mais indicado para casos de extração é a confecção de uma prótese mais em conta, para ser usada por um período curto como uma 'provisória' .
      Mas, independente de quantos dentes extraiu voce pode colocar uma prótese a qualquer tempo.
      Abraço

      Excluir
  42. Boa tarde gostaria de saber se enframacao na gengiva tem cura estou com esse pobremma to preucupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Depende o caso... depende o estágio mas, somente com uma avaliação de um profissional voce poderá ter um diagnóstico . O quanto antes, melhor !
      Minha sugestão é que voce procure um dentista especialista para te orientar, o periodontista trata das doenças das gengivas.
      E, é caso para se preocupar sim, muitas vezes a pessoa perde dentes saudáveis por causa de gengivas doentes então, procure um dentista especializado em periodontia.
      Obrigada pela visita e espero ter ajudado.

      Excluir
  43. Meu pai vive exatamente esse drama. Não tem dentadura em baixo, mas também não consegue se alimentar direito. Fico com muita pena e gostaria de tentar mais uma vez e fazer uma dentadura pra ele. Por onde começo?

    ResponderExcluir
  44. Meu pai vive exatamente esse drama. Não tem dentadura em baixo, mas também não consegue se alimentar direito. Fico com muita pena e gostaria de tentar mais uma vez e fazer uma dentadura pra ele. Por onde começo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aparecida !
      Sua pergunta é simples mas, ao mesmo tempo complexa.
      Vou tentar ajudar da única maneira que posso, dando algumas informações para voce se direcionar,
      Primeiro de tudo e, o mais importante seria a escolha do profissional. Aconselho que voce procure indicação com amigos e parentes que usam prótese , claro que apenas com aqueles que ficaram satisfeitos!
      Leve seu pai para uma avaliação e, no consultório faça TODAS as perguntas que voce quiser e tire todas suas dúvidas ... se profissional perder a paciência em explicar e responder, voce já vai logo saber que ele também não vai ter paciência para atender seu pai , levando em conta que ele pode ser um paciente difícil ( estou me referindo ao fato de ele não conseguir usar prótese ) .
      Dê preferência para um especialista em próteses.
      E, a coisa mais importante, NÃO apresse o profissional , às vezes, a pressa faz o trabalho ficar mal feito. Claro que também não pode demorar meses para fazer mas, é normal ter que ir várias vezes a consulta para tirar mordida ou provar a peça porque não deu certo, o que é comum em pessoas que ficam muito tempo sem prótese inferior. Elas perdem a referencia da mordida e, fica complicado fazer a prótese 'casar' com a outra que usam.
      O bom profissional vai tentar ao extremo resolver o problema, caso aconteça.

      Bom, no mais, vai da sorte !
      Só digo que, na dúvida, na insatisfação, não aceite o termino do trabalho. A prótese tem que estar batendo perfeitamente com a parte de cima e, de certa forma, tem que estar confortável no uso, mesmo sabendo que não para na boca, ainda assim não pode impedir do usuário fechar a boca corretamente, ou ter muita dificuldade para falar. A mastigação é questão de treino ...

      Agora, falando de maneira mais ampla, voce já pensou em fazer avaliação para a instalação de um implante?
      Nesses casos , são a melhor solução.
      E, estou falando apenas da arcada inferior, porque quando voce vai ao dentista procurar isso eles logo querem vender o implante duplo ( em cima e em baixo ), o que geralmente não é necessário.

      Espero ter ajudado, boa sorte e sim, faça mais uma tentativa ... em geral o erro esta em uma prótese inferior muito alta ( dimensão aberta) , quando ela é 'baixinha ' ( dimensão mais fechada) fica mais fácil de usar , porque é mais leve e delicada, machuca menos... embora ,às vezes , é realmente necessário ter uma prótese com dimensão maior mas, no caso de não adaptação o negócio é tentar de outra forma.
      Abraço !

      Excluir
  45. OLA COMO VAI?
    OLHA ACHEI SEU TEXTO MUITO AGRESSIVO, AS PESSOAS NAO SÃO TEIMOSAS SAO APENAS OU ESTAO APENAS INSATISFEITAS COM O QUE ESTÃO PASSANDO..
    DEIXA EU MUDAR UM VELHO DITADO; EDUCAÇÃO, COMPREENSÃO COM A INSEGURANÇA DOS OUTROS É BOM...E NAO FAZ MAL A NINGÚEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, vou muito bem , obrigada!

      As pessoas não estão preparadas para ouvir as verdades da vida, fato !
      Prova disso é voce achar o texto agressivo... agressivo por que? Por que eu falo que as pessoas são teimosas?
      Sim, porque fora isso não falo mais nada das pessoas , falo apenas o que a maioria delas fala, fala e fala mil vezes a mesma coisa ( e quando não fala , pensa ) mesmo depois de voce explicar 10 MIL vezes o que acontece.
      O problema não é insegurança, não no caso ao que me refiro. O problema é achar razão nas coisas que pensa, mesmo quando elas não fazem sentido e/ou quando existe explicação lógica para aquilo que a pessoa ACHA ser um defeito da prótese e não um detalhe anatômico não muito vantajoso da mesma.
      No meu texto eu falo que estou cansada de gente teimosa e, depois disso só dou explicação técnica sobre prótese ... não estou xingando ninguém, ou ofendendo quem usa prótese, por favor !
      Semana retrasada atendemos um senhora que havia colocado a prótese dela há apenas algumas semanas, uma pessoa que POR NATUREZA própria cria tártaro aos montes. Ela veio, falou para o dentista que a prótese dela tinha manchas e, sendo nova tinha defeito!
      A dentista explicou que era apenas formação de tártaro , coisa normal em muita gente e, ela iria limpar a prótese e nós iriamos polir no laboratório. Feito ... a paciente foi para casa, essa semana retornou com o mesmo problema e, veio reclamando ... mas olha, o tártaro é dela , de mais ninguém... por que reclama?
      Simples, não acredita na palavra do profissional e, isso qualquer dentista pode dizer para ela e, como já foi feito inclusive, ela não vai aceitar, mais fácil culpar a prótese ( ou nesse caso, quem fez a mesma ) .
      Ela foi atendida novamente, o procedimento foi explicado novamente, foi feito e a prótese polida, entregue limpa, sem tártaro , como se houvesse acabado de ser confeccionada. Sabe o que ela disse para o dentista?
      - Foram eles que colocaram uma massinha, eu não tenho tártaro.

      Fala para mim, é teimosa ou não é?
      E, se não for teimosia, devo chamar isso de que?

      Desculpe me, não estou sendo mal educada e tão pouco não estou deixando de compreender o próximo... Há mais de vinte e cinco anos vejo isso, gente que recebe atenção, explicação, orientação e mesmo assim o problema não é a boca mas sim a prótese. Mais uma vez digo, falo que as pessoas são teimosas e, depois disso o texto é explicativo.
      E, aproveitando que voce foi gentil citando um ditado que, entrelinhas sugere que eu seja mal educada, me sinto no direito de dizer:
      O caso é pensar ... não faz mal a ninguém!

      Obrigada por visitar !

      Excluir
    2. Engraçado, comigo é ao contrário! A prótese inferior nem lembro que estou com ela mas a superior... dóóóóói que é um horror!

      Excluir
    3. As vezes acontece. Vale lembrar que nós temos ossos e terminações nervosas na boca toda e , por isso tem gente que tem mais sensibilidade que outras e, em um caso como o seu, por exemplo, geralmente a dor se deve a alguma conformação óssea mais protuberante, em atrito com o acrílico da prótese pode ficar dolorido.
      Mas, se a dor for no céu da boca, vale verificar se a prótese não tem algum excesso na região, o que pode acontecer por vários motivos, um deles e, o mais comum, moldagem mal feita.
      Em todos os casos, uma visita a um dentista para avaliar pode ser interessante. Às vezes o caso é fácil de resolver e voce esta sofrendo à toa!
      Abraço :)

      Excluir
  46. Adoorei seu blog parabeens mt atenciosaaa queria te fazer uma pergunta quem usa protese no ceu da boca na hora de beijar o outro parceiro sente ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada !
      Olha, vou responder sua pergunta apenas com base em um fato.
      Eu não uso prótese e, sinceramente não faço ideia se já beijei alguém que usava nessa vida... E, também nunca ouvi ninguém falando : "sabe aquela pessoa, usa dentadura ! Eu sei porque senti enquanto estava beijando."

      NUNCA ouvi nada mesmo, então, imagino que não. Como eu disse para outra pessoa que me perguntou algo parecido, voce só vai sentir o acrílico da peça caso a língua toque o céu da boca ou a parte de cima da gengiva. Como o beijo não chega até esses lugares, acho que , por lógica, não tem como sentir.
      =)

      Excluir
  47. Ola, achei bem legal o texto acima. Mas olha só, tenho dentadura superior e quero muito colocar uma dentadura com pinos, me parece melhor ficar com o ceu da boca livre e acho que fica menos evidente que usas dentadura, parece que fica mais natural com pinos. Fazem 5 anos que uso, há possibilidades de colocar com pinos?

    ResponderExcluir
  48. Olá !
    Obrigada por aparecer :)
    Bom, a resposta a sua pergunta só pode ser dada por um dentista habilitado para fazer implantes ( eu acho que os pinos que voce diz são os pinos de implante, certo? )
    Quando voce começa um tratamento de implantes, é pedido uma série de exames, entre eles uma chapa panorâmica e, uma tomografia, esses exames que irão responder se sua ossatura esta em condição de receber os implantes, ou como voce perguntou , se é possível por os pinos. Quanto a estética natural da prótese, isso depende mais das condições do campo de trabalho, a boca, do que do tipo de prótese a ser confeccionado.
    Abraço !

    ResponderExcluir
  49. Oi Cíntia, bom dia! Faz 3 dias que coloquei uma prótese parcial inferior, como você falou está incomodando bastante, dói muito quando mastigo, acho que também porque não está muito fixa, outro agravante é que tenho prótese total na parte de cima. Meu dentista me receitou um creme para fixação (Fixodent) dizendo que, se esse creme ajuda a fixar e com isso melhora bastante a dor, pois a prótese ficará mais fixa. O que você me diz? Ainda não comprei, pois o preço é um pouco elevado, e fico com receio de não funcionar e perder dinheiro.
    Marina
    Obrigada Deus te abençoe, por sua boa vontade em esclarecer nossas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, obrigada por sua visita, suas palavras... tem gente que pensa diferente de voce, só porque eu começo o texto fazendo crítica a gente teimosa =P
      Mas, é verdade, o texto foi mesmo com a intenção de esclarecer dúvidas, então vamos a sua resposta.

      Bom, primeiro eu gostaria de ter certeza sobre qual tipo de prótese parcial inferior nós estamos falando, então vou dar respostas dos dois tipos que voce poderia ter colocado, lembrando que, elas são próteses removíveis e não fixas. Voce que esta usando vai entender ao que me refiro mas, só para completar a informação, prótese removível é aquele tipo que voce mesma tira da boca para higienizar, ou seja , ela sai sem que voce precise ir ao dentista e, a prótese fixa , como o nome diz, não saí da sua boca, somente se o dentista remover.
      Prótese nova , como eu disse e, principalmente inferior, machuca mesmo! E, isso não é tão complicado de resolver na maioria dos casos, sendo ela parcial ou total, o negócio é que voce tem que ir ao dentista fazer algum ajuste, nesse caso, desgastar qualquer excesso que pode haver no acrílico, o que é quase sempre o motivo de machucar. Infelizmente no caso da inferior total, nem sempre os ajustes resolvem o problema porque, como eu disse ela não tem onde se prender e sai do lugar machucando mesmo. MAS, no caso de uma parcial, havendo dentes seus para ajudar a ancoragem da peça, fica mais difícil ela fazer tanto movimento a ponto de machucar, acredito que , seria mais o caso de ajustes mesmo para resolver seu problema, ainda mais se, o dor estiver localizada.
      Mas veja, em geral, quando é feito um machucado pela prótese, pode se formar uma afta e, o processo demora uns 10 dias para finalizar. O local pode ficar sensível mesmo depois do desgaste ter sido feito. De qualquer forma, SEMPRE falo para as pessoas que estão confeccionando prótese parcial inferior removível que, dê preferência para uma ponte móvel de grampo, ou seja aquela que tem estrutura em metal recoberta com resina. Porque?
      Porque essa tem justamente os grampos para fazer ancoragem da mesma na boca enquanto que a outra que é feita totalmente em resina, não segura praticamente nada!
      Então, qual é seu caso, a prótese com grampos ou a prótese em resina?
      Quanto a prótese superior, não sei se é nova, se é a primeira e, se não for, se sempre foi assim solta mas, sim, o fixo dente ajuda a fixar a prótese porém não é determinante para resolver o problema de dor.
      Outra coisa que devo lembrar é, quando a pessoa coloca uma prótese de grampos, é NORMAL a dentição ficar dolorida, isso pode acontecer e, geralmente em uma semana se resolve, para controlar a dor é só tomar analgésico que voce costuma usar MAS, dores na gengiva são causadas por outra situação e, em geral é necessário fazer ajuste para obter maior conforto.
      Pensa nessas coisas e analisa seu caso, se achar que há necessidade de ajuste , fale com o dentista e peça orientação e , até mesmo explicação.
      Abraço e qualquer coisa é só falar. :)

      Excluir
  50. grande merda você falou, esqueceu de falar dos dentes brancos que quase todo mundo que usa dentadura quer escolher na hora de fazer uma nova.

    ResponderExcluir
  51. vou fazer quatro implantes inferiores no final desse mês esperando q assim minha prótese provisória fique mais firme,pq até então não estou mastigando com esta....e depois da cicatrização vou colocar overdênture...será q estou no caminho certo....? q DEUS abençoe vc q dedica tanto tempo a nos esclarecer ,,,,muito obrigada,viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda !
      Olha só, na minha opinião, a única maneira de se resolver esse problema é, realmente, o implante. Digo que ele é muito útil quando se trata da prótese inferior... só não acho útil para a superior, exceto alguns poucos casos. Mas, voltando ao seu caso, ele deve resolver seu problema de mobilidade, levando em conta que a prótese será parafusada na barra metálica instalada dentro dela e, os parafusos presos nos pinos em sua boca... ou seja, essa prótese só vai se mexer quando o dentista quiser. Então , a única coisa que posso dizer ( como conselho ) é: apenas toma cuidado redobrado na higienização, infelizmente o pessoal reclama um pouco de mau hálito mas, o fato se deve principalmente por falta de conhecimento de 'como' higienizar corretamente ( tenho que ser honesta que, tem certas próteses que são mau confeccionadas e, nem todo cuidado do paciente resolve o problema, por isso a escolha do profissional deve ser cuidadosa) Mas vai lá, faça, se livre da 'dança ' da prótese inferior, pede aula de higienização para o dentista e , boa sorte!

      * tem gente que acha que eu sou contra o implante, na verdade, eu achava o máximo a primeira fase, quando as dentaturas eram 'abotoadas' na barra ( igual a um clipe) e não parafusadas , mas os tempos mudaram, as pessoas devem se adaptar. Abraço e boa sorte!!

      Excluir
    2. agradeço sua atenção,e parabéns por ser essa pessoa tão dedicada profissionalmente e tão humana por ajudar a tantas pessoas a decidir sobre problemas q muitas vezes nos afligem a alma...DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMÍLIA....

      Excluir
    3. Agradeço ! Que voces sejam abençoados também. Boa sorte ;)

      Excluir
  52. Oi gostaria de fazer uma pergunta coloquei coroa nos dentes foi cimentada no próprio dente sem uso de pino.sera que pode durar tempo e de acrílico e quando tiver que trocar sera que vai ter que arrancar o dente e colocar um pino? Obs o dentista me enganou dizendo que o dente era de porcelana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu vou responder sua pergunta mas, antes quero fazer uma observação: o que mata é o 'detalhe' não é mesmo?
      Fico indignada. Como se houvesse a necessidade de enganar para justificar o preço que cobram !
      Os dentistas não fabricam as próteses, eles moldam o paciente , o que aliás, a maioria é ruim até para fazer isso e, fazem a parte clínica ... de qualquer forma, o preço que eles cobram por uma prótese, seja do tipo que for, é praticamente 80% lucro !!
      Nós os protéticos que fazemos as próteses, e ganhamos 'X' por elas, quando ela vai parar na boca do paciente já esta custando 10'X' ... vida injusta !
      Mas, voltando ao seu caso, vou começar sua resposta falando da sua prótese. Ou seja, entendendo que ela é totalmente em acrílico, ela não vai durar muito. À principio, a resina (acrílico) não é tão resistente ao desgaste ,e dependendo do tipo de mordida que voce tem, o desgaste pode ser rápido. Outra coisa que pode acontecer é, ela quebrar. E, com certeza, em pouco tempo ela vai mudar de cor, vai ficar amarelada ou manchada.
      Mas, se ela fosse de cerâmica (porcelana) todos esses fatores mudariam, ela seria muito mais dura e, por isso mesmo, mais resistente e, não mudaria de cor.
      Agora, no seu caso, quando tiver que trocar , se o trabalho foi bem feito e o dente se mantiver sadio, não precisa arrancar o dente. O perigo nesse caso é o de infiltração, por isso fique atento em dores ou mau odor nesse dente , qualquer dúvida não tem jeito, tem que ir ao dentista mas, como esse já te enganou uma vez, sugiro que procure outro profissional.
      Agora, falando de deveres e direitos, existe o código do consumidor e, os dentistas são profissionais que devem atender a lei, se voce se sentiu enganado ( e tem provas disso) procure seus direitos !

      E, essa é para quem ler:
      Eles não são DOUTORES , são dentistas ... doutor tem doutorado , dentista tem graduação.
      Ninguém é obrigado a tratar como doutor, eles não são 'os Deuses da Boca' e, por isso mesmo, se achar que não trabalharam como deveriam, que foram injustos ou desonestos, procure seus direitos!

      Excluir
  53. boa noite eu tenho protese superior removivel e inferior overdenture com 3 implantes a de baixo nao mexe mas a de cima mexe muito quando falo a rir e a comer mexe mesmo muito agora tenho posto a cola corega acha que devo falar com o dentista pra ajustar ? eu ando a fazer dieta pra emagrecer sera que a cara vai emagrecer e vou ter de ajustar as proteses preciso de ajuda tenho as protese ha 3 semanas e logo no primeiro dia ficou a mexer bjs e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  54. Oi Dora!
    Então, sua resposta vai ser curta e objetiva: SIM a boca emagrece também.
    A dieta faz o corpo emagrecer e, o rosto emagrece e as gengivas emagrecem, e isso faz com que a prótese fique solta. Olha, dá para ajustar a prótese com certeza mas, durante seu processo de emagrecimento ela vai continuar soltando e, não é possível preencher a prótese tantas vezes. Por isso, talvez, quando voce atingir o seu peso ideal, seja interessante fazer uma nova prótese, caso essa que tem agora fique muito grossa ou pesada. Quando voce for fazer o ajuste, conte para o dentista sobre a dieta ele vai te dar um parecer se é melhor preencher a prótese agora ou esperar um pouco mais. Enquanto isso, o jeito é usar fixador mesmo, como voce já esta fazendo.
    Obrigada por participar! Abraço.

    ResponderExcluir
  55. o pessoa ignorante af,jamais faria tratamento com vc.se fosse dentista claro , deve ser pedreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô minha querida (o) , vou te dizer umas coisas.... segue ali em baixo :

      Excluir
  56. ps nada contra os pedreiros,que fazem trabalho pesado,so acho que vc deveria ser um pouco mais educado com os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que dizer que alguém é teimoso é ser mal educado com a pessoa , mas sei que quando a pessoa se ofende , normalmente é porque pegou o dito para si ( se identificou, sabe? )
      PS. Agora , explica ai para os pedreiros essa coisa de gente ignorante parecer com eles. Voce é uma pessoa bem educada, bem se vê. E, obrigada por vir até aqui perder seu tempo de leitora (o)

      Excluir
  57. Tenho um pedacinho bem pequeno de dente na boca quase não spda pra ver a dr disse que não tem problemas ao fazer a prótesediz que aapós colocar a prótese eu posso arrancar idepoisvde arrancar eu corro o risco de perde a protese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula , então o que o dentista falou procede, ou seja, dá para fazer a prótese mesmo com o pedacinho de dente que voce falou e, não tem problema mesmo. Depois é só tirar e não, não corre risco de perder a prótese por essa razão não. O máximo que pode acontecer é , no local onde tinha o dente, a gengiva murchar e ficar um espacinho por dentro da prótese, o que também não é problema, se precisar é só fazer um ajuste ali completando com material especifico lá no consultório do dentista mesmo.
      Abraço !

      Excluir
  58. extrai os dentes superiores estou aguardando a protese de imediato sinto muita dor na garganta minha boca fica com muita saliva e tudo que como me engasgo sera quando puser a protese vai melhorar á tambem sinto muita falta de ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilvan , olha só, primeiro deixa eu te explicar uma coisa, a prótese imediata é colocada imediatamente após a extração, ou seja na mesma hora, por isso ela se chama imediata. Então se voce esta esperando para colocar a prótese, ela não é uma imediata. O que no seu caso não faz diferença nenhuma , porque o que voce esta relatando acontecer, não é nada comum para quem só extraiu dentes, mesmo que sejam vários. Então, acho por bem que voce fale com o dentista responsável para colocá-lo à par da situação MAS, acho importante que voce procure um médico para avaliar seu caso. A questão do engasgo, a salivação até não são estranhos, ainda mais se voce extraiu dentes esses últimos dias mas, dor na garganta e falta de ar não tem absolutamente nenhuma razão para acontecer depois de extração dentária.

      Boa sorte !

      Excluir
  59. Boa tarde Cintia...
    Foi muito bom te encontrar...
    Foi ontem na madrugada q te encontrei...
    Dormi pouquinho pois não conseguia parar a leitura...
    Acredito ter lido todas as perguntas e amei suas respostas..
    Todas muito esclarecedoras....
    Sinto apenas q todos " nós " que passamos aqui já estamos em 1 situação bem ruim...
    Qto ao seus esclarecimentos no início q alguns criticam....
    Sinceramente foram eles que me fizeram continuar a leitura....rs
    achei ótimo encontrar alguém q fala a verdade nua e crua...
    e graças a Deus vc acredito não ser usuária como nós pois se fosse teria muito mais coisas pra dizer....
    sabe Cintia eu achava q a vida era 1 só ....
    mas depois que passei a usar dentadura vi q são 2.....
    como minha vida mudou....infelizmente
    lembro q do eu era criança meu pai me tirava da cama pra escovar os dentes antes de dormir.....ele estava tão certo....apesar nunca ter me explicado o motivo pelo qual ele fazia isso eu devia ter entendido....ele não queria pra mim oq ele estava sofrendo.....pena eu ter feito tanta coisa errada e hoje sofro as consequencias que são inumeráveis....só eu e Deus sabemos....
    Ha muitos anos quando começaram meus problemas dentários tentei fazer oq eu achava na época q seria definitivo coloquei coroas na parte superior e
    prótese fixa na parte inferior pois perdi alguns dentes em acidente de carro foi muito difícil conseguir fazer o tratamento pois naquela época já era muito caro tipo o preço de 1 carro econômico isso na dentista que eu fui pois se fosse em algum mais especializado seria o preço de 1 carro de luxo e eu não poderia pagar... Bom paguei o máximo q eu podia e acredito q a dentista fez o melhor q na época ela sabia.....por ser tudo em porcelana eu achei q iria pro caixão com eles....mas infelizmente não vou....já estou 100 eles fazem alguns anos e hoje 100 nenhum....nem os meus nem os de porcelana...q tristeza..
    Tive problemas de infiltração ...de canal....de gengiva....e já não estava mais no Brasil e aqui no EUA...Qto procurei 1 clínica oq eu ouvi foi...se vc tiver 1 gaveta cheinha de dólares pra gastar com o tratamento da pra fazer se não tiver o melhor é extrair....EXTRAIR TODOS....qdo ouvi a minha sentença se já fosse hora de extrair já poderia pois eu estava em choque ...desmaiada...não precisaria nem anestesia....Eu não tinha e não tenho 1 gaveta de dólares....acabei cumprindo a sentença mas em outra clínica....hoje tenho dentadura superior e inferior...mas eu não consigo usar a inferior.....como vc explicou é muito difícil a adaptação...extrai todos os dentes superiores no mesmo dia e sai do consultório já com a dentadura....depois de alguns anos fiz o mesmo com os inferiores extrai todos e já sai tbem com ela...
    na época refiz a superior pra poder casar a mordida....mas a mordida casa qdo estamos na cadeira do dentista ...rs tem q rir pra não chorar ao menos não enquanto estou digitando...pq qdo estamos em casa e vamos comer...só mós que estamos vivendo a segunda vida é que sabemos....como é difícil.....já não sinto mais vontade de sair pois todas as saídas geralmente acabam em "pizza" ...pior ainda se for churrasco....sempre amei sair ..estar com os amigos...não perdia 1 festinha..
    Hoje não tenho vontade de aceitar convite nem pra chá da tarde....não quero mais sair nem pra bater papo pois tento esconder de todos q não tenho dentes..
    Cintia sei que vcs que fazem a prótese fazem o melhor possível o trabalho de vcs é perfeito mas perdemos o que foi nos dado por Deus...oq era natural... original.... Isso com certeza por culpa nossa mesma...por não termos dado o devido valor qdo havia tempo.....agora sofremos ...e como sofremos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga , também irei responder em partes: primeiro de tudo, obrigada por passar por aqui e, por deixar esse montão de coisas , mesmo sendo tão pessoais !
      Obrigada também por entender meu ponto...rs , eu não sou carrasca, juro !

      Olha, entendo perfeitamente isso tudo que voce disse e, SIM, eu sei e sempre falo aqui que, odontologia é muito cara e, muito mais ainda no exterior. Tenho muitos amigos brasileiros e estrangeiros que vem aqui para tratar os dentes, além de ser mais barato é de qualidade , mas aqui também não esta barato tratar dentes, infelizmente !!
      Eu não sou usuária de prótese, além de minha profissão, meu amado pai já era do ramo, eu cresci com esses cuidados todos que tenho , e sou realmente uma neurótica , escovo meus dentes mais do que o necessário e, estou sempre de olho em tudo que acontece em minha boca. Mas, tem certas coisas que não são controladas, doenças gengivais, por exemplo, por fatores genéticos ou por uso de fármacos, nem sempre conseguimos salvar nossos dentes, por mais que sejam cuidados. Na verdade, existem as pessoas que usam dentadura e são cientes e tem capacidade de entender tudo que acontece com elas e, infelizmente, aquelas que não entendem nada e são extremamente difíceis, isso não tem relação com o uso da dentadura mas sim com personalidade e, era disso que se tratava o texto em questão mas, fico contente que ele tenha servido para algo além. Voce , eu noto, é pessoa que faz parte do primeiro caso e, eu sei que voces sofrem, é por voces que, faço questão de fazer o máximo de esclarecimento possível , respondendo as perguntas e falando o que eu sei , espero mesmo que isso ajude ! ...
      vou ler o restante

      Excluir
  60. Parte 2...
    Sou casada.....sou apaixonada pelo meu marido....nosso casamento é de 44 anos.....qdo começamos a namorar não sei nem se a minha dentição q era pra ser definitiva já estava completa pois eu tinha apenas 13 anos...mas hoje mal converso com ele pra q ele não perçeba q não tenho os dentes inferiores e nunca comentei q os superiores eu extrai todos....estamos vivendo mais na base do celinho q realmente dos beijos pq pra fazer amor não consigo se não estiver com a inferior e ai tem q ter akela preparação toda ....ah Cintia...Não estou aguentando mais essa situação não tenho como fazer implante aqui pois é muito caro....estou deixando toda minha família aqui no EUA. marido filhos netos e votando pro brasil pra tentar fazer ai o implante .... Ao menos o inferior já q depois dos seus esclarecimentos acredito q o superior não vai mudar muita coisa apesar q ter o céu da boca livre era tudo de bommmmmmmmmm...
    Corro o risco de não conseguir mais voltar pro EUA pois fiquei aqui ilegal por 10 anos...que Deus me ajude para que eu volte e espero podendo curtir novamente tudo de bom q a vida tem...principalmente a vida com meu marido....com muitos beijos e loves...
    Caso,vc leia obrigada pela atenção....continue assim falando o preto no branco.. Bjusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente uma pena voce ter que passar por isso tudo para fazer esse implante, e sinto a necessidade de alertar voce que precisará ter um dentista responsável para , de tempos em tempos, remover a prótese e fazer as limpezas, já que esse sistema de implante parafusado não permite a retirada da prótese por voce mesma. Quero lhe dar uma dica, a situação por aqui esta muito ruim, voce deve saber, então eu digo que voce deveria tentar contato com algum dentista brasileiro que poderia estar morando e exercendo a profissão nos Estados Unidos, tem muito brasileiro se mudando para Miami e, com certeza muitos estão trabalhando ! Quem sabe voce dá sorte, procure !!!
      E, quanto aos implantes, veja bem, eu não gosto e não acho interessante o implante superior, por vários motivos e o principal deles é que a maioria dos pacientes não conseguem fazer a higienização correta e, é muito comum eu pegar próteses superiores implantadas com muito tártaro e mal hálito lá no laboratório mas, o fato de EU não gostar, não significa que eu estou certa ... como voce mesma disse, eu não sou usuária. Eu aconselho que voce estude a questão e, depois de verificar se sua ossatura é apta , daí então decida sobre fazer ou não o implante superior.
      Agora, falando de sua vida, se me permite, tenho certeza que seu marido, aos 44 anos de união, jamais vai se importar com sua condição. Esse tempo todo é a prova maior de amor e respeito e aceitação, que devo dizer, é mútua !
      E, falando até um pouco mais além e de forma dramática, voce deixaria ele de lado caso descobrisse que ele usa prótese?

      ;) Boa sorte minha amiga, espero que voce consiga fazer tudo que planeja e, que volte para os Estados Unidos para ficar junto de sua família, o que deve acontecer ! Voce ficou ilegal mas tem marido, filhos e netos ai ...se voce não for casada legalmente , seria uma ótima oportunidade para fazê-lo , mais garantia para voce!!

      E, eu sou dessas pessoas que sempre fala preto no branco, isso não vai mudar =D
      beijos e tudo de bom

      Excluir
  61. Feliz Fds...
    Sorria muiiiito...rs

    ResponderExcluir
  62. Bom dia amiga...
    Mandei mais 1 pequeno diário rs pra você na semana passada você recebeu..?

    ResponderExcluir
  63. Oiii @ Night Life ... não recebi !!!

    mande de novo..rs , o pequeno diário.
    Pode mandar que eu leio , um beijo pra voce !
    =D

    ResponderExcluir
  64. Oi Cintia..
    Hummmm não tenho como mandar dinovo pq não fiquei com cópia...rs
    Mas gostaria de dizer que fiquei surpresa e emocionada qdo recebi a sua resposta...
    surpresa pela rapidez e emocionada pelo modo que vc me tratou...me chamando de AMIGA..
    Isso pra mim é muito importante .... Saber q tenho 1 amiga nessa minha segunda vida....rs é tdbommm....
    muito obrigada por gastar 1 parte do seu tempo comigo...e por me receber tão bem ....
    atualmente a correria é tão grande que muitas vezes mal conseguimos resolver as questões a nossa volta e você ainda se preocupa em passar os seus conhecimentos para nós que temos tantas dúvidas....muito obrigada Cintia por todo esse carinho..!
    Agora por falar nas *nossas duvidas*...rs
    eu ainda tenho algumas
    Penso não ter osso suficiente para o implante....infelizmente...
    Apesar do meu problema não sair da minha cabeça ..
    quando começo a falar sobre ele fica mais complicado...
    parece 1 sonho quase impossível de se realizar....
    digo quase pq pra Deus nada é impossível....
    Bom....vamos respirar fundo e acreditar que no final dará certo...rs
    Cintia mesmo sabendo q implante não é sua especialidade você tem ideia de quanto tempo seria necessário para a realização do meu sonho já tendo como *certo* que terei q fazer tipo enxerto ósseo ?
    sei que é impossível fazer 1 orçamento sem examinar mas só pra eu não cair da cadeira vc tem ideia ao menos de quanto custa 1 radiografia panorâmica computadorizada se for esse o primeiro passo...?
    Hehehehe e pra fazer tudinho...será que ai eu vou ouvir a mesma coisa que escutei aqui...
    1 gaveta cheinha de dinheiro ?
    Se vc tiver alguma indicação da sua confiança eu agradeço...
    Vi no Fds passado no Caldeirão do Luciano 1 quadro q me deixou muiiiiiiiito feliz
    1 noiva realizou seu sonho não sei quanto tempo demorou e nem o que ela sofreu na cadeira do dentista....vi apenas quando tudo já estava concluído e o sentimento só poderia ser de alegria....
    ficou linnnndo D ++++++
    Vc já ouviu falar do * Dentista do Bem* foram eles que fizeram o tratamento nela.....
    sei que foi segundo 1 pedido do Luciano e claro isso teve 1 peso....
    vc sabe se tem como eu entrar em contato com eles...? Acredita que eles possam me ajudar..?
    Cintia muito obrigada novamente pela atenção e carinho.....fico aguardando 1 retorno seu..
    Feliz final de semana e
    Feliz primavera com o sol do verão...rs
    Beijus AMIGA.....valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! :)

      Já sei o que aconteceu com seu comentário anterior, acho que voce escreveu ele em algum lugar , faz cópia pra colar aqui , não foi? Acontece que recebi sim um comentário mas, veja só, eu nem publiquei porque era uma cópia da segunda parte do seu comentário feita da primeira vez que veio aqui... o que voce escreveu depois não foi copiado, o seu computador não te obedeceu...rs , essas máquinas são umas coisas safadas mesmo! E, tem gente que acha que exterminador do futuro é ficção...ahahah, brincadeira amiga, infelizmente perdemos seu comentário, uma pena!
      Mas, vamos lá, vou começar a dar sua resposta pelo final de suas perguntas, Os Dentistas do bem , na verdade, são dentistas que atendem em seus próprios consultórios jovens , se não me engano até 17 anos , de forma gratuita mas, para isso o jovem em questão não pode ter condições financeiras para custear o tratamento, eles são atendidos depois de seleção e por ordem de necessidade, é um serviço social e, além do Brasil, eles atendem em outros países da America Latina e em Portugal. Por acaso, porque raramente vejo televisão, estava assistindo nesse dia do programa que voce falou e, mudando de canal vi uma parte da reportagem, claro que o assunto me chamou atenção e, já de antemão te falo que os dentistas do bem não fazem aquele tipo de trabalho, aquilo foi feito por causa do programa mesmo, para o serviço prestado por eles, acho que apenas a parte clínica e talvez, tratamento de ortodontia em casos não estéticos e próteses simples em casos não estéticos também, isso se as próteses estiverem incluídas. Aquele programa foi um ponte para propaganda do consultório que prestou o serviço, por certo, e por isso eles aceitaram o caso, eu acredito e SIM, a prótese daquela mulher ficou realmente linda, bem estética, levantou os lábios dela , ficou mais jovem, um exemplo de caso bem sucedido , eu gostei !
      Acho que, se voce quiser entrar em contato com eles, não custa tentar, talvez eles tenham algum dentista credenciado ai nos Estados Unidos, há a possibilidade.

      Excluir
    2. Falando agora de seu caso, não dá para te responder nada, tudo vai depender dos seus exames e resultados para determinar qualquer coisa em relação ao procedimento. Eu, como voce sabe, confecciono a prótese , nem tenho conhecimento clinico para dar outras informações e, mesmo o dentista só vai poder te dizer se é possível realizar o implante, como vai ser em relação a enxerto caso necessário ou não, se voce tem ossatura suficiente, e tempo de recuperação e tempo total para realização do procedimento, estudando os resultados de seus exames, a chapa panorâmica e a tomografia, pelo menos esses dois são pedidos. E, com relação aos valores, isso depende, depende do profissional, da região onde esta localizado o consultório e principalmente da tecnologia e diplomas do dentista.
      No programa que voce viu, nem preciso dizer que o consultório em questão estava em área nobre, tinha equipamentos de ponta e, uma equipe de profissionais, não apenas um dentista ... mas, vale lembrar que, isso não é determinante. Embora meu conselho seja para voce fugir de profissional com valor muito abaixo da média e, dessas clínicas que oferecem implantes na televisão. Uma coisa é voce ver um programa onde o dentista concordou em ajudar e assim ganhou uma propaganda interessante , outra bem diferente é aquela propaganda em massa para fazer implante em massa ...

      Com relação a gaveta de dinheiro, falando em reais , que esta bem 'lascado' devo dizer, é caro sim ... mas, vou dar um chute para que voce tenha uma ideia : uns R$ 25.000,00 em valor total , exames, cirurgia e implantes, próteses.
      Veja bem, eu disse 'chute' , pode ser pra mais ... pode ser pra menos , eu trabalho com dentistas em região menos nobre e, nesse caso seria para menos. Tudo depende...
      Agora considerando que estamos com o dólar cotado a R$ 4,00 , se converter isso, voce teria que aplicar em trono de U$ 6.300,00. Deu para ter ideia ? E NÃO , eu não teria ninguém para indicar, infelizmente eu não gosto do resultado final dos trabalhos que vejo dos dentistas para quem presto serviço.
      As pessoas pensam que , porque a prótese é feita pelo protético é ele quem faz bem ou não, quem faz bonito ou não mas, o que a maioria não sabe é, que o protético tem que fazer aquilo que o dentista pede, mesmo que não seja do nosso agrado, mesmo que notadamente não esteja correto , mesmo que esteticamente não fique boa, nós não podemos fazer o que queremos mas sim o que eles mandam. Conclusão, o resultado fina na boca do paciente depende da capacidade de ambos os profissionais mas, a última palavra de como vai ficar é o dentista. Se voce resolver fazer seu implante aqui, a gente vai falando e, podemos trocar ideia , não se preocupe...rs.

      ótimo final de semana e um lindo Outono pra voce ! Eu adoro Outono , assim como a primavera e, particularmente o outono americano por causa das tradições e do halloween ...ahaha.
      beijos , se cuida!! ;)

      Excluir
    3. Olha, aqui tem um link do TdB , os dentistas do bem, dá uma olhada:

      http://benfeitoria.com/benfeitorestdb/

      Excluir
  65. Oi Cintia...
    Vc esta certa...eu costumo digitar em outra página pra depois passar pra vc...pq qdo tento fazer direto na página não consigo...tipo agora estava fazendo e do nada sumiu....rs
    Desculpe pela demora em te escrever é q sou baba e as vezes o dia está corrido e outras eu escondo o iPad das crianças e nem eu encontro...kkkk
    Muiiiiiito obrigada por todas as dicas....aqui só pra fazer as extrações e as 2 peças eu já gastei o valor q ai faria o tratamento todo...espero q vc seja boa no chute...rs
    Amanhã tenho dentista pedi pra ele fazer 1 orçamento mas penso q não terei condições de fazer aqui acho q no Brasa ainda consigo pq tbem como o tratamento é demorado acredito que poderei parcelar o pagamento.
    Bom amanhã se conseguir o orçamento aqui te mando 1 recadinho...Bjuss

    ResponderExcluir
  66. Então, eu sei que tratamento dentário no exterior é caro, tenho amigos estrangeiros que saem de seus países na Europa para vir aqui tratar dentes e, meu pai tinha um cliente que morava nos Estados Unidos que vinha à cada 3 anos trocar as próteses , ele falava que saia mais em conta pagar as passagens e pagar o trabalho de meu pai do que fazer as próteses lá...
    Isso, depois me diz como foi sua consulta e o orçamento que ele lhe deu, estou curiosa de saber valores. Boa sorte lá!! Bjo

    ResponderExcluir
  67. Bom dia amiga...
    Eu tbem estava muito ansiosa pela consulta..
    O Dr. é gente finíssima ...bem amigo...
    Passamos 1 hora conversando...
    Ele acredita que no momento o melhor seria eu implantar apenas 2 pinos pra poder fixar melhor a inferior q no caso seria essa mesma q foi já foi feita...mas como expliquei q não gostei dela não estou nem usando ele recomendou q eu use durante todo o dia....que tente comer com ela mesmo q seja necessário começar com coisas leves ...tipo pastosas...pois é muito importante para minha saúde q eu mastigue bem os alimentos...ele nem entende como eu tenho me alimentado sem ela...mas na verdade eu acho q fico estranha com ela...acho q mudou muito minha fisionomia...complicadíssimo...hummmmmm só quem passa por isso pra saber exatamente o q é...terror...rs
    Bom mas falando dos valores a panorâmica computadorizada não fica caro.. $150 dólares...agora qto aos implantes fica difícil pra eu fazer aqui principalmente pq não quero apenas 2 pra ficar a q eu já uso...quero implantar o mínimo necessário....penso ser 4 pra tentar 1 outra forma é ver se consigo me adaptar melhor....ver se eu fico mais feliz ao me olhar no espelho...a q eu tenho sinto q fico bicuda...kkkkk melhor rir....ah e os implantes apenas implante sem o valor no caso dos dentes fica em média 1.800 dólares cada...superior tvz seja necessário 6 inferior 4... Só para implante 18 mil dólares complicado pagar esse valor....então acredito que irei mesmo pro brasa....tentei ver se ele tinha alguém pra indicar mas como fazem muitos anos q ele está aqui não tem nenhuma indicação....a minha vontade é de fazer em Brasília em 1 hospital q vi pela internet ...é o primeiro q aparece qdo busca implante....ao menos o orçamento farei lá pra ter 1 ideia...e quem sabe parcelando eu consiga pagar..Deus queira..
    Amiga...feliz Fds e vamos nos falando...bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... nossa, caro mesmo hein !?

      Então... queria te perguntar só uma coisa...rs, do resto concordo com tudo !
      Por que Brasília? ...kkkk ... se eu for lá é pra jogar bomba na Dilma =P

      Tá bom, tô por aqui , escreva !
      Beijo e ótimo final de semana =D

      Excluir
  68. Kkkkkkkkk oi amiga...
    Estava doidinha pra dar 1 passadinha aqui...
    E foi bom vc me fez rir a vontade...
    Com essa estória de bommmmba...rs
    Pensei em fazer em Brasília pq qdo entrei no sabe tudo...GOOGLE foi o primeiro q apareçeu....é claro q pra estar nessa posição não precisa ser o melhor acredito q pagando mais consegue esse lugar privilegiado...rs
    mas pareceu ser muito bom...imagino q deve ser bem caro...mas caso fique caro D + pra mim penso q ao menos sairei com a certeza do q realmente eu necessito tipo enxerto ósseo ou não....entende...? Caso vc tenha 1 dica melhor será ótimo.
    Ah e se vc tiver com intenção de dar 1 voltinha em Brasília me avisa antes....rs não quero estar na área de risco....kkkkkk bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ....kkkk

      Queria muito jogar bomba na Dilma =P

      Mas, falando do hospital de Brasília, eu não posso dizer nada, não conheço o trabalho deles ... Como sou de São Paulo, estou muito mais por dentro das coisas daqui do que de outros lugares do país, e sendo assim, para mim, referência é a USP , eu procuraria um dentista diplomado pela USP e com especialização de implantologia por lá...rs difícil é achar as duas coisas juntas, mas com certeza tem!
      Eu trabalho com uma dentista formada pela USP, de longe a gente nota que ela SERIA a que mais 'manja' , digo seria porque a infeliz não tá nem ai pro trabalho, ela vem de família com dinheiro e, trabalha só para não ficar em casa sem fazer nada, sabe como é? Daí eu falo... Deus dá asas à cobras !
      Mas, tem sempre um que abraça a profissão por amor e, tem sorte de conseguir se formar por uma Universidade de peso.
      Ainda falando de Brasília, vê se tem fotos dos trabalhos, informações e opiniões pela internet, dá uma busca e veja o que encontra. Quanto mais boas referências, melhor !
      Bom domingo amiga, beijos

      Excluir
    2. Boa tarde amiga...
      Nossa vc trabalha pra Dra ideal pro meu caso..
      é formada ....entende muito...como vc disse manja...
      não precisa de dinheiro....só quer ocupar 1 pouco o tempo...
      a única coisa que falta é ela estar disposta a fazer 1 boa ação..rs
      Concordo até em posar para o antes e o depois assim ela ainda pode ganhar fama pelo trabalho incrível....rs
      Hummmmm sonho...né..?
      Bom amiga obrigada pelas dicas....
      Bjusss

      Excluir
  69. Cintia vc é muito linda e paciente viu !

    Pude ver como respondeu todo mundo e tbem o quanto é educada!

    Vi no seu texto o quanto tem de gente teimosa e tem Mesmo !
    Mas o q vi de gente chata nós comentários !!! Pelo amor de Deus...
    Continue assim, respire e va em frente, no mundo q vivemos nem Deus agrada todo mundo !

    Super beijo e felicidades

    ResponderExcluir
  70. ahahah >.< , me diverti com seu comentário Jorge..

    Obrigada por visitar esse bloguinho, meu espaço para soltar os pensamentos, nem sempre tão coerentes mas, como voce mesmo disse, no mundo que vivemos nem Deus agrada todo mundo !
    Outro beijo para voce e, felicidades em dobro!
    =D

    ResponderExcluir
  71. Oi e tudo bem parabéns pelo seu trabalho tenho 36 anos e acabei de colocar uma prótese móvel embaixo ta machucando e saiu algumas aflitas na minha boca como está doendo um pouco coloco e tiro para dar um descanso vc acha que estou certa fazendo isso é o fato de salivar muito isso vai pasaar

    ResponderExcluir
  72. Olá!
    Vou responder sua pergunta de maneira mais abrangente possível porque eu não tenho a informação de que tipo de prótese móvel voce colocou , então vamos lá:
    Se foi uma prótese removível com grampos do tipo metal fundido , ela só deve estar precisando de ajustes para parar de machucar, porque geralmente, esse tipo de prótese tem ( e deve ter ) adaptação perfeita na boca do paciente, o metal deve encaixar sem dar folgas ou ter 'gangorra' e, isso faz com que o movimento na boca seja mínimo, causando assim menos machucados.
    Já o outro tipo, a prótese removível em resina, que pode ter ou não algum grampo de apoio feito com fios ortodônticos , é um tipo que , assim como dentadura, fica muito solta na boca e, isso faz com que ela machuque bem mais. Nesse caso também é necessário fazer ajustes mas, ao contrário do outro tipo, ela pode continuar machucando mesmo após e, então será necessário visitar o dentista mais vezes para outros ajustes.
    Voltando ao seu caso, depois de identificar qual tipo de prótese voce esta usando, devo dizer que voce esta fazendo a coisa certa para não piorar o problema. A afta é coisa igual gripe sabe? Quero dizer, uma vez formada ela tem tempo de vida, e vai doer até sarar que, em geral deve ser por volta de 7 dias ... quando forma afta, geralmente é porque tem algum lugar precisando de ajuste, retirada de algum pequeno excesso, etc. Voce deve procurar o profissional que lhe vendeu a prótese e pedir que ele faça os alívios necessários, isso já deve resolver o problema. Se voce já fez is e ainda assim esta machucando, então talvez seja necessário mais uma visita. É normal.
    Com relação a salivação, isso é muito pessoal, cada pessoa tem um tipo de reação mas, em geral, sim passa. É uma questão de adaptação . Então é isso, procure lá o dentista que te fez a prótese e, faça os ajustes necessários para ficar mais confortável, aftas e salivação devem melhorar. Abraço !

    ResponderExcluir
  73. Oi!!! Acabei de colocar uma prótese de dois dentes sendo um o canino superior e o outro um dos ultimos, minha duvida é em relação ao céu da boca, percebo que nessa parte não ficou colada ao céu da boca, é como se tivesse um espaço e não consigo falar direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju , olha esse espaço não era para existir, então aconselho que voce vá ao profissional que lhe vendeu a prótese e fale com ele. Explique que reparou nisso e, peça um ajuste.
      Abraço

      Excluir
  74. Bom dia

    Eu tenho uma dúvida tenho que colocar prótese total,gostaria de saber se com a cola a parte de baixo fica fixia sem sair do lugar ou isso é manda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdir !
      Desculpa a demora em responder, essas últimas semanas tem sido muito intensas no trabalho e não sobrou muito tempo para o computador. Então, recebi 3 comentários seus e, nenhum deles esta completo, não sei qual foi o problema ... mas, se quiser escrever novamente, terei muito prazer em responder o que for possível. Aproveitando esse trecho que recebi, sei que sua dúvida é se a prótese inferior vai parar na boca com 'cola' , que eu entendo ser corega, fixodent , essas coisas... se for isso, a resposta é não!
      Essas coisas ajudam sim, mas não fazem milagre, elas até prendem , por algum tempo, principalmente a prótese superior ... mas não ficam fixa como voce esta esperando e, de tempos em tempos voce vai ter que reaplicar a substância para continuar fazendo efeito. De qualquer forma, vai ajudar.
      Se quiser, tenta escrever novamente e me fala o que mais quer saber. Abraço !

      Excluir
  75. Maravilhoso!
    Parabéns! Perfeito seu texto. Acontece desse jeitinho mesmo, " os teimosos".

    ResponderExcluir
  76. inalo muito ar com a dentadura superior pode fazer mal a saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha só... queria poder dizer alguma coisa para voce sobre esse seu caso mas, nunca me foi relatado nada do tipo e, não tenho nenhuma experiência com o fato... A única coisa que eu sei é: ar não faz mal à saúde ! Acho que voce não precisa se preocupar mas, se houver algum mal estar por causa disso, acho que voce deveria procurar um médico para se informar melhor.
      Abraço

      Excluir
  77. Cintia, tudo bem? Primeiramente quero agradecer por entrar no quarto ano respondendo as dúvidas que todos nós temos na hora de um implante. Meu problema começou a algumas décadas atrás com gengivite até que cheguei ao ponto de um implante total. Tudo está ocorrendo dentro da normalidade. Já retirei os dentes superiores e estou usando uma prótese provisória até que possa fazer um enxerto ósseo. O protocolo inferior está marcado para a próxima semana. Esse sim será de carga imediata. Minha pergunta é: Qual cor de dente devo escolher? Dentes mais brancos mancham mais ou isso é lenda? Não vivo sem café, rsrs....e se a cor da pele deve ser levada em consideração. Obrigado mais uma vez por dedicar o seu tempo as nossas dúvidas.

    ResponderExcluir
  78. Oi Celso, tudo bem e voce? Obrigada por passar por aqui e por participar e, desculpe a demora, eu estava fora por uns dias ! Mas, vamos lá:
    Primeiro, quero lembrar que a escolha de cor é bem pessoal porque, quem vai usar é voce e, sua satisfação deve ser prioridade. Porém, não é nada ruim saber de alguns detalhes para escolher mais acertadamente possível , justamente para não se arrepender depois , afinal o protocolo não é barato, não é mesmo?
    Para começar, os dentes mais claros são bonitos , até porque estão na moda , todo mundo clareia dentes hoje em dia... mas, tem um detalhe: um dente branquinho é bonito, a pessoa acha lindo mas, um conjunto de dentes branquinhos todos juntos no mesmo sorriso , pode parecer mesmo um pedaço de queijo minas ! Então, dentes muito brancos mesmo com clareamento em moda, na minha opinião não é boa pedida, ainda mais para quem não vive sem café ( coca-cola, sucos artificiais, chocolates, caramelo, corantes , cigarro e coisas assim ) SIM é verdade, os dentes mancham sim e, não são só os de prótese, os naturais também mancham. Qualquer cor de dente mancha mas, os mais claros ficam mais perceptíveis.
    Na verdade, cor de pele não tem muito determinante mas, a raça sim. De modo geral, Caucasianos tem dentes em tonalidades intermediárias às mais claras, Negros tonalidades mais claras e Asiáticos tendem das intermediárias às mais escuras.
    Existem várias escalas de cores para definir cor de dentes ou resinas , elas são diferentes umas das outras, quando em resina, quando em cerâmica e quando em dentes de estoque, esses últimos são os dentes usados em próteses e, as escalas para esses dentes dependem de marca e origem. Ou seja, dentes nacionais tem numeração e dentes importados tem número e letra para definir cor.
    Daí fica difícil eu te falar em cores específicas , para te responder que cor voce deve escolher mas, minha dica é que voce pergunte qual dente vai ser usado no protocolo e, escolha a sua cor com base na escala própria do dente. Mas, só para voce entender, existe uma cor que nós do ramo chamamos de 'universal' , isso porque a maioria das pessoas tem dentes dessa cor, e em escala de dente nacional seria o equivalente a cor 66
    As cores mais usadas para as próteses ( de qualquer tipo ) são as cores correspondentes ao 62 e ao 66 da escala nacional.
    Quero dizer que as cores são equivalentes em todas as escalas, o que muda é a nomenclatura . Claro que o material dos dentes tem alguma diferença visual , justamente pela qualidade do material empregado e as técnicas usadas para fabricação mas, elas são bem parecidas então as intermediárias são minha dica 62/ 66/ 69 , as outras são muito claras ou mais escuras.

    Espero ter ajudado , mas veja lá a escala e, de repente , quem sabe voce não lembra que cor eram seus próprios dentes e coloca algo semelhante.
    Abraço ! :)

    ResponderExcluir
  79. "profissional" de bosta

    ResponderExcluir
  80. Querido anônimo, fique à vontade para expressar sua opinião ... de qualquer forma, essa leitura não é obrigatória , voce sempre tem escolhas ...

    ResponderExcluir
  81. Amei seu blog cintia...parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !! Obrigada e venha sempre que quiser :D

      às vezes dou uma sumida, nem sempre tem assunto do interesse geral mas, estamos juntos ...rs
      ;)

      Excluir
  82. Oi, queria uma pequena ajuda. Estou pensando em colocar um fixador de prótese (mandibula) com 2 pinos. Poderia por favor me dizer entre que valores oscila esse procedimento (pinos + colocação) ? Apenas queria ter uma ideia por favor entre que preços posso ter que pagar. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  83. Oi !
    Desculpe mas não tenho como ajudar. Isso é procedimento clínico e somente um dentista especializado em implante pode fazer. Minha dica é que voce procure alguns e peça orçamento, mesmo que só vá perguntar, eles tem como te dar valores.

    ResponderExcluir
  84. Olá, prefiro não me identificar porque tenho apenas 29 anos e me sinto super constrangida ao falar sobre isso.
    Nasci com osteogênese imperfeita e muitas pessoas de minha convivência (principalmente familiares) me aconselhavam por próteses para melhorara a parte estética e evitar que eu fosse ao dentista com tanta frequência fazer canais e refazer as obturações que não fixavam por eu não ter dentina.
    Recentemente comecei a ter problemas na mandíbula pois meus dentes estavam com apenas poucos milímetros de tamanho pelo desgaste acentuado e acabei cedendo a pressão e removendo todos os dentes e, sem a possibilidade financeira de fazer implantes, coloquei as próteses móveis.
    Me identifiquei com o que você escreveu, principalmente no papel de 'gente teimosa', pois muito o que você fala no texto são coisas que estou questionando recentemente. Parece que toda a pesquisa, todos os questionamentos que fiz tanto para a dentista quanto para o cirurgião dentista não me prepararam para as adversidades pelas quais estou passando hoje.

    Todos falam que estou linda, que os dentes ficaram super naturais porém, mesmo após todos os ajustes e a cicatrização antecipada dos tecidos ainda sinto MUITA dificuldade em comer, um pouco em falar e um constante incomodo na boca com a prótese de baixo. Do que me vale a parte estética se sinto que minha qualidade de vida decresceu desde que estou com essas próteses? Me pergunto se não vou mais poder comer normalmente ou se nunca vou parar de sentir esse desconforto... parece que as pessoas não foram francas o suficiente antes da cirurgia para não me assustar...
    Penso que se o desconforto não for embora a solução seria juntar dinheiro por uns bons anos e fazer a prótese fixa... sei que não seriam como dentes reais mas será que nesse caso pelo menos o desconforto sumiria e minha mastigação melhoraria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Antes de responder , da melhor maneira possível, sua pergunta, quero lhe agradecer por participar. Sei que seu depoimento aqui , mesmo não se identificando, deve ter lhe custado bastante ... então, muito obrigada!
      Segundo, quero lhe dizer que, gente teimosa pergunta, ouve e NÃO aceita as respostas, o que é diferente de perguntar e , perguntar e perguntar para tentar entender o que esta acontecendo e como resolver, ou ao menos tentar... voce não é esse tipo de gente teimosa ao qual me refiro, se fosse não estaria aqui perguntando, estaria era ofendida ou me xingando...rs
      Mas, agora indo ao seu caso, vou falar apenas da questão das próteses , porque as outras coisas são questões clínicas.
      Como voce notou, o seu problema lhe deu, com o passar dos anos, uma diminuição de distância de contato entre mandíbula e maxila devido ao desgaste dos seus dentes. Então, quando voce teve a extração dos dentes, ao colocar as próteses, muito provavelmente, houve uma nova abertura das dimensões, ou seja, a prótese fica com altura maior do que voce tinha quando os dentes eram os seus. Essa abertura, que é devida e correta, mas ao qual voce não esta mais acostumada, é que esta trazendo as dificuldades em fala e deglutição. Não sei há quanto tempo voce esta usando mas, a tendência é ir melhorando e então haverá uma adaptação às novas dimensões. As únicas coisas que eu poderia lhe dizer são: primeiro voce deve falar com o dentista sobre isso e ver se há alguma alternativa, quem sabe começar com próteses menores em dimensão para haver adaptação gradativa ( mas nesse caso fica entendido que voce teria que ir trocando as próteses de tempos em tempos até chegar no que seria ideal para voce) e, a possibilidade de fisioterapia para melhor adaptação as novas dimensões de altura. Minha opinião, claro !
      Quanto ao desconforto da prótese inferior, bom... como eu disse no texto, não tem muito o que fazer. A melhor solução encontrada foi o implante, pois ele evita que a prótese se mexa na boca e assim, ameniza os problemas de machucados gengivais. Ainda em minha opinião, acho muito válido implante inferior em muitos dos casos mas, o implante superior somente em casos de total falta de gengiva. Sendo assim, hoje em dia esta muito mais fácil fazer implantes e pagar em parcelas, talvez seja interessante voce pesquisar e visitar alguns dentistas para ver o que voce consegue. Espero ter lhe ajudado e desejo que voce consiga resolver da melhor forma possível seus problemas. Boa sorte !!

      Excluir
    2. Mais uma coisa importante, não sei se voce fez tratamento com um buco-maxilo mas, esse profissional seria o mais indicado para voce.

      Excluir
  85. Ola Cintia,
    Quero lhe parabenizar por toda ajuda que tem prestado a tantas pessoas com suas informacoes.Como vc já explicou,nossa gengiva murcha com o tempo e tenho dentadura na parte superior há dois anos.Meu lábio superior murchou e fiquei com aquele terrível "codigo de barra".Nem uso mais batom para nao chamar atenção para meus labios.Vc acha que se eu fizer uma nova prótese pode melhorar a aparência dos meus labios?

    ResponderExcluir
  86. Oi Magda !
    Olha só, a boa notícia é que SIM !
    Você pode trocar sua prótese e melhorar isso, uma prótese feita para dar uma levantada nos lábios tem que ter um pouco mais te material na frente, estar mais cheinha sabe? Talvez uma posição diferente dos dentes... explique para seu dentista o seu objetivo e, durante a prova das próteses você já pode ter ideia de como ela vai ficar no final, então se não gostar da estética, se manifeste na prova, isso é muito importante. Abraço e obrigada ! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada,Cintia!Vou falar com minha dentista e te conto o resultado!Fiquei esperançosa com sua resposta.Obrigada!!

      Excluir
  87. Ola tudo bom?olha eu ja sofro ha muitos anos com dentaduras.pois pois eu procuro sempre os melhores do ramo.e eu faço exatamente como eles acham serto.afinal foram eles que estudaram e nao eu.portanto nao teimo com os profissional.e tenho raiva de quem teima porauer se alguen teimar comigo na minha de profissao eu apelo.obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , tudo bem sim senhor Genesio , obrigada!
      Então, entendo seu ponto de vista e, eu até concordo com o senhor sabe? Mas, vou fazer dois comentários, não sei se o senhor irá aceitar isso , de qualquer forma , aqui mesmo em meu blogue tenho outras publicações onde explico às pessoas, quem confecciona a prótese não é o dentista , e sim o técnico em prótese dentária, portanto o verdadeiro profissional dessa arte. Mas, por lei, nenhum técnico pode atender um paciente, porque isso se enquadra na parte Clínica , nesse caso, o clínico é o dentista. Sendo assim, para o dentista entender MESMO do assunto, ele tem que ser especializado em prótese , o que a grande maioria não é ! E, quando digo especializado, quero dizer cursado na especialidade , o que é diferente de ter escrito no seu painel da porta do consultório que ele faz próteses. Próteses nesse caso, estou me referindo às totais removíveis e de implante .
      O senhor , e muitas pessoas na verdade, ficariam espantados em saber quantos deles mal sabem o passo à passo laboratorial para fazer uma prótese , muitos não tem a menor ideia. E, isso faz TODA a diferença para uma prótese mais adequada e menos sofrida, vamos dizer assim. Os melhores profissionais, como o senhor disse, costumam dar ouvidos à nossa opinião sobre os casos , o que é bastante lógico. E, nosso trabalho deve ser feito em conjunto, infelizmente, alguns se acham "doutores" ... sem nem mesmo ter doutorado.
      Agora indo mais para seu caso, meu segundo comentário:
      É lógico que há casos e casos, muitas pessoas e, talvez o senhor seja uma delas, não tem uma boca "boa" para prótese. E, isso é a natureza, nem tem como resolver por mais que o profissional seja competente. Então, nesses casos, só resta ao usuário se adaptar com suas limitações e se esforçar o máximo possível.
      Normalmente, quando a pessoas faz próteses várias vezes, com profissionais diferentes e sempre tem o mesmo resultado, o problema é a boca.

      Abraço.

      Excluir
    2. E, senhor Genesio, tem uma coisa que esqueci de comentar e, acho importante fazer ... existe casos de teimosia dos próprios profissionais.
      Nem é só o paciente que não entende certas coisas , tem também aquele dentista , que como falei não tem ideia de como é confeccionada uma prótese porque ele não é um especialista e fica pedindo coisas absurdas e impossíveis de serem realizadas. E, quando isso acontece, eles não conseguem entender as limitações , a briga fica boa , viu ?
      Difícil eles admitirem que o técnico sabe mais do que eles, já que eles são graduados.

      * Observação para os leitores, graduação é diferente de especialização e, de doutorado.

      Excluir
  88. cintia, gostei do seu blog, me tira uma duvida ok, tenho falta de 4 dentes inferiores, esses dentes sao os odentes que estâo no fundo, 2 de cada lado, tava pensando em extrair os restantes e por implante total inferior, a famosa prótese protocolo, na tua opiniâo sendo a protocolo, ela ficaria excelente bem firme?

    ResponderExcluir
  89. Oi , desculpe a demora em responder, ando meio ocupada e o blog esta ficando de lado por hora... mas assim, sendo bem objetiva com voce, eu só acho o uso do protocolo justificável se a pessoa for colocar uma prótese inferior total porque não consegue usar uma prótese normal... mas, NUNCA aconselharia ninguém a extrair dentes para então, colocar um desses.
    E, falando especificamente de voce, já que tem falta de apenas os molares , por que não pensa em fazer um implante para cada dente ? É possível e, muito melhor do que um protocolo não acha? Afinal, o protocolo é uma dentadura!
    E, caso opte pelo protocolo, se for bem realizado o procedimento de implante, e voce for um paciente com boas condições ósseas, de higiene e cicatrização, o protocolo deve ficar bem firme sim... agora a questão 'excelente' não dá para falar nada sobre, isso depende mais do profissional que irá lhe atender. Espero ter ajudado. Abraço !

    ResponderExcluir
  90. Cristina Rainhajulho 14, 2016

    Muito esclarecedor!
    Estou gostando muito das questões colocadas e das respostas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  91. Ola Cintia
    Vou colocar uma protese de 6 dentes inferior, optei pela flex, q nao usa grampo e e flexivel
    Gostaria d saber se ela realmente e melhor.
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  92. Oi Maria !
    Olha, antes de lhe dar a minha opinião sobre a flex, já que você me pediu, é claro ... vou te contar uma historinha.
    Começa assim, flex não é novidade, meu pai era protético e, já em meados dos anos 80 , me recordo de meu pai no laboratório fazendo as próteses flexíveis , e naquele tempo elas tinham outro nome. Eram chamadas de prótese de nylon, o material era caríssimo porque era importado, meu pai usava um nylon importado da França, só havia uma distribuidora do material em São Paulo, uma senhora estrangeira que , herdara do marido o negócio de importação e venda do Nylon... meu pai fazia muitas próteses 'flex' naquela época porque também era um dos poucos que trabalhava com o material.
    O material dava muito trabalho desde o começo até o fim da confecção da prótese, tinha que se saber trabalhar com ele , caso contrário era perda na certa, por isso era tudo muito caro e, poucos dentistas queriam pagar o preço justo do trabalho. Então, provavelmente para evitar de fazer aquela prótese para o paciente, por questões de custo, alguns começaram a dizer que a tal prótese causava câncer bucal . Até hoje isso não ficou comprovado, e para ser bem sincera, hoje já se sabe que os maiores causadores de câncer bucal são o fumo e o álcool mas, ainda assim, por conta do boato, a prótese de nylon perdeu a força e ficou no esquecimento até poucos anos atrás quando alguém resolveu trabalhar com um tipo de nylon um pouco mais duro porem ainda flexível , mais barato e, com um outro nome, ou seja, a flex dos dias de hoje...
    Resumindo, trocaram 6 por meia dúzia , só que agora a qualidade do material é inferior, provavelmente nacional e mais barato, mas ainda continua sendo a mesma coisa ou quase. Há uns anos atrás, um colega de profissão me procurou para comprar todo equipamento que eu tinha para a confecção da flex , já que eu não tinha interesse em voltar a fazê-las , veja bem, até o equipamento antigo dava para ser usado !
    Alguns dentistas me pediram e, como não retornei eles fizeram com outros colegas, depois a maioria das próteses foram repetidas em resina , eles preferiram dizer apenas que não deu muito certo ...
    Mas, voltando a sua questão.
    Então, peço para voce tirar suas conclusões, só vou acrescentar um detalhe, a prótese flexível sempre teve um probleminha, ela dá retração gengival, e para voce entender isso melhor, é assim, com o tempo ( e, às vezes nem é tanto tempo assim) ela retraí a gengiva dos dentes que voce tem, expondo a raiz de dentes antes saudáveis. E, como eu disse, não ficou comprovado se era um fator causador de câncer ou não. Enfim, não vou dar resposta melhor à voce , espero que chega a suas conclusões por conta própria.
    Desculpe não poder ajudar de melhor maneira. Abraço !

    ResponderExcluir
  93. Bom dia..
    Pesquisando encontrei seu blog e lhe dou os Parabéns por sanar duvidas em relação a prótese...Dia 02/08/2016 fiz extraçaõ da parte superior (hoje tem 2 dias)não aceitava de forma alguma colocar uma dentadura,mas consegui me inscrever numa faculdade e iniciei o tratamento...estou passando com um implantodondista que após avaliação da tomografia me informou que não posso fazer o implante agora...e tbm só vou poder por a dentadura na proxima semana...7 dias sem dentes rsrsrsr....ahh ele fez a cirurgia de extração em todos os dentes alguns só raizes e disse que ia preparar minha gengiva para o implante daqui alguns meses...após as extraçoes foram feitos cortes na gengiva e ele disse que ia deixar um produto na gengiva...não sei qual foi o produto e nem perguntei..mas acho que não foi enxerto..olhando parece um cimento...uma massinha branca...graças a DEUS não estou sentindo dores...somente o incomodo e daqui 4 meses ele pedira outra tomo para avaliação para dar inicio aos implantes...olha o que vc diz sobre protese é isso msm...as pessoas acham que implante são os dentes e não os pinos...e outra dou risadas quando me perguntam se é implante que vou fazer...digo sim implante dos pinos e depois uma dentadura parafusada...ahh tenho uma duvida logo após as extrações o dentista tirou o molde em cima dos pontos...esperou secar depois foi montando uma base da protese...tipo uma dentadura sem os dentes e colocou novamente...parece ter ficado certinho...Na proxima semana vou colocar a protese...pode ficar folgada após uma semana...apesar que minha gengiva ta inchada..e só vou tirar os pontos uma semana depois de colocar a protese...será que pode machucar??
    Parabéns pelo seu trabalho!!!
    Um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! :)

      Obrigada por passar por aqui, por deixar seu comentário ( mesmo sendo um tanto desconfortável para você, pois sim, eu sei que às vezes é ) ... então, que bom que esta dando tudo certo, imprevistos são normais né? Apesar de tudo não ter saído como voce esperava logo de cara, voce ainda esta mantendo o bom humor, isso ajuda muito viu ! ?
      E sim, a gengiva vai encolher com o passar do tempo e, o resto é isso aí mesmo, paciência e parafusos no final .
      Se pode machucar? Sim, pode... mas isso é assim, voce vai notar na hora que for se alimentar e, é simples, machucou voce já entra em contato com o dentista e vai até lá fazer ajuste. Não tem muito problema, geralmente um pequeno ajuste de desgaste já resolve.
      E sabe, o problema nem é a pessoa achar que implante são os dentes, o maior problema é quando o profissional vende isso como sendo um milagre e o sujeito não vai mais usar dentadura ! Uma grande sacanagem com o cliente mas enfim...
      Boa sorte com seu procedimento, depois vem contar pra gente como ficou !
      Beijo para voce também !! :)

      Excluir
  94. Bom dia

    Tenho prótese total superior e de 6 dentes inferior «, agora começou a doer-me muito e a ficar inflamada até com pontos brancos a parte de dentro da boca o que poderei usar para colmatar este problema que não me deixa comer, ajude-me por favor porque na minha Ilha não existem protésicos.
    MariaCordeiro

    ResponderExcluir
  95. Oi Maria Cordeiro !
    Primeiro deixa eu lhe dizer que, seu problema pode ter outras causas , parece que os pontos brancos são 'aftas' que, geralmente estão ligados com problemas imunológicos e, nesse caso o certo seria voce procurar um médico. Se, o problema for outro, também aconselho uma visita ao médico e, vou deixar um link aqui , para voce ler, mas por questão informativa, ok?

    http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/mouth-sores-and-infections/article/what-are-canker-and-mouth-sores

    E, no caso de sua gengiva estar constantemente machucada, se for por causa das próteses, o problema pode estar sendo causado por variação de peso corporal, se voce emagrecer ou engordar faz diferença na boca também e, a prótese se movimenta mais , machucando a mucosa... nesse caso, o certo é voce procurar um dentista , talvez seja o caso de fazer novas próteses. Como eu disse no texto, dentadura ( próteses em geral ) tem tempo de vida útil, mesmo que pareça estar boa. Bom, é isso... voce deve procurar um profissional ou outro , ou talvez os dois e dar uma geral. Acredito que isso pode resolver .
    * O protético não dá atendimento ao paciente, pelo menos não no meu País, isso não nos é permitido, embora essa seja a nossa especialidade ( mundo injusto , costumo dizer ).
    Boa sorte com seu caso, e não fique preocupada, o seu caso deve ser mais simples do que voce imagina. :)

    ResponderExcluir
  96. Oi Cíntia!
    Tenho 47 anos, devido a falta de educação bucal e esclarecimentos necessários dos diversos dentistas que passei (sempre pelos mais baratos por condições financeiras) acabei por perder quase todos os dentes -me restando somente 7 inferiores (da frente. Bem, estou no processo de fazer nova prótese total superior e a parcial inferior que não tenho experiência nenhuma com essa última.
    A dentista me convenceu de que a inferior (parcial) em silicone é de melhor qualidade, daí fiquei em dúvida ao ler sua resposta sobre a "flex" - se trata da mesma coisa? Não posso facilitar um erro visto que os poucos dentes que sobraram são bem fracos e já há um processo de retração. Caso não seja indicado essa de silicone, qual melhor opção?
    Superior é a primeira vez que vou usar total, eu ainda tinha dois dentes até semana passada e estou muito preocupada e temerosa sobre a qualidade de mastigação e os possíveis constrangimentos. Pode por favor explicar porque dentaduras " voam" da boca? Rsrsrs
    E o quais os cuidados ou atenção para evitar essa cena horrível?
    Muito obrigada e vá em frente, você é excelente!
    Meibel

    ResponderExcluir
  97. Ah, se não for abuso, pode resumir o que muda dos dentes naturais para próteses? Tipo, sensibilidade na mordida, paladar, etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meibel !

      Então, logo de cara já vou te dizer que , muito possivelmente, o dentista que esta lhe atendendo esta nomeando diferente para a mesma coisa. Ou é isso ou da semana passada para esta, surgiu no mercado algo novo que, eu não tenho ainda o conhecimento. Sim, FLEX dá a entender que, a prótese é macia e flexível , como se fosse um silicone confortável... isso não existe , tá?
      Bom, partindo desse princípio, a resposta que dei aí em cima e que voce leu, é assim mesmo, ou seja, corre o risco de retrair mais. Eu não posso ficar dando palpite mas, se fosse para mim, numa situação igual a sua, eu usaria a tradicional prótese removível de armação metálica. Ela é menos prejudicial a gengiva. Porém, que fique bem claro, toda prótese removível que fica apoiada em dentes verdadeiros causa desgaste do esmalte , por isso é necessário visitar o dentista, pelo menos uma vez ao ano, para verificar se esta tudo bem, se não há alguma formação de cárie em andamento, e outros. As pessoas colocam a prótese, nunca mais vão ao dentista e, depois reclamam que a prótese estraga os dentes.
      Com relação a qualidade, para mim qualidade se resume a prótese bem adaptada para não dar problema ... o material do que ela é feita não tem muita variação em resistência, desde que o usuário respeite os limites, afinal é uma prótese. O que muda na qualidade de uma prótese é, a marca dos dentes usados, que podem ser mais duros, mais bonitos, nacionais ou importados. A flex, o material não é silicone, é um tipo de material plástico. As outras possibilidades são as resinas, um tipo de acrílico.
      Sobre a qualidade da mastigação, entenda isso : tudo depende do bom trabalho do seu dentista em fazer a tomada exata de sua mordida. Se isso sair correto, a prótese casará perfeitamente e, voce não terá problema na mastigação. O que não significa que, não irá machucar, se isso acontecer é perfeitamente normal, e em geral é uma questão de ajuste de excessos que, o dentista deve realizar posteriormente.
      As dentaduras voam da boca quando entra ar entre a mucosa e a prótese, infelizmente isso acontece. Mas, quando a boca tem bastante gengiva e/ou gengiva desenhada, com curvas ,cria uma resistência e maior aderência, o que ajuda a não escapar. Isso se trata de anatomia e, se voce não tem, o cuidado maior é levar a mão a boca quando for espirrar ... rs, eu já vi dentadura voando em plena avenida quando, um senhorzinho esperava ônibus e espirrou, tadinho correu pra avenida buscar, por sorte ele não se machucou ! E, uma dica que dou, quando a boca não ajuda e voce precisa ir em algum evento, usa corega , pelo menos voce vai ficar mais tranquila. Mas, se sua outra prótese fica bem em sua boca com apenas dois dentes, as chances de voce ficar bem com uma total são muitas, em geral as superiores não dão trabalho, o problema são as inferiores quando não há dentes para ajudar a segurar.
      Olha Meibel... eu não uso prótese , por isso não tenho muito a informar mas, as pessoas que usam costumam reclamar da questão paladar. Quando há o recobrimento do céu da boca, se perde muito do sabor das coisa. A questão mordida, só fica ruim quando a dentadura já esta gasta, os dentes perdem o corte e, quando a prótese é solta, a pessoa precisa aprender a melhor maneira de mastigar. Bom , acho que é isso... qualquer coisa que eu tenha esquecido, fique à vontade para perguntar. Obrigada pelo apoio ! :)
      Abraço.
      Cintia

      Excluir
  98. n achei certo falar assim das pessoas,cm certeza a pessoa por falta de conhecimento ou mesmo simplicidade,ou duvida ela vai perguntar ao dentista q é a pessoa ideal para responder,vc poderia usar este testo para explicar,e n p ofender as pessoas,q n tem o mesmo conhecimento q vc,inclusive DEUS disse.na biblia q os humilhados serão exaltados,por ele,portanto si vc n gosta de falar cm pessoas então vc deveria trocar de profissão e ir trabalhar n IML OU N CEMITÉRIO,q la vc n precisa falar cm ninguém.si vc fosse dak da minha cidade iria ter q mudar pq ak mora mt gente humilde.e vc n teria cliente cm certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suana , entenda só uma coisa, eu sempre vou ter clientes porque o meu cliente é o seu dentista e, não o paciente dele ... então, o problema maior nisso tudo é realmente a teimosia e não a falta de informação, justamente porque, quando voce explica e a pessoa não aceita, das duas uma: ou ela não ouve bem ou, ela é teimosa. É simples assim... E, quando me falam assim como voce , que não acham certo o jeito que eu falei das pessoas, eu tenho a maior certeza que essa crítica só foi feita por não haver entendido . Eu não falei 'assim' das pessoas, eu falei que o mundo esta cheio, na verdade, lotado de gente teimosa. Desculpe se não agradei... espero que pelo menos as informações lhe sejam de alguma serventia, afinal o texto É explicativo e não ofensivo. Obrigada por sua visita e sua crítica.

      Excluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails