julho 15, 2012

vampiro lusitano

Tem algum tempo que eu queria comentar aqui sobre alguns livros que li recentemente, desse tema  que eu gosto tanto ...  vampiros !
Sou fã da literatura fantástica e, descobrir recentemente que existe um escritor brasileiro que tem entre seus livros de literatura fantástica e de horror , alguns sobre vampiros , me deixou surpresa. Não porque ele escreve sobre vampiros mas, porque os vampiros dele são de uma nacionalidade, no mínimo curiosa!
Veja isto, André Vianco, é brasileiro e, lendo seus livros fica fácil descobrir que ele reside, ou pelo menos morava na região de Osasco em São Paulo e, deve conhecer bem o Rio Grande so Sul  porque, esses locais são os cenários da primeira história de Vianco que fez sucesso, o livro Os Sete.

De lá pra cá ele escreveu outros livros mas, eu só li dois, por enquanto. Os Sete e Sétimo, um continuação do outro,  iniciada com sete vampiros vindos de Portugal para o Brasil , naquela época em que esse país era colônia de Portugal ...
Engraçado não é? ...
Naquela época, diz a história real que, Portugal mandava pra cá tudo que não era bom e útil pra lá... entendeu?  =D

Então , se vieram aquela gente que não era boa o bastante e foras da lei, porque não mandar também sete vampiros , obras do demônio, para a Terra de Vera Cruz?  ... *Aqui já estou passeando pela obra literária, porque sinceramente , não sei dizer se em Portugal há lendas da existência dessas criaturas , como há , por exemplo, na Transilvânia  ...


E, durante todo o conto, o autor narra sobre o lugar de onde vieram os vampíros, o Rio D'ouro e o castelo que à eles pertencia. Como também fala do Brasil, e sim...os lugares existem mesmo aqui, fico a pensar se o Rio D'ouro também existe no mapa das terras de Portugal. Por isso,  e aproveitando a oportunidade, gostaria de perguntar e pedir que , os amigos Lusitanos que cá visitam, se manifestem...
Por favor, digam voces que moram em Portugal, esse Rio D'ouro existe? Há realmente um castelo engravado na montanha e, aos pés dela o rio em questão? Existem lendas sobre vampíros ?

Será um ótimo 'meme' e, assim podemos nos divertir um pouco. Convido meu amigo José Alexandre do blogue Meio Século de Aprendizagens , ele que conhece tão bem os rios e mares de Portugal!

Só falta agora voces pegarem o gosto pela literatura fantástica ...  é tão divertido! E, aqui fica a dica , esses dois livros são legais sim!  =D



2 comentários:

  1. Olá, querida amiga. Obrigado pelo convite à participação e pela citação.

    É verdade o Rio D’ouro ou Rio Douro como nós escrevemos agora é um dos rios mais belos que atravessa Portugal e é nas suas encostas que se encontram as vinhas que dão origem ao famoso vinho do Porto (não me diga que nunca provou). Estas vinhas integram a Região Vinhateira do Alto Douro, uma área classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. É uma região de belas paisagens que podem ser apreciadas a partir do rio em barcos que lá fazem cruzeiros.
    Pelo que sei existem algumas lendas sobre a origem do nome do rio, uma das quais refere que noutros tempos existiam no leito do rio pedrinhas brilhantes que se descobriu serem de ouro. Outra versão diz que o nome do rio deriva do latim duris, ou seja, 'duro', atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa.
    Quanto às lendas sobre vampiros em Portugal, não conheço, mas o castelo de que fala pode muito bem ser o Castelo de Miranda do Douro, pois através de umas pesquisas que fiz descobri que a cerca desse castelo, de que hoje já só restam algumas ruínas, tinha três portas e uma delas, denominada postigo ficava situada sobre a margem alcantilada do Rio Douro.
    Não acredito que Portugal fosse mandar para o Brasil apenas só o que não era útil para cá, mas acho essa história dos sete vampiros muito engraçada e, se descobrir, entretanto, alguma coisa sobre essa lenda volto aqui novamente.
    Resta-me, por agora, dar-lhe os parabéns por este magnifico post e desejar-lhe uma boa semana de trabalho.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Eles falam aqui que, na época do Brasil colônia, eram mandados para cá , todo tipo de gente que atrapalhava ai...então até os membros da coroa que vieram eram os que só faziam coisa errada....ahaha
    Sei lá eu se isso era verdade, mas cá pra nós amigo... se eu tivesse uma colônia só minha, mandava todos os políticos brasileiros para ela e, com certeza, esqueceria de mandar buscar!

    Pois não é mesmo engraçado saber que em Portugal existiram vampiros que, em alguns anos passados de 1500 foram mandados para Terra de Vera Cruz?
    Eu achei hilário, o livro é bem divertido, eu gostei muito e, devo dizer que cada um dos Sete eram muito interessantes, ótimos personagens!

    Muito obrigada por falar do Rio Douro , bom saber que existem de fato, o rio e o castelo. Por certo, o autor do livro deve ter visitado alguma vez , e sim...claro que tomei vinho do Porto...delícioso !!!

    Obrigada José Alexandre, sempre penso em voce e seu blogue quando se trata de pesquisa. Beijinho meu amigo.

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails