março 09, 2011

Mata Hari ...a mulher

Só uma observação, estou postando hoje mas sobre o evento de ontem...  parece complexo mas não é. É só meu computador ( novo ) que ainda esta na manutenção, porque deu defeito e como esta na garantia, para não perder não posso mandar arrumar em outro lugar, apenas no autorizado o que, ridiculamente leva muitoooooooo tempo mais.


Dia 08 de Março  é Dia Internacional da Mulher e , já recebi vários mimos via internet e felicitações, ao qual, quero agradecer o carinho dos amigos e amigas. E, aproveitando... Parabéns Mulheres de todo o mundo !

Mas, vou sair um pouco do óbvio sobre a data comemorativa e a publicação ... enquanto mulher, tenho que dizer que algumas personalidades femininas me facinam! Aqui, Mata Hari será minha eleita.

Tudo bem que ela ficou conhecida por ser uma espiã dupla da Primeira Guerra Mundial. Mas, apesar de não ser uma heroína, era uma verdadeira 'arma' , poderosa... sedutora , um vulcão!
Talvez voce estranhe um pouco o fato de eu escolher uma 'criminosa ' para esta publicação mas, eu não resisto aos encantos dela - ' olho de um novo alvorecer '- em língua Malaia e Indonésia , o significado de Mata Hari que era exótica, enigmática!
E, o texto em si não é nada que voce pode achar o máximo, é até meio tétrico...ahahah, mas gente ... lembrem-se que eu nunca disse que era uma 'pessoa normal' ...eu sou estranha ... sempre fui!

Anos atrás eu tinha a mania de guardar todo tipo de papel  que eu achasse interessante, até embalagem de doce eu já guardei! Uma verdadeira 'bagulheira' !
Com o tempo fui conseguindo mudar isso e me livrei  ( em partes ) desse vício. Sinceramente nem eu mesma gosto dessa mania. Então agora, periódicamente eu faço uma revisão de tudo que eu guardo e, jogo fora as tralhas desnecessárias. O difícil é achar que alguma coisa que eu guardei seja desnecessária ...ahahahah
Em uma dessas 'excursões' ao meu mundo de papel , encontrei uma matéria de um jornal datada de 14 de julho de 2000 e, coincidentemente era sobre Mata Hari!
Por acaso, isso foi ontem e pensei em fazer algo com ela aqui no blog mas, eu não estava lembrando que  era o Dia da Mulher e, quando  dei de cara com os recadinhos de felicitações pela data eu pensei: - foi para isso que eu guardei a Mata Hari !

Nascida na Holanda em 1876, Margaretha Zelle, era Bailarina profissional, especializada em danças indianas e javanesas, ela ficou famosa por ser uma mulher enigmática e exótica, seus encantos deixaram muitos homens aos seus pés , era uma das mais belas mulheres de sua época. Embora as fotos de Mata Hari sejam em preto e branco, sabesse que ela era ruiva.
Depois que seu casamento com o oficial do exército  o escocês Rudolph MacLeod acabou, Mata Hari se dedicou a espionagem. Como era uma mulher irresistível para muitos homens, ela se tornou uma arma nas tramas urdidas pelos serviços secretos durante a 1 ª Guerra Mundial.
Ela estava atuando como agente dupla , segundo historiadores para a França e Alemanha e, foi pega pelo serviço de contra-espionagem. Aos 41 anos de idade , depois de ser condenada num processo a portas fechadas  por espionagem em favor da Alemanha , no dia 15 de Outubro de 1917 ela  foi executada na floresta de Vicennes, próximo de Paris. 
Como acontecia com os  criminosos, a cabeça de Mata Hari  foi cortada e levada para o Museu de Anatomia de Paris. Esse museu era importante para os professores de medicina da época pois aqueles  eram os únicos corpos à disposição dos médicos do século 18. Eles só podiam usar corpos de delinquentes e criminosos naquela época.

E, assim morreu a lenda Mata Hari. Uma mulher famosa e enigmática que, até hoje mexe com o imaginário das pessoas, se ela era boazinha ou mauzinha eu não poderia dizer mas, ela era mulher e... que MULHER!

Mata Hari - foto publicada nO Estado de São Paulo, sexta-feira - 14/07/2000.


Mas, voce quer saber o que aconteceu com a cabeça de Mata Hari ?
Deixa eu colocar aqui algumas partes da matéria...


" PARIS - Os cientistas franceses estão frustrados com o desaparecimento da cabeça de Mata Hari de uma coleção de despojos de notáveis criminosos do país. A perda foi notada este mês, depois que o governo ameaçou fechar o Museu de Anatomia de Paris, onde estão guardadas cabeças mumificadas de cerca de cem vítimas de pelotões de fuzilamento e da guilhotina. Esses itens fazem parte de uma coleção de 5.802 partes de corpos dissecadas e conservadas, utilizadas por professores de medicina e seus assessores nos séculos 19 e 20. 
O Sumiço veio à tona quando o jornal Le Figaro incluiu Mata Hari numa lista de crânios de pessoas famosas, ao informar sobre os planos de fechamento do museu anunciados pelo Ministério da Educação.
O professor Roger Saban, curador do museu, encontrou um registro escrito a respeito da chegada dos restos  de Mata Hari em 1918. Esse registro também esta desaparecido desde a 2 ª Guerra Mundial
' Com toda a certeza, não estão agora no museu e ninguém sabe onde podem estar' , disse o professor saban. Especula-se que a cabeça tenha sido roubada por algum admirador quando o museu foi transferido para a sua atual localização, na Rue de Saint-Pères, em 1954. Saban teme que, se o Ministério da Educação cumprir sua ameaça de fechar o museu, outros itens expostos na macabra coleção possam também desaparecer. ' Temos aqui a história da medicina, uma série de técnicas que foram usadas para dissecar e preservar corpos nos séculos 18 e 19. Isso tem enorme interesse intelectual e científico' disse ele. "
(O Estado de São Paulo, sexta-feira - 14/07/2000). 


E lá se foi a cabeça de Mata Hari ...  mas a lenda fica!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails