março 12, 2011

A Crica de Cinema

Ontem cheguei a conclusão que , mesmo sem querer estou sim, me tornando uma dessas Cricas de Cinema.
Crica? ... É como eu chamo o tal crítico.  
Sempre reclamo que eles, por vezes são muito  injustos com algum filme, talvez porque tem outra visão e analizam tudo do mesmo jeito mas, tenho pensado melhor e cheguei a conclusão que devo retificar isso.
Ser crítico de cinema tem seu quinhão de 'jogo duro' ...e haja saco!
Como estou toda semana vendo filmes, tem vezes em que eu me pego dando uma de chata. 
Começo a achar que nada esta bom , daí fica complicado. E, esse talvez seja o caso deles, profissionais devem assistir todos os filmes porque são obrigados e nem sempre por vontade de vê-los e, chega uma hora que é inevitável fazer criticas negativas.

Sabe, tenho me perguntado se depois de algum tempo um 'critico de cinema' consegue se divertir vendo filmes ou se ele apenas faz daquilo uma obrigação ... 
Por outro lado, gostaria de saber quem classifica um filme por gênero e como isso é feito. Será que são os próprios produtores do filme que o fazem? Ou, será que isso é feito depois que alguém ou algumas pessoas assistem o filme antes de ele estar disponível ao publico ( essa me parece a alternativa mais provável, tipo controle de sensura...sei lá )? São os críticos os culpados pela má classificação dos filmes? ... Alguém saberia me dizer?
Curiosamente, não tenho concordado com a classificação de muitos deles últimamente!

Alguém ai assistiu essa nova animação chamada Rango?
Como é um desenho, os 'culpados' pela classificação dizem que é para crianças e colocam a faixa etária livre, ai  o cinema lota de pais e criancinhas ... 
Tá errado  ... é animação mas não significa que é infantil !
Tem muita cara feia, um certo terrorismo e alguma apelação que criancinha não saberia o que fazer com tal informação.
Se fala até de exame de próstata lá e tem uma cena em que um dos personagem faz aquele gesto sugestivo colocando uma luva e puxando com força e soltando em seguida, daí dá aquele estalo e pronto ... esta sugerido que alguém vai tomar uma dedada desconfortável !
E, odeio o fato de que Brasileiros tem preguiça de ler as legenda, daí um monte de filme perde qualidade quando é dublado , o que invariávelmente acontece com desenhos ... porque é desenho acham que é para criança então tem que dublar e claro, estragar!
Olha meu lado " Crica de Cinema "  falando mais alto ...

Fato é que não acredito que nada disso irá mudar. Enquanto isso, fico eu aqui me lamentando de algumas coisas e elogiando outras e, pelo menos ainda me divirto muito indo ao cinema, mesmo que agora eu tenha aflorado meu lado ' Crica de Cinema '.







2 comentários:

  1. Não sei qual o orgão que faz a classificação por gênero, mas acredito que isso já é predeterminado na produção e cabe ao distribuidor de cada país, assistir e classificar dentro do cultura daquele país em que será distribuído. As crianças assimilam como esponjas e podem até não entender ou manifestar, mas fica parado no inconsciente, se somado a outros fatos, farão ligação e não sabemos o fruto dessa assimilação, por isso evitar expor o que não estiver dentro da faixa etária. Se você leva uma criança para assistir a um filme classificado erradamente, melhor explicar (se a criança perguntar), também porque para muitas passam batido. Mas podemos fazer uma reclamação na Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente (ANPCA).
    Os críticos de cinema só são críticos de cinema porque gostam de cinema e acho que essa profissão é bastante confortável! Os críticos ruins são aqueles jornalistas que são chamados a fazer críticas de cinema sem serem críticos, por isso essa invasão de resenhas "críticas" - eles não entendem o princípio da profissão e acham que falar mal é fazer crítica.
    Bom Domingo!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem razão Luma, em tudo que disse !
    Beijoo!!

    =D

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails