setembro 13, 2010

dói ? ...

dói ? ... então arranca!

Era assim que começava a consulta no dentista até uns 30 anos atrás. Um monte de  gente , de qualquer idade, perdiam seus dentes... muitas vezes até crianças com dentição permanente perdiam seus dentes, porque alguns pais  não tinham dinheiro para pagar as despesas com o serviço ou simplesmente porque era o que se fazia e pronto!
Numa época em que esse era o procedimento padrão , salvar o dente não era prioridade.

Hoje é diferente ... o procedimento de salvar o dente é coisa que vem crescendo cada vez mais , à maioria dos dentistas zelam pela preservação , à todo custo, dos dentes de seus pacientes.

Como protética deveria me lamentar mas, acontece que, minha profissão também evoluiu e seguiu essa tendência, por isso mesmo, a protése tem muitas coisas à oferecer  e, estamos da mesma forma na ativa!

Lembro que quando eu era criança, meu pai que também era um protético, ia fazer suas visitas periódicas aos clientes dentistas e, por vezes eu acompanhava , para mim era um passeio. Lembro que naquela época também era comum a existência dos ' dentistas práticos ' e esses eram especialistas em extrair dentes. 
Hoje existe em todo Brasil, as clinicas populares , chamadas ' clínicas POP ' . O carro chefe deles é a extração dentária seguidas de  próteses que, em geral são confeccionadas no laboratório deles mesmos na própria clínica e, com mão de obra não especializada, pagando muito pouco.
Enfim, é um mercado exploratório.

Mas, a questão que pretendo abordar aqui não é esse mercado mas o fator preservação dos dentes.
Como profissional consciente, fico muitíssimo satisfeita de estar atualizada em minha profissão e poder atender a demanda atual. Como fã dos meus dentinhos simplesmente amo o fato de ter todos eles.
Graças aos profissionais conscientes e tecnologia , cada vez mais, as pessoas preservam seus dentes até a velhice.  O que é uma coisa maravilhosa!

Mas ...

Sim, tudo tem um porém ...

Por causa disso mesmo tenho notado uma tendência , os dentistas jovens estão despreparados para extrair dentes quando necessário.
Por muitas vezes, vejo os dentistas meus clientes ... os menos experientes, pedindo ajuda para dentista mais 'acostumados' .
A coisa é assim, quando aparece um caso de extração, é comum eles marcarem uma hora em outro dia com o paciente, e daí eles fazem uma ' junta médica' para fazer a ' cirúrgia '.

A coisa é tratada de tal maneira que uma simples extração de dente vira CIRÚRGIA e, às vezes se reunem até três dentistas para o procedimento. 
Acho lindo quando eles querem salvar nossos dentinhos à todo custo mas, fala sério, precisa de tanta gente para extrair um dentinho?

Isso é despreparo do profissional ... pronto, falei!

Image powered by Google

2 comentários:

  1. Oi carissima. boa noite.
    Nossa, eu não sabia que vc era protética. Legal. Eu vou ser sincera em dizer que não sou muito simpática aos dentistas. Mas o meu problema é encontrar alguém que não use anestesia. Difícil, mas sigo tentando. Se bem que tenho poucos dentes que foram tratados.
    Bacio

    ResponderExcluir
  2. Querida irmazinha... eu definitivamente NÃO sou simpática aos dentistas...ahahaha

    casa de ferreiro o espeto é de pau... sabe como é?... pedregulho no sapato ...essas coisas.

    beijãooo!!

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails