julho 28, 2010

E quando a gente erra...faz o que?

Acho que é melhor pedir desculpas né?


Mas, e quando alguém te ofende ... faz o que?

Opção 1  - IGNORA (  )

Opção 2  - Manda á merda  ( X )

* sou praticante da segunda opção.

Uma vez falei aqui sobre  copiar e ser copiado.
Acho que essa situação acontece em tudo na vida e, sem perceber que estava fazendo algo 'ilegal' , eu cheguei a divulgar aqui no blog uma noticia que tratava de direito de expressão e leis, que encontrei em outro blog.
Esse blog foi citado aqui , devidamente 'linkado' mas, eu cometi o erro de não pedir permissão para falar a respeito.
Acontece que não vi aquilo como sendo um crime porque realmente não estava copiando texto e colando , estava escrevendo eu mesma com base no que foi divulgado lá e ainda apontando a fonte da notícia  bem como recomendando o blog em questão.

Não houve nenhuma reclamação do dono do blog e, acredito que tão pouco ele sabia que usei sua noticia como inspiração e fonte para os leitores buscarem mais informação.
 Certamente ele nem viu, até porque eu não avisei.
Mas comentando uma publicação dele sobre plágio, chegamos a um pequeno debate sobre ideias e, ele teve a moral de dizer isso daqui:
"Veja os links que citei nesse artigo e estude mais sobre o assunto para não falar besteira e não cometer crimes."

Sendo assim, públicamente peço desculpas caso eu tenha de alguma forma ferido a concepção do que é certo e errado do colega blogueiro.
Quero inclusive informar que, foi devidamente retirada qualquer publicação que contenha algo relacionado ao seu blog.
Ao Ferramentasblog meu pedido de desculpas!

Agora, como eu mencionei nos comentários da publicação de Plágio desse blog , pessoas fazem divulgação das coisas muitas vezes com a melhor das intenções e, se é caso de pedir autorização e tal, um informe a respeito ajuda, porque divulgar utilidade pública não é plágio em minha opinião.
E, se ainda pensa que é esse o caso, diga o que pensa mas, não ofenda... 
Ofender não é seu direito!

" Quero fazer uma retificação aqui nesta publicação, devido a repercussão, faço esse adendo.
Na verdade não houve nenhum problema de publicação e plágio aqui no Blog da Tin, usei esses termos apenas para ilustrar ... talvez até de forma errada pois, no momento dessa publicação estava mesmo um tanto irritada.

Na verdade, o problema ocorrido foi apenas divergência de opiniões. 
Mas houve um estranhamento mesmo e foi por conta de falta de educação, vamos dizer dessa forma, de blogueiros que se prendem as 'leis da internet' e esquecem que existem 'leis sociais' sendo literalmente atropeladas quando, durante um fórum, as opiniões contrárias às deles são definidas como - besteiras ou ignorância -  seguidas de comentários como - sou letrado, graduado e mestrado...etc - quero dizer que isso é  também um  crime que pode ser definido como - DISCRIMINAÇÃO .

e, SIM ... eu sei que 'linkar' não é crime de plágio ... não sou ignorante das leis da internet."  ;-)




10 comentários:

  1. Peço desculpa pela intromissão, mas quando estava para adicionar o seu blog aos meus favoritos, tendo clicado no botão direito do rato apareceu um mensagem estranha, ainda mais estranha quando quer fazer transparecer a ideia de que copiar não é errado.
    A minha ideia não era copiar nada mas sim mostrar-lhe alguma solidariedade e concordância com o que disse no Ferramentas Blog, porque eu já passei por uma situação de autêntico plágio e, apesar de não ter gostado, não fiz disso um cavalo de batalha. Infelizmente perdi a inspiração com o aparecimento daquela janela,pois a minha intenção era apenas a de ficar com o enderêço do seu blog mais acessível.

    ResponderExcluir
  2. Joalex, sem problemas ...

    a única coisa é que acho que não precisa fazer esse procedimento para adicionar o blog.
    só clicar no seguir já adiciona...
    Sinto muito por isso mas, esse treco ai foi adicionado a muitos anos atrás só para proteger as fotos dos meus cães que já foram utilizadas para anunciar ninhadas que nem são minhas.
    Já viu né...
    mas obrigada por seu interesse, de qualquer forma.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ah só mais uma coisa, não é que eu acho que copiar não é errado... o que não acho é que divulgar coisas que vejo nos outros blogs, devidamente redirecionando para o mesmo, seja errado. na minha opinião não é crime de plágio... é divulgação!

    ResponderExcluir
  4. Venho agradecer as palavras que deixou no meu blogue. Já agora se achar que algum artigo meu tem interesse para o seu espaço não tenha problemas. Pode publicar ou inspirar-se para escrever baseado no conteúdo que quiser.
    Uma última coisa: eu também gosto muito de cães, tenho dois, e um dia destes vou escrever sobre eles no "Meio Século".
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Citar links não é crime e nem precisa pedir permissão!

    Crime é dar um ctrl c + ctrl v em um texto inteiro sem a permissão!

    @carlostomaz

    ResponderExcluir
  6. Carlos , sei que linkar não é crime...sei bem disso , a questão ai é outra.
    por divergencia de opinião fui ofendida.

    ResponderExcluir
  7. O Tomas disse justamente o que eu ia explicar: copiar todo o post de alguém e depois colocar o link não pode, subentendesse que se a pessoa já leu, não vai precisar ir até o outro blog para ler novamente, agora no caso de você estar falando sobre um mesmo assunto, pode complementar seu argumento com a opinião de outro blogueiro. Assim: Como disse "blogueiro_x" no "Link_x" plagio é crime. Só para completar, todos são obrigados a conhecer a lei, já pensou alguém te roubar e depois argumentar que não sabia que roubar era crime? Pior se a moda pega!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com voce T.Bolsari
    ... o que não pode é, praticar um outro crime, que não seja só o da internet ' plagiando e tal' , julgando pessoas e lhes ofendendo publicamente apenas porque não se concorda com a sua (de quem escreveu o artigo) opinião.
    Esse é o caso ali... sei que esteve lá também.

    Veja se procurar em meu blog verá que não é um espaço para grandes públicos e sim para os que tem assunto em comum e que são meus amigos e conhecidos e, nele voce não vai achar nada de plágio esta tudo coerente ás tais leis da internet, sem problemas ... não sou ignorante das leis, pelo contrário, só tenho uma opinião um pouco diferente da do moço lá sobre o 'kibar' , para mim coisas muito radicais não funcionam.. nunca. Foi apenas o que eu disse, não (e nunca) disse que plagiar é correto.
    Na verdade, a coisa foi bagunçando no caminho... acho sim que ele é ditador , só a opinião dele é válida e sempre que alguém discorda dele , ele começa a fazer ofensas como: - voce fala besteiras... é ignorante... e outros chama de analfabeto ( nada disse é necessário) e dizendo no final que ele é um letrado , graduado,mestrado ,etc... ele pode ser tudo mas é um crime (também) ofender pessoas dessa maneira.
    Eu mesma não fiz nada disso, apenas disse que discordava da opinião dele... acho que se foca muito nas leis da internet enquanto esquece de outras, esse tipo de coisa é discrimição.

    Mas só estou falando tudo isso porque sei que esteve lá e tal... também não sei se voce entendeu meu ponto de vista mas, para mim ser radical dessa forma só prova que se eu der um click no Google, estou kibando..e assim todo mundo esta... há coisas que merecem alguma elásticidade, só isso. Daí se estou errada ou certa, cabe a mim responder por meus atos, mas não cabe a um blogueiro outro me dizer que estou errada falando besteiras e que sou ignorante... pera lá!
    O direito de retorno é verdadeiro mas, só até dizer que discorda também, sem ofensas podesse expor motivos para discordar, não ofender.

    Enfim, obrigada por sua visita epor se manifestar. Fique bem!

    Cintia

    ResponderExcluir
  9. Peço desculpa por voltar a falar deste assunto, mas acho que a Cintia tem razão no que escreveu nesta adenda. No dia 31 de Julho às 16 horas enviei para o Ferramentas Blog o seguinte comentário que não foi publicado, desconhecendo o motivo para tal, a não ser mesmo o uso de discriminação:

    Caros amigos brasileiros:
    Tenho vindo a ler todos estes comentários e acho que há aqui algum exagero, por parte de alguns intervenientes neste debate.
    Eu tenho um blogue pequenino onde procuro transmitir conhecimentos adquiridos ao longo da vida; não sou licenciado em nada, mas acho que tenho o direito a escrever e publicar as minhas opiniões.
    Eu já tive um artigo do meu blog plagiado por um site brasileiro, um artigo completamente original, como são todos os que escrevo. Na altura fiquei bastante furioso mas, após contacto com o administrador desse site, concordei em que ele o mantivesse, desde que desse alguma visibilidade ao link para a fonte original, dado que, inicialmente, esse link era apenas indicado com a palavra “fonte” em tamanho minúsculo.
    Na minha opinião acho que o Marcos Lemos está a ser demasiado antipático e brusco para com a Cintia – Raio X. Acho que, pelo que a senhora diz, ela se limitou apenas a inspirar-se num artigo do Ferramentas Blog, para escrever sobre o mesmo assunto, dando os créditos à fonte original.
    Creio que se gerou com isto alguma confusão e, eventualmente, poderá ter havido algum erro de interpretação por parte da senhora, que não justifica o modo como está a ser tratada. Afinal de contas o Ferramentas Blog serve para esclarecer e ajudar as pessoas a manter os seus blogs!
    Um abraço para todos, aqui de Portugal!
    José Alexandre

    Para mim o Ferramentas Blog acabou, aé porque já para lá tenho enviado outros comentários que embora tenham sido publicados, nunca foram respondidos.
    Há por aí outros blogues muito bons que prestam o mesmo serviço, sem tanta arrogância.
    Bom, o melhor agora é mesmo esquecer isto!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Amigo José Alexandre, agradeço sua solidariedade.
    Realmente meu problema com o FerramentasBlog não foi por plágio ou por eu ter usado um assunto escrito lá e nomeado como fonte , eu quando o fiz, fiz coisa certa, escrevi, citei fonte, linkei... ele nem sabia disso porque acredito que não perde o tempo dele olhando ou visitando, conhecendo seus leitores e seus singelos blogs... como voce disse, o moço é arrogante.
    Eu confesso que, por ter ficado irritada com as respostas que ele me deu por eu não ter opinião igual a dele, eu mesma me enrolei nas coisas que disse lá...
    mas, mesmo perdendo o foco lá, não posso perder o foco aqui.
    Minha reclamação sobre ele é que o moço é ditador, e consegue ofender pessoas que tem opiniões diferentes das dele e ainda esnoba o fato de ter sido letrado, graduado e doutorado... o que infelizmente, muita gente não faz por falta de condição financeira mas, o que não lhe dá o direito de ofensas á outros.
    Muitas vezes vi resposta rispídas dele as pessoas que discordavam mas, como não era comigo passava desbercebido, no dia que foi comigo a coisa mudou. Ele pratica sim o ato de discriminação e é arrogante.

    mas, ainda sinto a necessidade de esclarecer, mais uma vez que, não acho correto copiar nada de ninguém, plágio e crime sim!
    Linkar site e divulgar a fonte é correto, sei disso e...a minha opinião que foi julgada como 'falar besteiras' e 'ignorãncia' foi:
    nem tudo que pegamos da internet chega a ser um crime , kibar (copiar) os outros tem uma tênue linha que é fácil ultrapassar, por isso acho que não devemos ser tão radicais sobre esse conceito porque senão, toda vez que dermos um 'click' no Google , por exemplo, estaremos kibando... todos NÓS... entendam como quiser e, claro se quiserem se manifestar, fiquem à vontade!

    Qualquer um tem direito de discordância e, prometo que não lhes ofenderei por isso, afinal -
    Opinião é opinião e cada um tem a sua.
    O que voce faz com seus direitos e deveres é de única responsabilidade sua, e não cabe a um blogueiro qualquer falar que voce esta errado lhe chamando de burro.

    Obrigada novamente pela visita, abraço!

    Cintia

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails