junho 21, 2007

Inverno em São Paulo e a noite mais longa do ano.

21 de Junho é o 172º dia do ano no calendário gregoriano (173º em anos bissextos ). Faltam 193 para acabar o ano. Este dia é um solstício , em que o Sol se encontra sobre o Trópico Celeste de Câncer , sua posição mais ao norte. É, portanto, o começo do inverno hemisfério sul e do verão no hemisfério norte. É o dia mais longo e a noite mais curta de todo o ano no hemisfério norte e a noite mais longa com o dia mais curto no hemisfério sul, isso é devido por causa do equinócio ! Sendo no hemisfério sul um solstício de inverno e no hemisfério norte um solstício de verão . Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de dezembro e em 21 ou 22 de junho. A data varia devido aos anos bissextos , que oscila entre o calendário das estações em um dia. No hemisfério Sul , o de dezembro é o solstício de verão e o de junho é o solstício de inverno. O oposto acontece no hemisfério Norte. Por causa do solstício, existem os trópicos de Câncer e Capricórnio. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer. Quando ocorre um solstício no inverno significa que esse dia é o dia menor do ano e a noite mais longa , quando ocorre no verão significa que é o dia maior do ano e a noite menor.

Inverno e a noite mais longa do ano Então hoje oficialmente começou o Inverno, exatamente as 15:06 minutos do dia 21 de Junho. É bem verdade que este Inverno já é de longe o mais radical dos últimos tempos, enquanto dias atrás , ainda Outono estavamos com temperaturas extremamente baixas para a estação, em alguns lugares chegando ao absurdo de -1 °C (Campos do Jordão / SP) , agora que é oficialmente tempo de frio a temperatura esta em torno dos 26°C diáriamente , sol a pino ! O negocio é aproveitar. O mais legal disso é o que tem de místico nisso tudo. É SOLSTÍCIO ... ..hoje também teremos a noite mais longa do ano. Hoje, se estivessemos nos tempos antigos, teriamos aqui as comemorações ao Gamo Rei, o consorte da Rainha. Bom, mas esse assunto requer muito conhecimento e detalhes...quem sabe outro dia.

O que eu fiz hoje foi pensar o dia todo na noite mais longa do ano, como se ela fosse me trazer algo de bom , e claro que trouxe.. não algo palpável mas uma coisa que me deu um imenso prazer, pude contemplar a Lua. A Lua ali, tão pertinho que tinha a impressão que se esticasse minha mão poderia tocá-la com a ponta dos dedos, quem sabe fazer até cocegás...imagina a cara redonda dela fazendo beiçinho...Bom, mas isso é viagem minha, pois ela nem cheia não esta... Esta uma linda Lua crescente, bem limpída...se você prestar atenção vai ver São Jorge lá dentro ! (ou parte dele) Junto com isso veio uma porção de estrelas...o céu esta estrelado, coisa tão rara de ver hoje em dia aqui na cidade de São Paulo. Amo minha cidade mas, é claro que gostaria de ter tudo de bom que tem aqui sem as coisas ruins, a poluíção é uma das coisas que me chateiam. Então atualmente é muito difícil ver tantas estrelas no céu da cidade, quando isso acontece a gente tem que aproveitar. Tirei uma foto interessante de quando o sol estava se pondo, é claro que tinha que ter prédios, estamos em São Paulo, o legal é que você não vê o Sol, mas sabe que ele passou alí pertinho pois, indo embora discretamente para que a Lua entrasse no céu mais cedo, o Sol deu um espetáculo a parte pois tingiu de um laranja - dourado as nuvens. Tentei tirar uma foto da Lua também mas, não consegui nada digno da beleza do momento.

Por outro lado, ainda pensando nisso tudo, é impolgante saber que no outro Hemisfério eles estão tendo o dia mais longo do ano e o Solstício de Verão (se estivessemos em tempos antigos, eles estariam comemorando a beira das fogueiras os Ritos de Beltane). Acho que muitos já ouviram falar do Sol da Meia Noite, bom esse fenômeno é conhecido no Hemisfério Norte, pois durante alguns dias o sol quase não se deita, brilhando praticamente o dia todo. Isso acontece na Rússia, Suécia, Finlândia e Noruega. Essa foto aí é da Sol da Meia Noite visto do extremo Norte, o ponto mais ao Norte da Terra, o lugar é Nordkapp (Cabo Norte) que fica na Noruega. É um espetáculo a parte.

Isso me faz lembrar que, alguns anos atrás , foi quando eu vi pela última vez, o mesmo fenômeno que acontece aqui no Hemisfério Sul na mesma época. Eu mesma vi aqui em São Paulo a Lua do Meio Dia, quando nessa época do ano é possível ver a Lua no céu ainda durante a luz do dia...o Sol de um lado e a Lua do outro. Da última vez eu ainda era garota, acho que uns 16 anos de idade...essas coisas nunca deveriam de ser esquecidas, se bem que este não seria o caso. Dizem que se você observar com atenção, vai poder ver a Lua pois ela aparece nessa época do ano...o problema é achar a "danadinha" no meio de tanta fumaça. Isso também me faz lembrar de coisas como eclípses e aurora boreal...bom, coisas lindas assim merecem fotos, esta da aurora boreal não sei se é do Canadá ou da Noruega...peguei na net, onde tudo é de todo mundo...olha que coisa mais linda!

Bom, é isso...a noite esta mais longa aproveita você também para sonhar mais....

5 comentários:

  1. Caramba cintia. seu blog ta muito bom. tem certeza que nunca tinha feito isso antes?
    Valeu. que bom que gostou dos contos. em breve vou postar mais alguns ok.
    Ah1 se puder espalhar por ai eu agradeço
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Caramba Cíntia. Seu blog ta muito legal. Tem certeza que nuca tinha feito isso antes? Obrigado. Fico feliz que tenha gostado dos contos, sempre vou estar postando novos contos. Já coloquei o seu blog na minha lista de favoritos. Apareça sempre que quiser
    Beijos
    Ah! Se puder falar para outros agradeço, fico feliz quando as pessoas lêem o que eu escrevo.

    ResponderExcluir
  3. Caramba Cíntia. Seu blog ta muito legal. Tem certeza que nuca tinha feito isso antes? Obrigado. Fico feliz que tenha gostado dos contos, sempre vou estar postando novos contos. Já coloquei o seu blog na minha lista de favoritos. Apareça sempre que quiser
    Beijos
    Ah! Se puder falar para outros agradeço, fico feliz quando as pessoas lêem o que eu escrevo.

    ResponderExcluir
  4. Caramba Cíntia. Seu blog ta muito legal. Tem certeza que nuca tinha feito isso antes? Obrigado. Fico feliz que tenha gostado dos contos, sempre vou estar postando novos contos. Já coloquei o seu blog na minha lista de favoritos. Apareça sempre que quiser
    Beijos
    Ah! Se puder falar para outros agradeço, fico feliz quando as pessoas lêem o que eu escrevo.

    ResponderExcluir
  5. É tudo do marcello!....ahahahah, valeu pelos comentários e vou deixar todos ai só porque você teve esse trabalho para tentar postar.
    Amigos que por aqui passar, se tiverem curiosidade de ler contos , passa lá no blog do Marcello.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Olá! Não seja timído , deixa um recadinho ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails